acne

Acne: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Conhecida popularmente como cravos e espinhas, a acne é um problema de pele que afeta especialmente os homens na idade entre 14 e 19, período da adolescência em que a produção de hormônio está em alta. Porém, o problema pode ser desencadeado também em mulheres e pessoas mais velhas, já que a acne está ligada com a oleosidade natural da pele e maus hábitos de cuidados com o rosto.

Apesar de ser um problema que atinge muitas pessoas ainda jovens, são poucos os que buscam tratamento quando a acne ainda está no grau 1, recorrendo a produtos e procedimentos apenas quando o grau já está mais avançado ficando mais difícil controlar e amenizar o quadro.

Aprenda tudo sobre a acne, seus tratamentos, causas e sintomas no artigo a seguir!

O que é acne?

A acne nada mais é do que uma condição inflamatória da pele que acontece quando a região em que nascem os pelos, chamados de folículos pilosos, obstruem-se em decorrência de sebo e células mortas. Como resultado, surgem espinhas, cravos, caroços, cistos e até cicatrizes dependendo do grau da acne.

a acne é um problema de pele causado pelo entupimento dos poros ou descontrole hormonal
a acne é um problema de pele causado pelo entupimento dos poros ou descontrole hormonal

Os cravos e espinhas tendem a surgir em locais com maior tendência à oleosidade como ombros, peito, costas e rosto, mas nada impede que ela surja em outras regiões como na perna e nos braços.

Quais os tipos de acne?

Neonatal

Engana-se quem acredita que a acne começa a surgir apenas durante a adolescência. A estimativa é que pelo menos 20% dos recém-nascidos desenvolvem uma acne leve chamada de acne neonatal.

Isso acontece porque as mães acabam passando hormônios para o organismo do bebê por meio da placenta antes do nascimento, mas também pode ser causada por estresse do parto, que estimula o bebê a liberar certos hormônios.

A acne neonatal tende a sumir espontaneamente em poucos meses depois do nascimento, e não causa nenhum mal à saúde do bebê.

Infantil

Além da acne neonatal, os bebês também podem desenvolver pequenas acnes a partir dos 3 meses de idade até 1 ano e meio, e a tendência é que elas sumam quando a criança completa 2 anos. As causas mais comuns são os níveis hormonais mais elevados do que o normal. 

Vulgar

A acne vulgar é a mais comum e surge especialmente em adultos jovens e adolescentes devido ao descontrole hormonal desse período.

Considerada uma forma mais grave da acne, ocorre especialmente em homens jovens e é caracterizada por espinhas grandes que surgem no rosto, costas e até nas coxas, sendo difíceis de tratar e deixando muitas vezes cicatrizes na pele.

Fulminante

Também tendo como público principal homens mais jovens e adolescentes, a acne fulminante se desenvolve especialmente nas costas e no peito com várias espinhas que surgem muito rápido, deixando na maioria dos casos cicatrizes graves.

Esse tipo de acne pode acabar causando dor muscular e febre dependendo da gravidade do quadro.

Graus da acne

A acne possui 4 graus diferentes, indo desde o grau 1 que é considerado o grau leve, até o grau 4, sendo o grau mais severo e propenso a deixar cicatrizes mais difíceis de remover.

Leia mais sobre os graus da acne clicando aqui!

Causas

Oleosidade da pele

Um dos principais motivos que causam a acne é o excesso de oleosidade, que normalmente significa um excesso de sebo que obstrui os poros, facilitando a inflamação e surgimento das acnes leves e até graves.

Desequilíbrio hormonal

Além do desequilíbrio hormonal causado pela adolescência, desequilíbrios durante o período menstrual, por exemplo, quando a mulher passa por picos muito altos e baixos de produção de hormônios, fazem com que surjam pequenas acnes especialmente no queixo e bochechas.

Alimentação

Alguns especialistas acreditam que o consumo de certos alimentos como gorduras, doces e carboidratos em excesso podem contribuir para o aumento dos casos de acnes, já que causam uma inflamação dentro do nosso organismo.

alimentos ricos em gorduras e carboidratos contribui para o aumento da oleosidade da pele
alimentos ricos em gorduras e carboidratos contribui para o aumento da oleosidade da pele

Além disso, esses alimentos ainda estimulam a produção das glândulas sebáceas, piorando o quadro.

Dormir de maquiagem

Como vimos acima, a acne se forma especialmente pelo entupimento dos poros. Quando dormimos de maquiagem os poros ficam cobertos de base e de pó, fazendo com que a pele não respire direito e desenvolve pequenas acnes que podem se agravar caso não seja feita uma limpeza adequada da região.

Quais melhores tratamentos para acne?

Os melhores tratamentos dependem tanto do grau da acne como da pele e quadro do paciente:

Acne grau 1

Como trata-se de uma acne mais leve, o profissional da saúde normalmente recomenda o uso de sabonetes e esfoliantes específicos para o tratamento da oleosidade natural da pele. Quando a quantidade de cravos é um pouco maior do que o normal, ainda é possível usar cremes e géis com ácidos leves, que agem diminuindo o sebo.

Esses produtos geralmente são compostos por ácido salicílico, peróxido de benzoíla e enxofre.

Acne grau 2

Nesse estágio os sabonetes ainda surtem efeito, mas é necessário que o tratamento seja feito com ativos mais fortes podendo até mesmo ser antibióticos em alguns casos. Além dos medicamentos de uso tópico, nesse estágio o dermatologista já pode indicar um medicamento oral como Vitacid Acne.

Acne grau 3

Já neste grau os antibióticos começam a ser prescritos com uma frequência maior, e as meninas podem até mesmo começar a fazer o uso de anticoncepcionais para regular os hormônios e tratar a acne quando ela estiver relacionada com o ciclo menstrual.

Acne grau 4

Considerado o grau mais grave da acne, o grau 4 demanda tratamento com medicamentos orais e em alguns casos pode ser necessário até mesmo intervenção cirúrgica para esvaziar as secreções.

Existem alimentos que melhoram a acne?

Ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 como peixes de água fria combatem o envelhecimento e melhoram a circulação do organismo, fazendo com que o oxigênio chegue mais rápido na pele por meio do sangue. Além do mais, o óleo de peixe ainda age na renovação celular, o que mantém a pele sempre nova e acaba diminuindo a acne da região.

Vitamina C 

Laranja, acerola, limão, goiaba e mamão são apenas alguns exemplos de frutas ricas em vitamina C que fortalecem o sistema imune por serem potentes antioxidantes naturais.

a laranja é rica em vitamina C, um antioxidante natural que ajuda no combate à acne
a laranja é rica em vitamina C, um antioxidante natural que ajuda no combate à acne

Com isso, também age como um anti-inflamatório que ajuda na hora da cicatrização da acne, e também na sua prevenção.

Zinco

O zinco é um mineral encontrado especialmente nas castanhas, amêndoas, grão de bico e carnes, e tem um poder anti inflamatório e antioxidante importante para combater as bactérias que causam a acne., além de também agir acalmando a pele irritada.

Quais são os sintomas da acne?

Os sintomas da acne na maioria das vezes são visuais, como:

Cravos

Os cravos são pequenas lesões abertas que se precipitam como pontinhos pretos na pele, podendo também serem fechadas e surgir como um pequeno nódulo branco.

Espinhas

As espinhas são uma inflamação dos cravos com ponta amarelada ou branca, que significa que a região está inflamada e com pus.

Pápulas e pústulas

Enquanto as pápulas são caracterizadas por inchaços avermelhados na pele, as pústulas são bolinhas com pus que surgem na pele e são caracterizadas pelas acnes de grau 1.

Nódulos

Os nódulos são conhecidos como espinhas internas, e são formados por um crescimento anormal na pele ou qualquer tecido do corpo formando pequenas ou grandes elevações na região afetada.

Cistos

Já os cistos são bolsas de tecido que podem estar cheias de pus, líquido, ar ou outros tipos de fluidos.

Quais os principais cuidados para quem tem acne?

Siga o tratamento

O primeiro cuidado para quem tem acne é seguir o tratamento indicado pelo profissional que acompanha o quadro, que pode ser desde a aplicação de sabonetes e esfoliante, até o uso de medicamentos e antibióticos.

Não esprema as espinhas

Espremer espinhas e cravos faz com que você leve ainda mais bactérias para a região, já que nossas unhas e mãos estão em contato direto com objetos que muitas vezes estão contaminados.

espremer as espinhas faz com que você leve ainda mais bactérias até a região
espremer as espinhas faz com que você leve ainda mais bactérias até a região

Além disso, quando a pus sai de dentro da espinha, pode se espalhar pela pele e acabar contaminando mais folículos da pele ao redor, fazendo com que mais espinhas surjam.

Use apenas produtos indicados para a sua pele

É importante usar sempre produtos que sejam indicados para o seu tipo de pele, especialmente protetores solares que devem ser usados diariamente para evitar o agravamento do quadro de acne.

Ou seja, se você tiver pele oleosa, escolha sempre protetores que controlem a produção natural de oleosidade da pele e não sejam pesados, com textura líquida ou géis. 

Existe alguma forma de prevenir a acne?

Embora durante a adolescência seja um processo natural da pele, existem alguns cuidados que podem amenizar as acnes e fazer com que elas sejam mais leves, como:

  • lavar o rosto com sabonete indicado para a sua pele todos os dias;
  • não esfregar o rosto com muita força;
  • não lavar o rosto mais de duas vezes ao dia (apenas pela manhã e antes de dormir);
  • lave os cabelos frequentemente para que não fiquem oleosos;
  • não toque o rosto com frequência durante o dia;
  • não aplique óleos na pele, especialmente na região do rosto, costas e ombros.

Agora que você aprendeu o que é acne, o que pode causar o quadro e como tratar o problema, procure a ajuda de um dermatologista para ajudar no tratamento do seu grau de acne. Isso porque cuidar de uma pele acneica requer cuidados específicos, já que o problema pode ser tanto hormonal, como ligado à alimentação ou a produção natural de oleosidade da pele.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares