Chapinha – Mitos e verdades
Chapinha – Os mitos e verdades sobre nossa “amiga” na hora de ficar com os fios lisos e brilhosos. Por isso vamos te dar uns toques. Leia com atenção e arrase!!
Cuidado com os mitos da internet, é possível sim usar a chapinha e ter um cabelo saudável
1 – Chapinha faz mal ao cabelo
MITO
A chapinha não danifica as madeixas, desde que você use o aparelho na temperatura certa (até 190ºC) e passe produtos corretos para proteger os fios. Se usada com parcimônia, a chapinha pode ser usada dia sim, dia não. Mas o uso indiscriminado pode esticar demais os cabelos e prejudicar a saúde do couro cabeludo.
- Secar o cabelo antes protege os fios
VERDADE
Este é um ponto importante. Realizar uma pré-secagem evita que a água, em contato com o equipamento, provoque danos aos fios, uma vez que podem aquecê-los. Além disso, esse procedimento permite a realização de penteados mais bonitos e bem finalizados. Outro ponto importante é um pré-produto, como o uso de um leave-in com queratina.
- A chapinha queima o couro cabeludo
VERDADE
Quando próximo do couro cabelo, isto é, a menos dos três centímetros recomendados, o equipamento aquecido pode provocar queimaduras – algumas delas, graves. Portanto, cuidado ao manejá-la e evite deixá-la nas mãos de crianças e adolescentes.
- Quem possui cabelos finos não pode usá-la
MITO
Não existe restrição quanto aos fios menos encorpados, mas atenção: o equipamento precisa estar a uma temperatura mais baixa do que o normal, a cerca de 150ºC. Se seus cabelos forem tingidos, vale a mesma cartilha: temperatura até 150ºC e não os 190°C recomendamos normalmente, sob pena de desbotarem.
- O equipamento de metal oferece riscos
VERDADE
O modelo com metal, em vez daquele feito com cerâmica, alcança temperaturas altíssimas. Se você tem um desses em casa, recomenda-se desligá-lo da tomada em certos períodos. Desta forma, evita-se acidentes. As pranchas de cerâmica costumam estabilizar a temperatura, evitando possíveis acidentes.
- Chapinha faz crescer o cabelo
MITO
Cabelos crescem não por chapinha, mas sim a saúde capilar e do corpo, como um todo. Manter o couro cabeludo limpo e respirando, utilizar shampoo e condicionador corretos, e, ao sinal de problemas de queda ou crescimento excessivo procurar um médico, são ações que contribuem para a saúde dos fios e um crescimento correto dos mesmos. O cabelo tem um crescimento médio de 1cm ao mês, 12cm por ano, e varia conforme a pessoa.
Agora que você já sabe o que pode e não pode, use a chapinha ao seu favor!
Leia também: Saúde dos cabelos: O que é, como descobrir se o cabelo está saudável e quais cuidados devemos ter?