Quais as principais vitaminas, minerais e medicamentos que combatem a queda de cabelo?

0
892
vitaminas que combatem a queda de cabelo

Usar os produtos corretos que combatem a queda de cabelo é um problema enfrentado por milhares de pessoas de todas as idades, e embora a causa possa variar desde descontroles hormonais, até doenças crônicas, na maioria dos casos o problema é desencadeado por falta de vitaminas e minerais.

Isso acontece porque, a maioria desses nutrientes fazem parte da síntese de queratina, um tipo de proteína presente na construção e fibra capilar. Quando essas vitaminas estão em falta no organismo, causam uma deficiência que resulta na queda dos fios.

Em alguns quadros de queda de cabelo ainda pode ser necessário o uso de medicamentos, já que apenas a suplementação não consegue lidar com a perda capilar.

Conheça agora quais são os nutrientes e medicamentos mais usados no combate à queda capilar!

Cupom de Desconto Farmadelivery

Vitaminas que combatem a queda de cabelo

Vitamina A

Encontrada principalmente na couve, cenoura, laranja, mamão, espinafre, manga, batata-doce e brócolis, a vitamina A, que também é chamada de retinol, age como um poderoso antioxidante natural, favorecendo a produção do sebo capilar no couro cabeludo. 

uma fruta bastante conhecida rica em vitamina A é a manga
uma fruta bastante conhecida rica em vitamina A é a manga

O sebo nada mais é do que a oleosidade natural responsável por hidratar os fios e fortalecê-los protegendo-os das agressões externas como poluição, poeira e até do sol.

Complexo B

As principais vitaminas para o combate de queda capilar são as vitaminas do complexo B, que incluem a vitamina B6 (piridoxina), B8 (biotina) e B5 (ácido pantotênico). De modo geral, são encontradas em alimentos como a gema de ovo, alho, peixes, melancia e batata.

Sua importância para o combate à queda capilar se dá pela proteção que as vitaminas do complexo B oferecem ao organismo, fazendo com que os fios cresçam mais rápido e com mais força, além de evitar sua fragilidade para que não se quebrem facilmente.

Vitamina C

Também conhecida por sua ação antioxidante, o ácido ascórbico, como também é chamada a vitamina C, é fundamental na produção de colágeno, principal proteína estrutural do corpo humano, que também está presente na estrutura do fio de cabelo.

a laranja é considerada uma fruta rica em vitamina C
a laranja é considerada uma fruta rica em vitamina C

Com a deficiência de vitamina C, os cabelos ficam frágeis e sofrem com a ação de agentes externos, e possuem uma tendência maior em quebrar e cair. Além disso, ficam mais ressecados e com maior incidência de pontas duplas.

A vitamina C é encontrada nas frutas como kiwi, abacaxi, manga, laranja e morango e em algumas leguminosas como tomate e brócolis.

Minerais que combatem a queda de cabelo

Ferro

O ferro é um dos minerais mais importantes do corpo humano, já que é o responsável por auxiliar no transporte do sangue para os órgãos do corpo. No entanto, ele também age dando força para os cabelos, já que auxilia na irrigação do couro cabeludo.

Quando está em falta no organismo, os cabelos perdem a força e começam a cair mais do que o normal, sendo esse também um dos sintomas mais frequentes de quadros de anemia.

O ferro pode ser encontrado em carnes, feijão e folhas escuras como espinafre e couve.

Magnésio

Por participar de diversas reações enzimáticas essenciais para a saúde do organismo e dos cabelos, o magnésio contribui para cor, força, maciez e hidratação dos fios.

Uma dica é aliar o consumo de magnésio com vitamina B6 por meio da suplementação para potencializar os resultados de ambos os nutrientes. Isso porque os dois podem ser usados como uma forma de complemento, já que ambos atuam melhorando a força e hidratação dos fios.

o magnésio pode ser encontrado no feijão preto
o magnésio pode ser encontrado no feijão preto

O magnésio é encontrado em alimentos como feijão preto, banana, castanhas, abacate e aveia.

Zinco

Uma das ações mais importantes do zinco é na participação da reprodução celular e reparação dos tecidos capilares. Ou seja, o mineral atua diretamente na textura e brilho dos cabelos, além de estar relacionado com o combate à calvície e diminuição da queda capilar. Você consegue encontrar o zinco em frutos do mar, peixes e carnes em geral.

Medicamentos que combatem a queda de cabelo

Minoxidil

Um dos medicamentos mais conhecidos e usados para combater a queda de cabelo é o minoxidil, uma solução indicada especialmente para alopécia androgênica. A substância age no organismo estimulando o crescimento dos fios por aumentar o calibre dos vasos sanguíneos. Como resultado, melhora a circulação de sangue local e prolonga a fase de crescimento capilar.

O medicamento é contraindicado para grávidas e lactantes, e deve ser recomendada por um especialista.

No geral, é possível encontrar o minoxidil em concentração de 2 e 5%, geralmente sendo aplicado cerca de 1 ml por dia em um tratamento que pode durar até 6 meses.

Finasterida

A finasterida também é um fármaco bastante famoso no combate à perda de cabelo, e é indicado para tratar a queda capilar de homens que sofrem com a alopécia androgênica. Recomenda-se ingerir 1 comprimido durante 3 meses para começar a visualizar os resultados, mas é necessário indicação médica para verificar a quantidade ideal de acordo com cada quadro.

A finasterida não deve ser usada por mulheres, principalmente grávidas e lactantes.

Espironolactona

Outro medicamento que combate à queda de cabelo é a espironolactona, que normalmente é usado por pacientes hipertensos ou com distúrbios edematosos. Porém, possui um efeito anti-androgênico que pode ser usado para tratar alopecia em mulheres.

Sua ação no organismo retarda a progressão da queda de cabelo, além de promover o crescimento de fios novos. Em alguns casos, seu uso é associado ao minoxidil para que os efeitos sejam potencializados.

a Espironolactona retarda a progressão da queda capilar e promove o crescimento de fios novso
a Espironolactona retarda a progressão da queda capilar e promove o crescimento de fios novso

O fármaco não deve ser usado em pacientes com insuficiência renal aguda, hipercalemia, anúria e doença de Addison. Também é contraindicado na gravidez e lactação.

Pantogar

O pantogar nada mais é do que a mistura da queratina, um tipo de proteína importante para o crescimento capilar, com nutrientes como pantotenato de cálcio, cistina e tiamina. A mistura age diretamente no crescimento de cabelos e unhas saudáveis, e é muito usado no combate à queda de cabelo. 

Normalmente é indicado para a perda de cabelo feminina, e não deve ser usado por grávidas e lactantes sem prescrição médica.

Depois de ver quais as principais vitaminas, minerais e medicamentos que combatem a queda de cabelo, não deixe de consultar um médico caso note um aumento da perda de fios durante o dia. Caso note que seus cabelos estão com dificuldades em crescer, também pode ser necessário suplementar algumas vitaminas.

Produtos Antiqueda e para Crescimento Capilar?

Na Farmadelivery você encontra diversos produtos antiqueda e para crescimento capilar das melhores marcas e ainda com ótimas ofertas, confira nossa seção de Produtos para Crescimento do Cabelo!