Alimentos para evitar a Pressão Alta – Mitos e Verdades

0
3600
alimentos para baixar a pressão arterial

A pressão alta, ou hipertensão arterial, é caracterizada pela pressão acima de 14 por 9 (140 X 90 mmHg). É uma doença crônica que não tem cura e se não for devidamente tratada, pode aumentar o risco de desenvolver problemas graves de saúde, como infarto, derrame ou comprometimento renal. Confira nesse post alimentos para evitar a pressão alta, alimentos ruins para pressão alta, além de mitos e verdades sobre o assunto.

Doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e em mais da metade dos casos ela é decorrente da pressão alta.

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial elevada atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade.

O fato da hipertensão arterial não ter cura, não significa que não podemos controlá-la. Ter uma alimentação saudável é um dos melhores e mais fáceis meios para combater essa doença e manter seu bem-estar.

Quando a pressão é considerada muito alta?

Hoje considera-se que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, ela é considerada alta.

Cupom de Desconto Farmadelivery

Em alguns casos, o tratamento pode ser somente com a mudança da alimentação, sem a necessidade de remédios, desde que tenha acompanhamento médico.

Adotar uma dieta saudável com menos sal e praticar exercícios físicos regularmente pode ajudar a baixar a pressão arterial. Veja abaixo alguns alimentos que ajudam a prevenir a pressão alta:

Alimentos para evitar a pressão alta Fontes de Potássio

O potássio estimula a eliminação do sódio no nosso corpo, já que o sódio ajuda a reter líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial.

Banana é uma importante fonte de potássio
Banana é uma importante fonte de potássio

Confira alguns alimentos ricos em potássio:

  • Banana
  • Inhame
  • Cenoura
  • Feijão preto
  • Abóbora
  • Laranja
  • Maracujá

Existem também suplementos de potássio que podem ser incluídos na dieta.

Alimentos para evitar a pressão alta ricos em Ômega 3

Segundo a Associação Americana do Coração, os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir ligeiramente a pressão arterial. O ômega-3 é considerado uma gordura boa e ajuda a diminuir a inflamação e a hipertensão.

Uma dieta rica em ômega 3 pode ajudar muito a sua saúde
Uma dieta rica em ômega 3 pode ajudar muito a sua saúde

Confira alguns alimentos ricos em ômega 3:

  • Peixes
  • Nozes
  • Pistache
  • Avelãs
  • Óleo de canola
  • Linhaça
  • Sementes de chia
  • Couve

Existem também suplementos de ômega 3 que podem ser incluídos na dieta.

 

Cereais integrais também são alimentos para evitar a pressão alta

O consumo de fibras na alimentação diária ajuda a manter os níveis de colesterol e da glicemia controlados, além do menor risco à obesidade, que também é fator de risco cardiovascular.

Cereais integrais contribuem para uma alimentação saudável
Cereais integrais contribuem para uma alimentação saudável

Confira alguns alimentos ricos em fibras:

  • Feijão
  • Ervilha
  • Lentilha
  • Soja em grão
  • Arroz
  • Linhaça
  • Aveia
  • Milho
  • Trigo

Existem também suplementos de fibras que podem ser incluídos na dieta.

 

Oleaginosas contribuem para evitar a pressão alta

O Magnésio e as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, além de fortalecer ossos, músculos e o sistema imunológico, podem ajudar a manter a pressão sob controle.

Alimentos oleaginosos para complementar sua alimentação
Castanhas são fontes de gorduras saudáveis

Confira alguns alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas:

  • Castanha de caju
  • Castanha-do-pará
  • Nozes
  • Avelã
  • Abacate

Existem também suplementos de magnésio e zinco que podem ser incluídos na dieta.

 

Alimentos ruins para pressão alta

A hipertensão se desenvolve como consequência de uma série de fatores, como a dieta, estilo de vida e a tendência genética. Controlar os fatores de risco é essencial para prevenir a hipertensão e também para ter uma vida mais saudável.

Confira abaixo alguns alimentos que devem ser evitados para controlar e prevenir a pressão alta:

Sal

Um mineral que contém sódio e ajuda a equilibrar os líquidos do corpo, mas exagerar o consumo contribui para o aumento da pressão. É recomendado que utilize o mínimo possível nos alimentos.

Cuidado com alguns alimentos para evitar a pressão alta
Excesso de sal nos alimentos pode aumentar a pressão arterial

 

Bebidas Alcoólicas

As bebidas alcoólicas elevam a pressão arterial. Portanto, a redução do consumo de álcool é indicado para pessoas hipertensas.

A ingestão de bebidas alcoólicas pode aumentar a pressão alta
A ingestão de bebidas alcoólicas pode aumentar a pressão alta

 

Embutidos

Os embutidos como as salsichas, a linguiça e o presunto são conhecidos por conter altos níveis de sal e gordura.

Alimentos embutidos prejudicam a pressão arterial
Alimentos embutidos prejudicam a pressão arterial

 

Café ou chá

As bebidas como o café, o chá e inclusive os refrigerantes a base de cafeína aumentam a frequência cardíaca e, em consequência, aumentam a pressão arterial.

A cafeína pode aumentar a pressão arterial
O alto consumo de cafeína pode aumentar a pressão arterial

 

Bebidas energéticas ou com eletrólitos

Devido ao seu alto teor de potássio, magnésio e sódio, é recomendado também evitar o consumo dessas bebidas.

Energéticos podem aumentar a pressão alta
Bebidas energéticas podem aumentar a hipertensão

 

Mitos e Verdades: Alimentos x Pressão Alta

Existem diversos mitos sobre o consumo de alguns alimentos para quem é hipertenso. Separamos alguns deles para você acabar com suas dúvidas, confira abaixo:

Quem tem pressão alta pode beber vinho?

Não, o vinho tinto, cujo consumo foi considerado benéfico para a saúde por alguns especialistas, pode aumentar a pressão arterial tanto como a cerveja, segundo um estudo de cientistas australianos. Nesse caso, deve-se evitar o consumo.

O vinho tinto pode aumentar a pressão arterial
O vinho tinto pode aumentar a pressão arterial

 

Quem tem pressão alta pode comer pimenta?

Sim, pois a pimenta pode ajudar a reduzir a pressão alta.  Um estudo chinês descobriu que a substância que torna a pimenta picante é responsável também por aumentar a produção de óxido nítrico – molécula que protege os vasos sanguíneos contra inflamação.

A pimenta é um alimento para evitar a pressão alta
A pimenta ajuda a controlar a pressão alta

 

Quem tem pressão alta pode comer chocolate?

Devido ao seu teor de teobromina, o chocolate é excelente para melhorar a frequência cardíaca. O mais recomendável é consumir um ou dois pedaços de chocolate amargo ou com, pelo menos, 70% de cacau pela manhã.

O consumo de chocolate ajuda a controlar a pressão arterial
Chocolate pode ajudar a controlar a pressão alta

 

Quem tem pressão alta pode beber leite?

Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade de Wageningen, o consumo diário de leite pode trazer benefícios a hipertensos, controlando o problema. A presença de minerais no leite, como o cálcio, o potássio e o fósforo ajudam a manter a pressão sanguínea no seu estado normal.

 

Esses foram alguns exemplos de alimentos para evitar a pressão alta e outros que são ruins. É muito importante consultar seu médico e monitorar a pressão periodicamente, aqui na Farmadelivery temos uma sessão exclusiva de aparelhos de pressão.