Como saber se o colesterol está alto e o que fazer para baixá-lo?

0
395
saber se o colesterol está alto

O colesterol alto é uma condição de saúde em que o fígado produz um nível elevado de gordura de acordo com os alimentos que ingerimos. Porém, diferente do que se imagina, nem todo o colesterol é maléfico para a nossa saúde. Quando consumimos alimentos ricos no colesterol bom, diminuímos as chances de acúmulo de gordura nas artérias e riscos de saúde. Mas você sabe como identificar quando o colesterol está alto?

Além do colesterol bom, o HDL, o corpo também produz o LDL, chamado de colesterol ruim, encontrado principalmente em alimentos ricos em gorduras hidrogenadas e de origem animal. Quanto maiores os níveis de LDL, mais rápido os níveis do HDL baixam, fazendo com que o paciente desenvolva riscos de desenvolver problemas de saúde mais sérios como infarto e AVC.

Para lhe auxiliar a cuidar da sua saúde e ficar de olho no colesterol, separamos tópicos que vão lhe ensinar a identificar quando os níveis de gordura estão elevados. Confira!

O que é colesterol?

O colesterol é um lipídio que pode ser dividido entre o HDL e o LDL. Enquanto o LDL fica responsável por levar gordura até o fígado e ainda depositá-la nas artérias, o HDL limpa a corrente sanguínea e evita as complicações que essa obstrução poderia causar.

Cupom de Desconto Farmadelivery
o colesterol é uma gordura estimulada pelos alimentos ricos em gorduras saturadas
o colesterol é uma gordura estimulada pelos alimentos ricos em gorduras saturadas

Apesar de parecer prejudicial à saúde, em níveis normais o colesterol é importante para a manutenção do nosso organismo, já que atua na produção dos hormônios sexuais como progesterona e testosterona, e ainda tem parte na formação dos sais biliares que ajudam na digestão de gorduras da dieta.

Quais alimentos aumentam o LDL?

De modo geral, os alimentos que mais atuam para aumentar o LDL no nosso organismo são:

  • gorduras hidrogenadas como margarina, óleo canola e óleo de soja;
  • salsichas e embutidos;
  • biscoitos recheados;
  • leite;
  • queijos amarelos;
  • creme de leite;
  • manteiga.

Quais alimentos que aumentam o HDL?

Já o HDL é estimulado pelo consumo de alimentos ricos em gorduras insaturadas, como:

  • abacate;
  • amendoim;
  • amêndoas;
  • castanhas;
  • azeite de oliva.

Como saber se o colesterol está alto?

O colesterol alto é considerado uma condição silenciosa que nem sempre apresenta sintomas ou conta com sinais brandos que acabam passando despercebidos. O principal deles é o acúmulo de gordura ao redor dos olhos, chamados de xantelasmas, e a coloração amarelada na palma das mãos.

uma forma eficaz de medir o colesterol é fazendo exames de sangue
uma forma eficaz de medir o colesterol é fazendo exames de sangue

Outros sinais que podem fazer o médico desconfiar de níveis de gordura altos é o inchaço no abdômen sem motivo e o aumento da sensibilidade na região da barriga.

Leia também O que o colesterol pode causar? 10 Perigos que você precisa saber

Quais exames fazer para medir o colesterol?

O principal exame feito para identificar quadros de colesterol alto é o exame de sangue com jejum de 12 horas, que indica tanto a quantidade de colesterol total, como a quantidade de LDL e HDL, além da quantidade de triglicerídeos.

Com isso, fica mais fácil identificar a necessidade de aumentar o consumo de alimentos ricos em HDL, e diminuir a ingestão de gorduras saturadas.

O que fazer para garantir a eficácia do exame de colesterol?

Antes do colher o sangue para que verificar o colesterol, é preciso que o paciente:

  • informe ao laboratório se está de jejum ou não;
  • não ingerir bebidas alcoólicas antes da realização do exame;
  • evitar atividade física de alta intensidade dias antes do exame.

Aliás, é fundamental ressaltar que não é recomendado começar uma dieta ou a mudar a alimentação de forma drástica nas semanas que antecedem o exame, pois isso poderá mascarar os reais resultados dos níveis de colesterol no sangue, fazendo com que o resultado seja alterado.

O que fazer quando o LDL está alto?

Quando os níveis de colesterol estão elevados a primeira coisa a se fazer é procurar um cardiologista, ele avaliará seu histórico clínico assim como se há um histórico de doenças cardiovasculares na família, só assim ele poderá melhor tratamento.

É importante saber que o tratamento de doenças crônicas como o colesterol é individualizado, ou seja, para cada paciente há um tipo de tratamento específico. Em razão disso, há casos em que não será necessário o uso de medicações para conter a doença, basta apenas uma dieta balanceada e prática de atividade física moderada, ao menos três vezes por semana.

a mudança de alimentação é uma formas mais eficazes de controlar o LDL
a mudança de alimentação é uma formas mais eficazes de controlar o LDL

Lembrando que a reavaliação clínica do paciente é realizada normalmente de três em três meses, sendo sujeito a mudança no tratamento de acordo com a progressão ou regressão da comorbidade.

Além disso, é preciso ressaltar que a mudança da rotina e da dieta são os principais pilares para evitar o desequilíbrio do colesterol. Portanto, é necessário para o portador da doença seguir uma dieta saudável, evitando ingerir comida industrializada, como o fast food, por exemplo, e optar por um cardápio à base de fibras, frutas, e gorduras boas, como salmão. 

Como identificar os sintomas do colesterol alto?

O colesterol assim como outras comorbidades cardíacas são perigosas por se tratarem de doenças que não demonstram sintomas, por isso evoluem sem a percepção do paciente. No entanto, o LDL permite que a gordura ruim consumida se aloje no fígado, o que possivelmente causará desconfortos como:

  • pequenos hematomas na pele chamados de xantomas;
  • inchaço constante na região do abdômen;
  • elevação da sensibilidade no abdômen.

Agora que você descobriu como saber se o colesterol está alto, apesar de serem pequenos, fique atento aos sinais que o LDL desencadeia no organismo, e em caso de suspeita realize o exame laboratorial. Além disso, mantenha seus exames de rotina sempre em dia.

Colesterol e Trigliceres é coisa séria

Tanto o colesterol quanto o trigliceres são doenças sérias, que podem ser tratadas mas precisam de atenção.

Em grandes quantidades, ambos representam perigo para a saúde, especialmente na parte cardiovascular, pois provocam um acúmulo de gordura nas paredes das artérias, levando a possíveis complicações graves que vão desde esteatose hepática, pancreatite até infarto e o derrame cerebral (AVC).

Se você precisar e tiver recomendação médica, a Farmadelivery lhe auxilia oferecendo os melhores preços de remédios para colesterol e trigliceris, confira!