|

Cárie ou Sensibilidade – Quais as diferenças e o que fazer?

Você já sentiu dor ou aquela fisgada que lembra um choque nos dentes ao tomar um sorvete bem gelado ou comer algo muito duro, como um amendoim? A cárie e a sensibilidade dentária são algumas das principais condições que geram esses sintomas.

Para de fato descobrir qual dos dois problemas está causando esse incômodo, deve-se consultar um dentista para que sejam realizados exames e avaliações, para então definir o tratamento correto para ambas especialidades.

Porém, além da consulta clínica, existem alguns indícios que podem facilitar a identificação do problema que está afetando a sua saúde bucal. A seguir, falaremos mais sobre o assunto e vamos explicar um pouco mais sobre as diferenças entre a cárie e a sensibilidade nos dentes.

Leia também:

O que é cárie?

A cárie é uma deterioração da estrutura dentária, que acontece quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver de forma descontrolada. Essas bactérias vão evoluindo com o passar dos dias e as camadas do dente são atingidas, o que pode trazer graves consequências para a saúde bucal do paciente.

Uma prótese sendo analisada, demonstrando a simulação de uma cárie entre dois dentes.
Comer muito açúcar e não escovar os dentes corretamente são os grandes culpados pelas cáries.

Os primeiros sintomas da cárie são a formação de pequenas cavidades ou alterações na cor no dente (manchas brancas e escuras). As manchas podem ficar evidentes ou não, e indicam a desmineralização do esmalte dentário. Enquanto as cavidades, podem se aprofundar a ponto de chegarem próximas a polpa do dente (canal), desencadeando quadros inflamatórios e infecciosos.

As dores decorrentes da cárie normalmente surgem ao mastigar sobre o dente acometido e, em quadros mais agudos, são espontâneas, ou seja, se manifestam sem que dependam de algum estímulo.



O que é sensibilidade

sensibilidade nos dentes surge quando a parte interna do dente – a dentina – fica exposta. Essa exposição pode decorrer da retração gengival, do desgaste do esmalte do dente, por fraturas, entre outros diversos fatores.

A dentina, por sua vez, possui milhares de canais microscópicos e terminações nervosas que vão até o centro do dente. Por isso, quando surge um estimulo térmico (calor e frio), ou quando comemos algo muito doce ou ácido, é comum sentirmos aquele incômodo.

Ou seja, a sensibilidade acaba sendo mais difícil de se perceber sem um avaliação de um profissional. Por não ser tão perceptível quanto a cárie, a sensibilidade pode ser relacionada a uma resposta natural dos dentes.

Homem sentindo desconforto causado pelo sorvete muito gelado em contato com os dentes.
As mudanças de temperatura e alimentos ácidos podem causar hipersensibilidade.

Além disso, a sensibilidade pode se somar aos sintomas da cárie, por conta da inflamação que pode ocorrer no interior do dente. O contato com temperaturas quentes e frias pode causar dor intensa.

Como diferenciar a cárie da sensibilidade?

O diagnóstico correto só pode ser feito por um cirurgião-dentista ou profissional da saúde oral, através do exame visual ou clínicos. Portanto, somente um especialista é capaz de identificar e diagnosticar de forma exata a causa da dor.

As duas condições também são tratadas de maneiras diferentes, cada uma com um procedimento específico. Quando não é feito o acompanhamento adequado, o quadro pode se agravar a longo prazo.

Dentista realizando avaliação dos dentes da paciente para diagnosticar cárie  ou sensibilidade.
Consultar-se com o dentista previne o surgimento de doenças que possam atrapalhar a saúde da sua boca.

Sendo assim, ao notar o surgimento de manchas, dores, sensação de incômodo, busque imediatamente um dentista profissional para iniciar os cuidados imediatamente.

Como evitar a cárie e a sensibilidade?

Algumas medidas simples podem prevenir ambos os problemas. Em casos de sensibilidade, evitar alimentos ácidos, fazer a higienização oral com escova de cerdas macias e com o tamanho adequado para sua boca, ajudam a não comprometer as gengivas e o esmalte do dente.

Além disso, o uso de cremes dentais e enxaguantes bucais com flúor em sua fórmula, promovem a restauração e fortalecem o esmalte dos dentes.

Escova de dente macia, fio dental e enxaguante bucal são importantes para combater a cárie e o desgaste do esmalte do dente.
A higiene bucal quando realizada corretamente, é capaz de prevenir doenças como o tártaro, gengivite, cárie e outras.

Quando o diagnóstico for de cárie, a melhor forma de evita-la é mantendo uma dieta equilibrada, diminuindo o consumo de carboidratos e doces, associada a uma boa higienização bucal. Fio dental e enxaguantes bucais com flúor e sem álcool, são grandes aliados na prevenção da cárie.

Pode-se notar, que a melhor forma de manter seu sorriso em dia e saudável é mantendo bons hábitos de higiene e alimentares. São pequenas mudanças na rotina que irão garantir o bem-estar e qualidade de vida. Portanto, sempre busque a orientação de um profissional para cuidar dos seus dentes de forma correta.

No site da Farmadelivery você encontra ofertas especiais em itens de Higiene Oral. Acesse e confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares