| |

Afinal, o café faz bem ou mal para a nossa saúde?

Muitas pessoas deixam de tomar café com a crença de que a bebida faz mal à saúde. Já outras, acreditam que essa tradicional bebida é quase um remédio para o bom funcionamento do organismo. Diante de tantas controvérsias, decidimos fazer nossa própria pesquisa e reunir neste texto o que os especialistas falam sobre o café.

Grãos de café
Grãos de café

A cafeína foi descoberta por um jovem médico alemão chamado Ferdinand Runge, isso aconteceu em meados do século IX durante um encontro com Johann Wolfgang Goethe. De lá pra cá, acredita-se que o café é a substância clinicamente mais estudada, o que divide as opiniões dos pesquisadores. Alguns garantem que ele traz benefícios para a saúde, como estimular o foco e a atenção e até ajudar a combater a depressão. Mas outros afirmam que pode prejudicar a saúde, causando arritmia, problemas gastrointestinais e insônia.



Nós acreditamos que como cada indivíduo tem suas características pessoais, assim também é o corpo humano. O que faz bem para uma pessoa pode fazer muito mal à outra.  Então, a seguir, reunimos algumas opiniões de profissionais da área da saúde sobre os benefícios e malefícios do café.

Segundo a maioria dos especialistas, o consumo de duas xícaras de café por dia previne doenças como depressão, cirrose hepática, diabetes tipo 2, cálculos biliares, entre outras. E não é só de cafeína que o café é composto. A fruta também possui potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, ácidos graxos livres, niacina e diversos outros minerais, aminoácidos e lipídeos importantes para o bom funcionamento do organismo.

Acesse também: Receita: Creme de Café e Chocolate

Porém, os mesmos profissionais alertam que a cafeína, por ser um estimulante, pode causar insônia e o uso regular da cafeína pode levar ao vício e a descontinuidade da ingestão de café nessas situações leva a sintomas de abstinência como dor de cabeça, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular.

A FDA (Food and Drug Administration), órgão regulatório de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, classifica a cafeína como uma substância segura, que não implica riscos para a saúde, desde que consumida moderadamente. Portanto, podemos concluir que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Podemos desfrutar dessa bebida tão apreciada no Brasil com prazer e sem ter complicações, se seguirmos o conselho dos especialistas e não ultrapassarmos a dose diária ideal para nossa saúde.

Lembre-se também que, a Farmadelivery conta os diversos medicamentos e produtos de beleza, todos com os melhores valores do mercado. Acesse e consulte!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares