O câncer de mama pode ser combatido se diagnosticado no início.
|

Autoexame de Mama – O que é, como fazer e mais dicas.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte das mulheres no Brasil, devido seu diagnóstico tardio. O autoexame de mama, é considerado muito importante para a detecção da doença, porém, não substitui o exame clínico e, por vezes, pode atrapalhar o tratamento precoce.

Portanto, é muito importante que as mulheres conheçam detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração e, além disso, que ao notar qualquer anomalia busque orientação médica.

Com o intuito de alertar e orientar nossas leitoras, desenvolvemos esse conteúdo completo para sanar todas as dúvidas sobre o câncer de mama e o autoexame das mamas. Leia até o final e saiba mais!

Veja também: Câncer de mama – Quais os sintomas e como é feito o diagnóstico?

O que é o autoexame de mama?

O autoexame das mamas é uma técnica que surgiu nos Estados Unidos em 1950, como uma estratégia para a redução do diagnóstico dos tumores de mama em fase avançada. Entretanto, alguns ensaios clínicos no final nos anos 90, mostraram que o autoexame não reduzia a mortalidade pelo câncer de mama.

Isso ocorre porque o autoexame não é capaz de identificar lesões malignas ou muito pequenas, antes de se tornarem um câncer, ou seja, a mulher sozinha não consegue identificar as lesões, o que pode atrapalhar o tratamento em fases com maior chances de sucesso.

A mulher, ao realizar o autoexame de mama consegue identificar algumas anomalias.
O autoexame de mama é uma técnica de prevenção usada para identificar estágios iniciais do câncer de mamas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) a falta de informação sobre o câncer de mama atrapalha o diagnóstico e o tratamento. Na Europa, por exemplo, o autoexame já não é mais indicado. Porém, a técnica ainda é muito utilizada em países onde não existe acessibilidade a outros métodos de diagnósticos mais seguros.

Sendo assim, saber realizar a técnica corretamente e sempre buscar ajuda profissional é fundamental para evitar que o câncer avance e manter a saúde da mulher em dia.



Quais os sintomas do câncer de mama?

São diversos os sinais e sintomas que podem indicar a presença do câncer de mama e, ao notar a presença de qualquer um deles, a mulher deve buscar imediatamente um diagnóstico adequado.

Alguns dos sintomas do câncer de mama são perceptíveis ao realizar o autoexame.
Nódulos, secreção saindo pelo mamilo, mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama, podem indicar o câncer de mama.
  • Inchaço da mama, total ou parcial;
  • Qualquer nódulo único endurecido, fixo ou que vem aumentando de tamanho;
  • Aumento progressivo e dor na mama ou mamilo;
  • Inversão, espessamento, retração ou mudança no formato do mamilo;
  • Eritema (vermelhidão) ou edema (inchaço) da pele;
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos;
  • Linfonodos aumentados;
  • E, no caso de homens, a partir dos 50 anos apresentam tumoração palpável unilateral.

Como fazer o autoexame de mama?

O exame pode ser realizado por todas as mulheres até os 40 anos. Em casos onde há relatos da doença na família, o autoexame pode ser feito a partir dos 20 anos, entre o 3º e o 5º dia após a menstruação, período em que as mamas estão mais flácidas e indolores.

Existem três formas para realizar o autoexame de mama, que ajudam a detectar a presença de algumas anomalias. Veja a seguir como realizar:

Uma das formas de realizar o autoexame de mama é a mulher observar e apalpar o seio diante do espelho.
Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos, orienta o Ministério da Saúde.

De frente para ao espelho:

  1. Fique em frente ao espelho, sem roupas;
  2. Com os braços caídos, observe os dois seios;
  3. Com as mãos na cintura, faça força e observe se as mamas apresentam alterações;
  4. Por fim, levante os braços e coloque as mãos atrás da cabeça, veja o tamanho, posição, forma do mamilo e se ao pressioná-lo há saída de secreção.

Em pé:

  1. Levante e apoie um dos braços sobre a cabeça;
  2. Com a outra mão, apalpe a mama cuidadosamente, fazendo movimentos circulares e de cima para baixo;
  3. Com isso, sinta e busque minuciosamente por anomalias;
  4. Repita o processo com a outra mama.

Deitada:

  1. Deite-se e coloque um dos braços atrás da cabeça;
  2. Igual ao exame em pé, sinta a mama realizando movimentos circulares e com leve pressão;
  3. Apalpe a parte externa da mama e as axilas;
  4. Por ultimo, faça o mesmo processo do outro lado.

A mulher deve observar e palpar as mamas sempre que se sentir confortável, buscando descobrir de forma casual, pequenas alterações mamárias suspeitas.

Hoje em dia, o autoexame como técnica para rastreamento do câncer de mama, não é mais indicado. Estudos sobre o tema, demonstram baixa efetividade e possíveis danos relacionado a prática. Porém, ainda é uma técnica válida para as mulheres conhecerem melhor seu corpo.



Quando a mulher deve ajuda médica?

Sempre! Apesar do autoexame ser uma das formas de conhecer a anatomia do próprio corpo, ele ajuda a identificar as alterações que podem indicar o desenvolvimento do câncer de mama. Entretanto, a maioria dos pacientes ficam muito ansiosos, ou não sabem que identificar corretamente o que pode representar o inicio da doença, fazendo com que não busquem uma avaliação profissional.

A maneira mais eficaz para a prevenção e combate do câncer de mama sempre será o acompanhamento médico.

Ou seja, apesar da precariedade do sistema de saúde em algumas regiões e o receio que algumas mulheres tem em realizar essas consultas, essa é uma atitude que pode impedir a evolução da doença, além de trazer bons resultados com tratamento adequado.

Sendo assim, não fique com dúvidas e busque sempre a ajuda de um profissional. O texto que desenvolvemos visa somente acrescentar algumas informações que muitos desconhecem.

Após entender mais sobre o autoexame de mama, não se esqueça de acessar o site da Farmadelivery e aproveitar as ofertas imperdíveis. Garanta já seus medicamentos e outros itens para saúde e bem-estar com os melhores valores. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares