CONHEÇA ALGUMAS CASTANHAS E SEUS BENEFÍCIOS PARA NOSSA SAÚDE
As castanhas, também conhecidas como oleaginosas, estão com tudo quando o assunto é boa alimentação. Elas equivalem a um lanche rápido e prático entre as refeições, podem ser consumidas puras, com iogurte ou outros acompanhamentos. E também caem muito bem nas receitas de bolos e pães.
Além de aplacar a fome, uma porção diária de castanhas garante um coração mais protegido, além de combater o envelhecimento precoce.
A seguir, conheça alguns tipos de castanhas e seus benefícios para a nossa saúde.
Castanha-de-caju: é fonte de gorduras saudáveis, que podem ajudar no controle do colesterol, além disso, também contém minerais, como ferro, cálcio e o zinco, essencial ao sistema antioxidante e imunológico.
Castanha-do-Pará: é rica em selênio, que possui alto poder antioxidante. Por isso, pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e diversos tipos de doenças, como câncer, além de fortalecer o sistema imunológico. Uma unidade de castanha-do-Pará por dia fornece a quantidade recomendada de selênio.
Nozes: contém, ômega-3 e 6, importantes para saúde cerebral e cardiovascular. É uma boa fonte de polifenóis e antioxidantes.
Amêndoas: fornece fibras, magnésio, cálcio, fósforo e vitamina E. Contém quantidades significativas de fitoesteróis, que auxiliam no controle do colesterol.
Avelã: rica em fibras e em gorduras que ajudam a reduzir o colesterol, a avelã ainda traz um gostinho de sobremesa para o seu lanche.
Macadâmia: é a mais rica em gordura monoinsaturada de todas, dando muita saciedade, além de ser considerada a mais saborosa.
Pistache: rico em antioxidantes, como vitamina A e vitamina E, também contém luteína em abundância e fitoesteróis, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Você pode consumi-las separadamente, mas consumir um combinado dessas oleaginosas é consumir quantidades consideráveis de fibras e proteínas, além da arginina, que ajuda a dilatar os vasos e melhorar a imunidade.
Só tome cuidado com a quantidade, os nutricionistas recomendam a ingestão diária de 30g, para não aumentar demais o consumo de gorduras e calorias. E também é bom lembrar que as castanhas não substituem o consumo de carnes, frutas e hortaliças, tão importantes em qualquer dieta alimentar.
Também vale lembrar que a indústria costuma acrescentar sal a esses produtos, quando vendidos como aperitivos. Aí, comer demais é dar um tiro no pé, pois o sódio em excesso é uma verdadeira bomba para as artérias. Então, na hora de comprar, olhe bem os rótulos e dê preferência para as versões menos salgadas.