|

Assaduras em bebê – Quanto tempo duram e como tratar as dermatites de fraldas?

Também conhecidas como dermatite de fralda, as assaduras em bebês são caracterizadas por irritações na derme, primeira camada da pele do bebê. Mesmo sendo muito comum e frequentes, podem se tornar incômodas para a criança.

Considerada a lesão de pele mais comum nos dois primeiros anos de vida, que correspondem ao período de utilização das fraldas, as assaduras afetam até 25% dos bebês conforme estudo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). As assaduras podem surgir de diversas formas, variando também o seu tipo e tempo de tratamento.

Por isso, antes é importante saber identificar o nível que está a assadura para conseguir realizar o melhor tratamento no tempo certo. Leia o conteúdo da matéria até o final e tire todas suas dúvidas sobre assaduras de bebê, o seu tempo de tratamento e como tratar.

Leia também: O que causa as Assaduras?

Como surgem as assaduras em bebês?

As assaduras surgem , proveniente do contato prolongado da pele com urina e fezes, tornando-a suscetível à fricção com as fraldas e a outros irritantes, o que leva a excessiva hidratação da pele e elevação do seu pH, deixando-a mais sensível. 

Mãe trocando a fralda de seu filho, evitando o surgimento de assaduras no bebê.
Cuidados com a higiene é o fator principal para evitar o surgimento de assaduras.

As causas da assadura, está diretamente ligada aos cuidados durante o banho e a troca e também, pelo tipo de fralda utilizada. Além disso, a alimentação e a estação do ano também podem influenciar no surgimento de assaduras.

No verão, assaduras podem surgir pela transpiração e no inverno, pela dificuldade de perceber se a criança urinou ou evacuou.

Quais são os tipos de assaduras em bebê?

As assaduras podem se manifestar de formas diferentes e, dependendo do seu grau, o tratamento pode ser mais demorado e difícil. Por isso, é importante ficar atento aos sinais da irritação e se necessário, consultar um pediatra para os cuidados corretos.

LEVES

Nos casos de assaduras leves, apresentam leve irritação na superfície da pele, vermelhidão e coceira. Em alguns casos podem ocorrer descamação na pele.

MODERADAS

Nestes casos as assaduras podem manifestar vermelhidão mais intensa e algumas feridas podem aparecer no local. Pode ocorrer também bolhas com água e esbranquiçadas, como em uma queimadura.

GRAVES

O tipo mais perigoso à saúde do bebê, surge como grandes feridas que pioram com o decorrer dos dias, eliminando secreção. Pode ocorrer sangramento local e tornar-se úlceras.

Quais locais são mais comuns de surgir assaduras?

  • Nádegas

As nádegas são uma das regiões mais comuns para o surgimento das assaduras, por conta do contato com a fralda. Por isso, essa é uma área que requer atenção extra durante os banhos e trocas de fraldas.

Na imagem, uma das pernas da criança está com assaduras avermelhadas, causada pelo contato com a fralda.
Deve-se sempre observar a pele do bebê durante os banhos e trocas de fraldas.
  • Pernas e coxas

As pernas também são áreas que podem ser afetadas. Por isso, durante os banhos e troca de fraldas, deve-se observar, pois elas também sofrem com o atrito do tecido de roupas ou material das fraldas.

  • Virilha

Nessa região, o contato com o material das fraldas deixam a região bem irritada devido ao atrito. Procure passar pomadas indicadas e fazer as higienes recomendadas.

Quanto tempo dura a assadura em bebês?

O tempo para as assaduras melhorarem variar dependendo do tipo da assadura e do inicio do seu tratamento. Por isso, quando surgem os sintomas na pele da criança, a medida mais precisa é a de iniciar os primeiros cuidados imediatamente, para evitar a piora do quadro e que se torne uma dermatite grave.

Em contrapartida, se as assaduras já estiverem evoluídas para os tipos médio ou grave, a consulta com um pediatra é essencial. Só ele poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tipo de tratamento, pois em alguns casos é necessária a utilização de antibióticos tópicos.

Como evitar e tratar as assaduras?

Os primeiros cuidados que devem ser tomados, é em relação a troca de fraldas. Evite o contato por longos períodos com a urina e as fezes. Por isso, as trocas devem ser realizadas sempre que a fralda estiver cheia ou a cada 3 horas, caso a criança não evacue.

Optar por fraldas descartáveis é uma ótima maneira de evitar as dermatites. Elas têm uma melhor absorção em relação às de pano e permitem que a pele respire mais. Além disso, busque pelas marcas quem sejam hipoalergênicas e que possuem melhor absorção.

Pessoa realizada troca da fralda do bebê para evitar surgimento de assaduras.
Quando surgem feridas nas assaduras, deve-se procurar um pediatra para indicação do melhor tratamento.

A higiene da criança durante as trocas devem ser feitas de forma delicada, de preferência com gaze ou algodão e água morna. Nunca esfregue a região, pois isso pode irritar ainda mais a pele e machucar a área.

Os lenços ou tolhas umedecidas, por conter agentes químicos e, as vezes, perfumes na composição, não são os mais indicados para a higiene quando há assaduras, pois pode irritar ainda mais a pele do bebê. Mas, caso seja uma opção para os pais, opte pelos lenços com a composição mais neutra possível.

As pomadas de assaduras também ajudam na prevenção e tratamento das dermatites, sendo uma das melhores opções no caso. Elas agem criando uma barreira contra a umidade e reduz a fricção da pele com a fralda.

Qual as melhores pomadas para assadura de bebê?

Atualmente, são inúmeras as opções de pomadas e cremes disponíveis no mercado para a prevenção e tratamento das assaduras em bebês. Entre as melhores podemos destacar:

  • BEPANTOL BABY CREME 

Com sua fórmula única, Bepantol Baby é livre de conservantes e agentes irritantes. Age formando uma barreira transparente que deixa a pele delicada do bebê respirar, mantendo-a sempre saudável. 

Imagem ilustrativa do creme Bepantol Baby. Eficiente no combate a assaduras em bebês.

Possui em sua composição Lanolina e Pró-vitamina B5 (Dexpantenol), que penetra na pele do bebê deixando-a mais resistente contra as assaduras. Além disso, Bepantol Baby é livre de perfumes, corantes e parabenos que podem sensibilizar a pele delicada do bebê.



  • BABYCREME WELEDA CALÊNDULA

Babycreme Weleda Calêndula previne o surgimento de assaduras e impede a irritação da pele na área da fralda. Sua formulação contém extrato de calêndula e camomila, cera de abelha, lanolina e óxido de zinco, uma combinação de ingredientes que protegem suavemente a pele e previne as assaduras.

Imagem ilustrativa do creme contra assaduras Weleda Calêndula.

O creme pode ser usado desde o primeiro dia de vida da criança e é dermatologicamente testado. Livre de fragrâncias artificiais, matérias-primas derivadas de óleos minerais, corantes e conservantes sintéticos.



  • DESITIN MÁXIMA PROTEÇÃO POMADA

Desitin Original é uma pomada que forma uma camada protetora de longa duração na pele do bebê, ajudando a prevenir irritações e assaduras.

Imagem ilustrativa do creme Desitin Máxima Proteção.

Sua fórmula contém 40% de Óxido de Zinco, ingrediente que ajuda a prevenir irritações e assaduras na área da fralda. Sua fórmula hipoalergênica é testada e formulada de maneira a minimizar o possível surgimento de alergia.



Sendo assim, podemos perceber que o tempo para uma assadura melhoras depende dos cuidados e do tratamento utilizado. Existem infinitos métodos e produtos que ajudam a evitar o surgimento das dermatites, mas o ponto principal é identificar e proceder imediatamente.

Contudo, a melhor opção é sempre consultar um pediatra para o diagnóstico e indicação do procedimento correto para garantir o bem estar do seu bebê.

Não deixe de aproveitar as ofertas na categoria Mamães e Bebês no site da Farmadelivery. Lá você encontra todos os produtos que destacamos na matérias e outras opções com os melhores preços do mercado. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares