Aprenda a controlar a glicemia

Glicemia é a concentração de glicose, que é um tipo de carboidrato obtido a partir da digestão e absorção dos alimentos no sangue. Os carboidratos, que também podem ser chamados de açúcares, são a principal fonte de energia para as células do organismo, e estão presentes em vários tipos de produtos como massas, pães, arroz e doces que, quando consumidos em excesso, acabam aumentando a glicemia.

Quando a pessoa ingere muito alimento rico em carboidrato, que é transformado em açúcar, desenvolve resistência à insulina, hormônio que promove a entrada de glicose nas células e auxilia no metabolismo de proteínas e lipídios. Quando esse procedimento não acontece, a glicose é acumulada no sangue e seu excesso é eliminado pelos rins por meio da urina. Sendo assim, o desequilíbrio no nível de glicose pode ocasionar problemas sérios nos rins, assim como no coração e visão.

Controle
Quando há o consumo de alimentos, a glicemia no corpo aumenta e, consequentemente, a secreção da insulina também. Por isso, não é recomendado exagerar na quantidade de comida durante as refeições, pois gera a hiperglicemia, que é quando a glicemia aumenta rapidamente, elevando o nível da insulina.

Dica:
Pães, massas, doces, refrigerante, carnes gordas, bebida alcoólica e embutidos são alguns dos alimentos que auxiliam no aumento rápido da glicemia e que podem favorecer crises e causar mal-estar.

Alimentos para sua dieta:
– Leguminosas: auxiliam no retardo do esvaziamento gástrico, o que promove um tempo maior de digestão.
– Cereais (arroz integral, cevada, trigo, gérmen de trigo, linhaça, aveia): por conta das fibras, eles controlam melhor a glicemia.
– Frutas: dê preferência pelas com casca, pois em forma de suco a digestão e absorção são facilitadas, auxiliando o aumento rápido de açúcar no sangue.

Posts Similares