Terapia psicológica: Quando buscar ajuda médica?
Diferente do que muitos acreditam, terapia psicológica não é somente para “loucos” ou para pessoas com problemas. Qualquer um pode buscar ajuda psicológica, mas a dúvida que surge é, quando devemos procurar um psicólogo?
Com a correria do dia-a-dia e as inúmeras mudanças de rotina, é comum que as pessoas não deem a devida atenção ao que sentem e se sintam frustradas, ansiosas e às vezes, depressivas.
Sendo assim, a terapia é recomendada não somente para quem está sofrendo com algum problemas psicológico, como também serve para quem necessita de autoconhecimento e está em busca de equilíbrio em todos os campos da vida.
Leia o conteúdo até o final para saber mais sobre o assunto, os benefícios da terapia psicológica e quando buscar ajuda profissional.
+ Para saber mais, veja também: Autoestima: O que é e como ser mais feliz?
Mas afinal, o que é terapia?
Também conhecida como psicoterapia, é o conjunto de práticas onde os pacientes dialogam constantemente com o psicólogo com o intuito de buscar soluções e repostas que façam entender o porquê de certos pensamentos e atitudes.
Por isso, ao contrário do que muitos acreditam a terapia é para todos que desejam melhorar aspectos emocionais e que desejam promover os aspectos da saúde mental.
Contudo, muitas pessoas costumam esperar chegar no limite para buscar algum tipo de ajuda, sendo que o sofrimento poderia reduzido com as orientações do profissional.
Por que é importante fazer terapia psicológica?
Realizar sessões de terapia psicológica é tão importante para a saúde e bem-estar quanto praticar atividades físicas ou manter um dieta equilibrada.
Por isso, é comum muitas pessoas fazerem terapia por anos sem necessariamente ter um problema grave. Ou seja, a pessoa pode apenas realizar esse acompanhamento para aprender a lidar as dificuldades diárias, e assim, melhorar a sua qualidade de vida.
É impossível ser forte o tempo inteiro. Buscar ajuda é a melhor opção.
Mas não podemos esquecer que casos extremos exigem ajuda especializada com urgência, já que a situação pode se agravar a ponto de provocar danos a saúde e tornar o quadro irreversível.
Quais os benefícios da terapia?
O tratamento terapêutico pode ser muito benéfico para a vida do paciente. Veja a seguir porque cuidar da saúde mental é tão importante.
Melhoras relacionamentos
Apesar de sermos seres naturalmente sociáveis, para algumas pessoas o convívio social pode ser a causa de crises de ansiedade. Seja as relações familiares, com amigos ou até com colegas de trabalho, lidar com pessoas pode ser bastante complicado.
Por isso, o acompanhamento terapêutico ajuda os pacientes a desenvolverem habilidades sociais e a melhorar a qualidade dos seus relacionamentos.
Se adapta melhor ás mudanças
O novo pode fazer com que algumas pessoas tenham certa dificuldade de se adaptarem à novas situações. Mudar de trabalho ou de cidade, por exemplo, pode gerar inseguranças, que são capazes de se transformarem em angústias e ansiedades.
Por isso, o processo terapêutico entra como um trabalho que envolve diversos fatores para transformar os sentimentos negativos em positivos para amenizar essas sensações.
Lidar com os seus sentimentos
Situações como a perda de um ente querido ou divórcios, são delicadas pelo fato de mexerem com o emocional de quem vivenciou alguma delas, por se tratar de algo muito doloroso.
A maioria das pessoas não conseguem superar essas situações sozinhas, sendo assim, um terapeuta pode auxiliar sobre como elas podem seguir suas vidas e com as mudanças que virão a surgir. Além disso, ao fazer terapia, o paciente aprenderá a conviver com a sua história e ainda poderá aproveitar novas possibilidades que surgirem.
Quando devemos buscar um terapeuta?
O psicólogo é o profissional habilitado para auxiliar pessoas que necessitam de terapia psicológica. É ele quem vai te ouvir e digerir todos os seus pensamentos, com o intuito de ajudar a compreender todos os dilemas da sua vida.
São diversas as situações que fazem necessária a terapia, veja a seguir algumas delas e tire sua dúvidas sobre quando buscar ajuda de um terapeuta.
Eventos traumáticos
Pessoas que sofreram algum tipo de situação traumática, sofrem com sequelas emocionais muito desagradáveis. Para tentar se afastar desses pensamentos, a pessoa desenvolve mecanismos de defesa pouco saudáveis.
Neste caso, para superar um trauma é preciso confrontar as lembranças do acontecimento para que elas deixem de causar sofrimento. Sendo assim, se você já sofreu ou conhece alguém que passou por alguma evento traumático, busque ajuda profissional.
Problemas familiares e nos relacionamentos
A convivência com familiares pode ser bastante complicada em alguns casos, como por exemplo, divergência de pensamentos ou até mesmo desavenças por opiniões divergentes.
Poucos sabem mas esses conflitos podem ser minimizados com ajuda da terapia, mas o processo não é tão simples quanto se imagina. Dependendo da situação, pode-se optar por terapia familiar ou individual, que ajude a não sofrer tanto por essas situações.
Além disso, relacionamentos afetivos também podem provocar sentimentos negativos, o que requer avaliação e cuidados. Sendo assim, se num relacionamento você ou outra pessoa sente ciúme excessivo, necessidade de controle e carência afetiva, vale buscar ajuda de um terapeuta para entender esses sentimentos.
Sintomas físicos
Nosso corpo emite diversos sinais de alerta quando algo não está bem. Quando estamos estressados, é comum sentir dores musculares, taquicardia, alergias e gastrite.
Normalmente, as pessoas não costumam relacionar os sintomas com questões emocionais, por isso, costumam buscar a orientação de outros especialistas que podem não identificar a necessidade de um acompanhamento psicológico, dificultando o tratamento.
Emoções intensas e variação de humor
É normal nos sentirmos triste ou nervosos por conta de certas situações, contudo, devemos nos atentar quanto a frequência e intensidade desse sentimentos, além dos danos que eles causam.
Por outro lado, algumas pessoas podem sofrer com a variação de humor frequente, que requer avaliação, já que o paciente pode ser diagnosticado com algum tipo de transtorno emocional.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a terapia psicológica e os seus benefícios, não deixe de buscar ajuda profissional, e cuide da sua saúde em todos os sentidos.
Quer mais dicas para manter a saúde emocional e qualidade de vida em dia? Continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro!