Sol e calor: Cuidado com a Insolação!
A Insolação é um fator externo que acomete um indivíduo quando é exposto a um ambiente de calor intenso e seco, geralmente em excesso de Sol, causando distúrbios no controle de temperatura do corpo.
O sistema de transpiração é o responsável por regular a temperatura corporal. Porém, em algumas circunstâncias não é suficiente e faz com que ela suba rapidamente, atingindo até 41 graus em poucos minutos, podendo até danificar o cérebro e outros órgãos vitais.
Quando a umidade está alta o suor não evapora rapidamente, impedindo que o corpo libere calor mais rapidamente.
O mormaço costuma ser até mais perigoso do que o céu claro. Quando o tempo está nublado, o nível de radiação solar chega a 70% do dia com céu aberto, o que é suficiente para causar danos à pele.
Isso acontece porque a areia reflete os raios solares, o que acaba elevando a temperatura do corpo pelo calor e não exatamente pela exposição ao sol, com sintomas idênticos aos da insolação.
Você sabe o que é intermação?
É uma hipertermia acompanhada por inflamação sistêmica, que causa múltiplas disfunções e, frequentemente, morte.
Seus sintomas incluem temperaturas maior que 40° C e estado mental alterado. Além disso, a sudorese pode estar presente ou ausente.
Outras causas que podem levar a intermação são: excesso de atividade física em ambiente quente e úmido, exposição solar prolongada utilizando roupas inadequadas, entre outras.
O uso de guarda-sol não protege contra a radiação, mesmo que a pessoa não esteja diretamente exposta ao sol, é possível que ela sofra de intermação.
O que é hipertemia maligna?
A hipertermia maligna é uma síndrome miopática hipermetabólica induzida por estresse ou agentes químicos que também se manifesta por aumento súbito da temperatura corporal.
Alguns dos seus sintomas são: contrações musculares, acidose metabólica e arritmias ventriculares, podendo ocorrer durante indução anestésica.
Saiba mais em: Devo usar protetor solar diariamente? Quais os riscos em não usar?
Sol e calor: Fatores de risco
É importante estar atento quanto a exposição solar de alguns grupos considerados de risco. Veja a seguir alguns exemplos:
- Crianças de 0 a 4 anos;
- Idosos;
- Obesidade;
- Febre;
- Desidratação;
- Cardiopatias;
- Doenças Circulatórias;
- Queimaduras;
- Abuso de álcool;
- Algumas medicações.
Sinais e Sintomas
- Temperatura elevada;
- Pele avermelhada, quente e seca;
- Taquicardia;
- Cefaleia latejante;
- Tontura;
- Náusea;
- Confusão mental;
- Perda da consciência.
O diagnóstico é feito pelo médico através do histórico do paciente, do exame clínico e de alguns exames laboratoriais.
Sol e Calor – Saiba mais!
- Evite o sol direto entre 10 e 16 horas e não faça exercícios físicos sob o sol neste horário.
- Beba bastante líquidos, principalmente água e sucos naturais, para se hidratar e evite o consumo de bebidas alcoólicas.
- Utilize roupas leves, de algodão e cores claras e use óculos escuros para proteger os olhos.
- Borrife água fria pelo corpo ou utilize toalhas molhadas em água fria para diminuir a temperatura corporal. Principalmente no rosto, pescoço, axilas e virilhas.
- Tome banho de água fria e use hidratantes corporais adequados.
- Fique em lugares frescos, arejados e à sombra. Além disso, dê preferência por lugares com ar condicionado frio ou sob o fluxo de um ventilador.
- Alimente-se bem! Consuma frutas, verduras, legumes e outros alimentos leves.
Ainda, existem casos grave, onde a pessoa pode ficar inconsciente. Neste caso, deite-a com a cabeça de lado para evitar que ela aspire possíveis vômitos e procure um médico imediatamente.
Assim, é importante frisar que em épocas de calor os cuidados com a saúde e com o corpo são essenciais para que você possa aproveitar cada minuto.
Portanto, não deixe que nada estrague os seus dias de sol e calor. Cuide-se! E para ajudar, lembre sempre que na Farmadelivery você encontra as melhores marcas de Protetor Solar do mercado. Acesse e aproveite!