Causas do câncer de próstata: Quais são e como prevenir
Considerado um dos tumores mais comuns em homens, o câncer de próstata é uma doença que pode levar ao óbito quando não é descoberta e tratada corretamente. Por isso, prevenir e realizar o acompanhamento é fundamental para o diagnóstico precoce. Mas você sabe quais são as causas do câncer de próstata?
As causas ainda não são totalmente conhecidas pelos pesquisadores, mas alguns estudos indicam alguns fatores de risco como influência para o desenvolvimento da doença. Por isso, neste conteúdo separamos algumas das principais causas do câncer de próstata, que podem variar entre genéticos e maus hábitos. Leia o conteúdo até o final e saiba mais!
O que é próstata?
A próstata é uma glândula presente no sistema genital masculino, localizada abaixo da bexiga urinária e na frente do reto. A sua principal função é produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen.
+ Leia mais em: Como melhorar a saúde masculina?
O câncer
O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre homens, depois do câncer de pele. Mesmo se tratando de uma doença comum, a maioria dos homens evitam falar sobre o assunto por medo ou desconhecimento.
Mais frequente em homens acima de 50 anos, estatísticas indicam que 1 a cada 8 homens desenvolverá o câncer de próstata ao longo da vida.
Contudo, apenas 1 a cada 41 homens morrerá nessa condição. No Brasil, a doença é responsável por cerca de 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás somente dos óbitos causados por câncer de pulmão.
Causas do câncer de próstata
A causa exata do câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida, mas sabe-se que a doença surge através de interações entre fatores ambientais e certa predisposição genética.
Neste caso, essa interação pode provocar mutações no DNA, provocando o crescimento anormal das células da próstata, ação que leva à formação de tumores malignos na glândula. Para entender melhor, veja a seguir quais são as principais causas do câncer de próstata:
IDADE
A idade é uma das causas que mais prevalecem no câncer de próstata. Isso porque a idade influencia no tempo que a doença leva para se instalar na próstata. A maioria dos tumores crescem de forma lenta e 80% dos casos são descobertos após os 65 anos.
A presença da doença em homens antes dos 40 anos é rara. Contudo, em homens com mais de 50 anos a possibilidade do desenvolvimento da doença cresce 40%.
HISTÓRICO FAMILIAR
Estudos indicam que a doença apresenta fatores genéticos hereditários. Portanto, homens que tenham na família um parente direto (pai, irmão ou avô) com câncer de próstata, apresentam um risco 2 a 3 vezes maior de desenvolver a doença. A chance é maior caso esse parente desenvolveu o câncer em uma idade jovem, ou se mais homens da família tiveram a doença.
Entre os fatores de risco, incluem idade acima dos 50 anos, histórico familiar da doença, maus hábitos alimentares, sedentarismo e obesidade.
ALTERAÇÕES GENÉTICAS
De todos os casos da doença, somente 10% está relacionado a mutações genéticas. Em casos onde no mínimo 3 parentes foram acometidos por esse tipo de tumor, genes como o BRCA 1 e 2 podem sofrer alterações.
EXPOSIÇÃO AMBIENTAL
Algumas exposições a agentes químicos, como ao cádmio, pesticidas e herbicidas, estão entre as prováveis causas do câncer de próstata.
SEDENTARISMO E OBESIDADE
O excesso de gordura armazenada no corpo e a falta de exercícios físicos podem ter relação com o desenvolvimento do câncer de próstata. Normalmente, homens que estão acima do peso apresentam versões agressivas de tumores, o que pode complicar o tratamento e dificultar as chances de cura.
ALIMENTAÇÃO
Apesar de não ser uma das principais causas do câncer de próstata, a alimentação exerce grande influência no que diz respeito ao desenvolvimento da doença.
Pesquisas indicam que homens que consomem grande quantidade de carne vermelha, alimentos gordurosos, derivados de leite e poucos vegetais, podem apresentar um risco aumentado.
Como prevenir o câncer?
Observando as causas do câncer de próstata, podemos entender que algumas medidas podem ser adotadas como forma de prevenção do desenvolvimento da doença.
Além disso, recomenda-se que homens a partir dos 50 anos façam acompanhamento médico e realizem exames de rotina como método de prevenção e para um possível diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
+ Para saber mais, leia também: Câncer de Próstata – O que é e quais são os sintomas.
Agora que você já conhece as principais causas do câncer de próstata, não deixe de consultar seu médico para mais informações. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para impactar outros homens sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina.