ASMR e os impactos sobre ansiedade e depressão
O ASMR surge em meados do ano de 2009 e representa uma agradável sensação de formigamento que se sente em áreas da cabeça, pescoço e ombros e é caracterizado pelo relaxamento que muitos que acompanham alegam sentir.
A sigla vem da expressão inglesa Autonomous Sensory Meridian Response, que em português significa, Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano e ganhou notoriedade quando vídeos de pessoas emitindo diferentes sons receberam milhares de visualizações.
Pessoas que costumam acompanhar esses vídeos afirmam que os sons são capazes de aliviar crises de ansiedade e depressão, sendo cada vez mais utilizada como técnica de relaxamento, mesmo que seja apenas para melhorar a qualidade do sono.
Saiba mais neste post sobre o ASMR e como essa técnica pode contribuir no controle dos sintomas da ansiedade e depressão. Acompanhe!
+ Para saber mais, acesse também: Terapia psicológica: Quando buscar ajuda médica?
Como é a sensação provocada pelo ASMR?
Não são todas as pessoas que sentem a intensidade criada pelo ASMR e ela pode variar de acordo com a sensibilidade de cada um.
Contudo, normalmente as pessoas descrevem uma sensação agradável de formigamento que começa na parte de trás do pescoço, se espalha para a cabeça, desce pela coluna, ombros, braços e no fundo das costas.
O que acontece no cérebro
Ainda não se sabe sobre as ações do ASMR age no cérebro. Contudo, em pessoas mais sensíveis, pode ocorrer a liberação de endorfina, oxitocina, serotonina e outros neurotransmissores que ajudam aliviar o estresse e a ansiedade de forma mais rápida.
Para que serve o ASMR
Por conta da sua ação no organismo, o ASMR costuma ser utilizado para relaxar e promover o sono. Como ela pode causar uma profunda sensação de relaxamento, também pode ser usada para complementar o tratamento de:
Normalmente a sensação de bem-estar causada pelo ASMR acaba em horas e, por isso, é considerada apenas uma técnica temporária. Ou seja, ela ajuda a completar o tratamento médico das condições citadas, mas não deve substituir as orientações dadas pelo médico.
ASMR para saúde mental
Uma pesquisa feita pela Deezer, mostrou que 29% dos brasileiros sentem prazer ao ouvirem ASMR. A pesquisa aponta ainda que mais de um terço dos entrevistados utilizavam conteúdo para reduzir o estresse.
Ainda há pouquíssimas pesquisas científicas, com dados empíricos, que mostram por que esses sons trazem tanto bem-estar a algumas pessoas, mas uma pesquisa realizada pela Universidade Northumbria, no Reino Unido mostrou que pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade são as mais beneficiadas pela técnica.
Alguns dos barulhos mais relaxantes são o da respiração, o da tesoura cortando objetos e de sussurros.
Como você pode ver, o ASMR pode ser um grande aliado no tratamento e controle dos sintomas da ansiedade e depressão, mas mesmo assim não devemos descartar as orientações médicas.
Portanto, mesmo que você seja adepto à técnica, siga corretamente o tratamento indicado pelo seu médico.
Veja a baixo um exemplo de vídeo aplicando técnicas de ASMR utilizado para relaxar:
O que achou do nosso conteúdo? Te ajudou a entender mais sobre essa técnica que vem ganhando milhares de adeptos em todo o mundo? Compartilhe o que achou com a gente nos comentários.