Cuidados com a pele: Qual a importância da hidratação da pele no frio?
Com a chegada do inverno, o tempo mais frio e seco acaba tendo efeitos negativos sobre a pele. A distância maior do Sol neste período pede cuidados com a pele mais intensos, uma vez que a hidratação natural do corpo é prejudicada pelas baixas temperaturas.
O frio, o vento e a baixa umidade fazem com que a pele fique mais ressecada e sofra com irritações ou descamações. Rosto, pescoço, colo, braços, mãos e pés são as partes do corpo mais atingidas nesta época do ano, uma vez que são áreas mais expostas.
Por isso, é muito importante garantir que a pele esteja sempre bem hidratada. Veja a seguir algumas dicas de como manter os cuidados com a pele mesmo durante o inverno.
+Para saber mais sobre a Pele no Inverno, leia também: Como proteger a pele do rosto no inverno? Veja 7 Dicas de cuidados.
O que acontece com a pele no inverno?
A pele fica comprovadamente mais ressecada no inverno e isso ocorre por conta do clima seco, pelo vento frio e pelas temperaturas mais baixas. Com isso, todos esses fatores prejudicam a capacidade da pele em reter água e se manter hidratada.
No inverno, o ressecamento da pele do corpo é visível. A pele das pernas e braços começam a descamar, ficando cinza e perdendo o viço.
Além disso, banho com água muito quente pode ser ruim para a sua pele. No inverno eles são bem mais frequentes, mais quentes e mais longos, por isso os cuidados com sua pele precisam ser redobrados. Por isso, lembre-se de limpar e hidratar corretamente a pele do seu corpo, todos os dias.
Por que cuidar da pele no inverno?
A pele sofre diariamente agressões com a exposição solar e à poluição, além de poder ser afetada pelo estresse e pela privação do sono. Todos esses efeitos podem ainda ser agravados quando combinados com as baixas temperaturas.
Assim, quando a pele começa a desidratar a ponto de descamar, indica o comprometimento da barreira lipídica da pele, uma camada que protege a pele de todas as agressões externas.
Uma pele fragilizada a este ponto pode desenvolver doenças como a dermatite atópica e a rosácea. Além disso, o ressecamento pode evoluir com coceira, podendo gerar escoriações na pele, favorecendo a entrada de bactérias e fungos causadores de infecções cutâneas.
Quais cuidados com a pele devemos ter?
Agora que você já sabe como o inverno age sobre a sua pele, é possível garantir os cuidados necessários apenas com algumas mudanças de hábitos.
Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a passar pelo inverno com a pele hidratada e saudável. Veja a seguir!
Beber as quantidades necessárias de água diariamente contribui para a hidratação de todo o organismo e também para a pele. Sendo assim, garanta que ao menos 2 litros de água seja consumido todos os dias.
Além disso, manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes favorece os cuidados com a pele. Portanto, alimente-se bem e de forma diversificada!
Apesar de ser um hábito comum durante o inverno, tomar banhos com água muito quente pode deixar a pele mais seca e sensível.
Isso ocorre porque a água quente em excesso, remove a boa parte da oleosidade natural da pele, o que prejudica a barreira de proteção, responsável por hidratar e reter umidade na derme.
O tempo frio requer uma atenção maior com a hidratação da pele. Sendo assim, busque pelos produtos específicos para seu tipo de pele e realize os cuidados com a pele do seu corpo por inteiro:
- A hidratação dos pés e mãos evita casos de fissuras e sensação de aspereza;
- Braços, tronco e pernas são áreas com menor quantidade de glândulas sebáceas, portanto, requer uma hidratação potente. Aplique hidratante após o banho, pois a pele absorve melhor o produto;
- Joelhos e cotovelos são áreas naturalmente ressecadas, por isso, devem ser hidratadas mais de uma vez ao dia;
- A pele do rosto e lábios por ficarem a maior parte do tempo expostas, devem ser hidratadas sempre que necessário, com produtos específicos.
O protetor solar deve ser utilizado em todas as estações do ano, pois mesmo com o tempo frio e nublado os raios solares estão presentes. Sendo assim, para manter sua pele protegida, opte por formulações hidratantes.
Mas afinal, qual a importância dos cuidados com a pele no inverno?
Com as baixas temperaturas e as agressões que o tempo frio pode causar ao nosso corpo, é fundamental estar atenção aos cuidados com a pele no inverno.
Portanto, fique atento quando pele apresentar uma textura ressecada, presença de alergias ou até mesmo quando o seu aspecto ficar comprometido. Nestes casos, busque imediatamente um dermatologista para avaliação e indicação adequada de tratamento.