usar protetor solar diariamente

Devo usar protetor solar diariamente? Quais os riscos em não usar?

O protetor solar é um dos produtos mais importantes quando o assunto é cuidados com a pele. Isso porque ele não somente protege a pele contra os raios solares, mas também contra as luzes que são emitidas de todas as telas que entramos em contato durante o dia. Mas será que é necessário usar protetor solar diariamente?

Um dos erros mais comuns quando o assunto é protetor solar é deixá-lo de aplicar em dias nublados e sem sol. Afinal, mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens alguns raios solares ainda conseguem ultrapassá-las e chegar até a nossa pele, causando danos menos letais mas que podem favorecer o envelhecimento precoce.

Como se isso não bastasse, existem outros fatores que acabam agredindo a saúde da pele quando deixamos de usar o protetor. Veja a seguir se devemos usar o produto diariamente e do que ele nos previne!

Devo usar protetor solar diariamente?

Sim, o protetor solar é um produto de uso diário, independente do clima que estiver lá fora. Isso porque, além dos raios solares que emitem UVA e UVB, as luzes de telas como televisores, smartphones e computadores também emitem raios que são prejudiciais à saúde da pele.

além dos raios solares, as luzes de telas também contribuem para o envelhecimento precoce da pele
além dos raios solares, as luzes de telas também contribuem para o envelhecimento precoce da pele

Embora essas luzes não emitam raios capazes de causar o câncer de pele, são um dos grandes vilões quando o assunto são rugas e envelhecimento precoce.

Por que usar protetor solar todos os dias?

Previne o envelhecimento da pele

Os raios solares e raios emitidos por luzes de telas acabam danificando as fibras de colágeno da pele, interferindo na firmeza e elasticidade. Junto a isso, o sol ainda impacta diretamente na melanina, nome dado ao pigmento da pele que se desenvolve como uma forma de proteção.

Na grande maioria dos casos, esse pigmento se desenvolve formando manchas especialmente no colo e no rosto, que muitas vezes podem ser difíceis de tratar com o passar do tempo.

Evita queimaduras

O sol ainda é capaz de causar queimaduras em nossa pele quando entra em contato direto e constante sem um fator de proteção.

Até mesmo caminhar sob o sol para o trabalho ou escola pode ser o suficiente para deixar a pele vermelha e com queimaduras que ardem e descamam.

Protege a pele da radiação solar em dias nublados

Nossa pele está a todo momento exposta à radiação solar, mesmo em dias nublados e sem sol. Embora nesses dias seja mais difícil surgirem queimaduras na pele, as chances de desenvolver câncer, manchas e envelhecimento precoce ainda acontecem.

Quais os principais erros na hora de aplicar o protetor solar diariamente?

Aplicar apenas no rosto

Apesar de estar em contato direto com o sol, o rosto não é a única região da pele que precisa de proteção. Além do rosto todo, incluindo a careca em homens calvos, lábios e canto interno dos olhos, você também precisa aplicar o protetor nas costas, mãos, braços e até nos pés se estiver usando chinelos.

Leia também Diferença entre protetor labial e manteiga de cacau

Aplicar menos protetor do que o recomendado

É comum vermos pessoas aplicando uma quantidade menor de protetor solar do que a quantidade indicada pelo fabricante.

aplicar pouco protetor solar pode fazer com que o produto deixe de proteger a pele
aplicar pouco protetor solar pode fazer com que o produto deixe de proteger a pele

Quando isso acontece, o produto acaba não protegendo a pele na proporção que deveria, podendo até mesmo permitir que os raios solares afetem a pele e causem queimaduras.

Para que você tenha uma base, a recomendação geral é:

  • uma colher de sopa no tronco;
  • uma colher de sopa para as costas;
  • uma colher de sopa para os braços;
  • uma colher de sopa para as pernas;
  • uma colher de chá para o rosto e nuca.

Não usar o protetor indicado para sua pele

Indivíduos com pele oleosa normalmente evitam usar o protetor solar por ser um produto pesado que acumula na pele. Porém, hoje em dia já existem marcas que desenvolvem protetores para todos os tipos de pele, desde as mais claras e sensíveis, até as negras, oleosas e ressecadas.

O ideal é que você sempre opte por um protetor indicado para sua pele, e que tenha ativos que não pesem no seu rosto evitando assim problemas como acne que podem ser causados por entupimento de poros.

Deixar de reaplicar o produto

O protetor solar não é um produto que deve ser aplicado apenas pela manhã, já que especialmente no verão a tendência é de suarmos mais e o produto pode acabar saindo em contato com o líquido.

Normalmente a recomendação é reaplicar o produto a cada 3 ou 4 horas, de acordo com o que o fabricante diz na embalagem do protetor.

Além do suor, o protetor ainda perde o efeito por ser absorvido pela pele com o passar do tempo, o que não depende do FPS. Isso quer dizer que tanto um FPS 70 como um FPS 30 precisam de reaplicação durante o dia, especialmente se você praticar exercícios e entrar na água como piscinas e mar.

Aplicar o protetor depois de sair de casa

Você alguma vez já deixou para aplicar o protetor na areia da praia? Embora o problema não seja tão grave, é necessário pensar que durante o caminho até a praia ou piscina nossa pele ainda estará em contato com o sol, e devemos nos proteger nesse período também.

Vale lembrar que se você for colocar camisetas para ir até a praia, deve esperar o protetor secar por completo, e a aplicação deve ser feita pelo menos 30 minutos antes de colocar a roupa. Isso porque o tecido em contato direto com a pele acaba removendo o protetor, especialmente se ele estiver molhado.

Esquecer de usar acessórios que ajudam a proteger do sol

O protetor solar faz um dos papéis mais importantes na hora de proteger do sol, mas não podemos negar que também é importante usar acessórios como chapéus e bonés que bloqueiam a passagem do sol, especialmente no couro cabeludo, onde não aplicamos protetor.

os chapéus ajudam a proteger a pele do sol
os chapéus ajudam a proteger a pele do sol

Além disso, na praia ainda é importante ficar embaixo do guarda-sol depois de sair da água, potencializando assim a ação do protetor solar.

Agora que você viu que deve usar protetor solar diariamente, escolha uma marca de confiança que esteja de acordo com a sua pele para evitar aumentar a produção de oleosidade e o desenvolvimento de problemas como acnes. Não se esqueça de aplicar o produto mesmo em dias sem sol e que não for sair de casa para se proteger das luzes de telas, evitando o envelhecimento precoce e surgimento de rugas.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares