Bebê com 4 meses pode comer papinha?

0
1591
bebê com 4 meses pode comer papinha
bebê com 4 meses pode comer papinha

Apesar da amamentação exclusiva ser indicada até os 6 meses de idade, a grande maioria das mães precisam voltar a trabalhar quando o bebê completa 4 meses. Algumas ainda conseguem conciliar trabalho com amamentação por meio das bombas tira leite, mas o mais comum é que o pediatra indique um início precoce da introdução alimentar. Mas será que bebê com 4 meses pode comer papinha?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente até os 6 meses com o leite materno, e parcialmente até os 2 anos. Levando em consideração que o bebê mama a cada 3 horas, é difícil que a mãe consiga armazenar leite para um dia inteiro quando precisa ficar fora de casa.

Isso porque ao retirar o leite, é necessário esperar algumas horas para que o organismo consiga produzir mais alimento para que seja possível uma nova ordenha. Dessa forma, são poucas as mães que conseguem manter uma amamentação exclusiva quando voltam a trabalhar.

veja no texto a seguir se o bebê de 4 meses pode começar a introdução alimentar
veja no texto a seguir se o bebê de 4 meses pode começar a introdução alimentar

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto fizemos um super post explicando mais sobre a introdução alimentar e quando ela é ideal. Veja a seguir!

Cupom de Desconto Farmadelivery

Por que a introdução alimentar é feita aos 6 meses?

Nessa idade, a criança começa a desenvolver a capacidade de mastigar mesmo sem ter dentes, uma habilidade que demonstra que o corpo está pronto para receber novos tipos de alimentos além do leite.

Antes disso essa habilidade ainda não se desenvolveu por completo, mas nada impede de que o bebê aceite as papinhas oferecidas bem amassadas.

É por volta dessa idade, também, que os bebês conseguem se sentar, e é importante que ele fique nessa posição na hora de receber alimentos sólidos para não correr o risco de engasgos.

Bebê com 4 meses pode comer papinha?

Embora na maioria dos casos é necessário introduzir os alimentos aos 4 meses, nessa idade é preciso tomar um pouco mais de cuidado, já que o bebê não possui a habilidade de mastigação nem digestiva na boca e garganta, aumentando os riscos de possíveis engasgos. Porém, o bebê com 4 meses pode comer papinha desde que sob recomendação médica.

Se sua licença maternidade não termina aos 4 meses, o mais indicado é esperar até os 6 para começar a introduzir novos alimentos ao seu pequeno, lembrando que é sempre importante conversar com o seu pediatra antes de tomar qualquer decisão.

Quais são os sinais que o bebê dá quando está pronto para começar a comer papinha?

A partir dos 6 meses os bebês começam a dar alguns sinais que estão prontos para começar a provar novos alimentos, sendo eles:

Já senta sem apoio

Essa posição é importante para evitar que o bebê engasgue. Mesmo que o bebê sente-se apoiado, o corpo não fica totalmente ereto, podendo ser prejudicial na hora de deglutir a papinha.

O bebê leva objetos à boca

Enquanto alguns bebês começam a fazer isso mais cedo, o mais comum é que comecem a levar objetos à boca com 6 meses. Isso demonstra uma curiosidade em descobrir o mundo, já que é dessa forma que sentem a forma e textura das coisas. Sendo assim, será mais fácil que ele pegue um pedaço de comida e leve para a boca de forma natural, provando o alimento de forma involuntária.

ao começar a levar objetos à boca, o bebê demonstra que já está pronto para pegar as frutas e vegetais com a mão
ao começar a levar objetos à boca, o bebê demonstra que já está pronto para pegar as frutas e vegetais com a mão

Esse tipo de alimentação em que o bebê come sozinho chama-se BLW, e deve ser conversada com o pediatra antes de ser colocada em prática.

Reflexo de protrusão da língua

Até os 6 meses de idade o bebê passa grande parte do tempo com a língua para fora. Faça um teste e ofereça uma colherada de fruta amassada. Se ele empurrar com a língua quer dizer que não está totalmente pronto para começar a introdução alimentar.

Interesse pela comida

Por instinto, a criança ficará animada e curiosa vendo as outras pessoas comerem, e naturalmente demonstrará interesse em tentar pegar a comida para levar à boca. Pensando nisso, é importante que você tenha hábitos saudáveis para dar exemplo ao pequeno, já que se ele ver que você passa grande parte do tempo comendo doces, ficará curioso e com certeza vai querer provar esse tipo de alimento.

Como fazer a introdução alimentar?

Independentemente se a introdução for feita aos 4 ou 6 meses, ela deve iniciar-se com os alimentos bem amassados, já que os bebês ainda não possuem dentes para começar a mastigar. Alguns especialistas afirmam que a gengiva é capaz de amassar vegetais bem cozidos cortados em pedaços médios, mas é importante seguir as recomendações do pediatra que acompanha o seu filho.

Frutas

Normalmente a introdução inicia-se pelas frutas, embora há alguns anos os especialistas recomendavam dar sucos naturais. Isso mudou porque, além do bebê não se acostumar com os sólidos, o suco acaba tendo muita frutose por se tratar de uma fruta batida ou espremida que acabou perdendo a fibra.

Como o leite materno é adocicado, uma dica é começar introduzindo alimentos mais doces como a banana e o mamão, já que a aceitação tende a ser melhor.

Procure oferecer o mesmo alimento 2 ou 3 dias seguidos para verificar possíveis alergias e como o intestino do bebê reage. De início, a fruta pode ser introduzida 1 vez ao dia pela manhã, e depois de algumas semanas, também no lanche da tarde.

Papinha salgada

Depois de quase 1 mês conhecendo novas frutas, é hora de começar a apresentar os vegetais. Lembre-se, porém, que o mais indicado é oferecer 1 vegetal por vez sem misturá los. Assim o bebê conhece o sabor de cada um individualmente. Você também deve começar a introduzir 1 vegetal por vez na hora do almoço, e esperar 2 ou 3 dias para oferecer um novo tipo de alimento.

Nessa etapa os vegetais não recebem nenhum tipo de sal, mas você pode temperar as papinhas com cebola, alho, cheiro verde, orégano, manjericão etc, desde que também introduza os temperos um a um para verificar possíveis alergias. Lembre-se também de colocar pequenas quantidades desses temperos, já que o bebê pode não aceitar muito bem se a papinha estiver temperada demais.

a papinha deve ser bem amassada e pode ser temperada com ervas, alho e cebola
a papinha deve ser bem amassada e pode ser temperada com ervas, alho e cebola

Depois de algum tempo, por volta dos 8 meses, você introduzirá a carne, verduras e cereais como arroz, também evitando o sal até pelo menos 1 ano de idade. A partir daí, a alimentação do bebê será igual ao do resto da família.

Depois de ver que o bebê com 4 meses pode comer papinha quando a mãe não pode amamentar exclusivamente até os 6 meses, converse com o pediatra do seu filho sobre o assunto e discutam a melhor solução para o seu caso, pensando sempre na saúde e bem-estar do pequeno.