Descubra como aumentar os níveis de vitamina D no organismo e manter a saúde em dia.
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Como aumentar a produção de vitamina D no corpo?

Garantir os bons níveis e aumentar a produção de vitamina D no organismo é fundamental para manter o corpo saudável e funcionando corretamente. Para isso, não existe muito segredo mas requer alguns cuidados importantes.

Portanto, alimentação e realizar um acompanhamento médico são algumas das formas para garantir que esteja tudo em ordem. Ou seja, vale incluir alguns hábitos simples ao seu dia a dia.

Sendo assim, nesta matéria você irá descobrir algumas dicas fundamentais para aumentar os níveis de vitamina D e como melhorar a sua produção natural. Leia o conteúdo até o final e saiba mais.

Veja também: As melhores vitaminas para aumentar imunidade

Quais os sintomas da vitamina D baixa?

A falta do nutriente pode causar a presença de alguns sintomas, que na maioria das vezes são sutis e quase imperceptíveis, o que pode dificultar seu diagnóstico precoce.

O cansaço pode estar relacionado aos níveis baixos do nutriente.
O cansaço pode estar relacionado aos níveis baixos do nutriente.

Por isso, frisamos a importância em consultar um profissional da saúde para uma avaliação exata e precisa. Veja a baixo alguns dos prováveis e mais comuns sintomas causados pela vitamina D baixa:

  • Mal-estar e cansaço: Pacientes com níveis muito baixos de vitamina D podem apresentar mal-estar, fadiga e cansaço;
  • Queda de cabelo: Os baixos níveis do nutriente pode estar relacionado ao desenvolvimento da alopecia areata;
  • Adoecer com frequência: O nutriente auxilia o organismo a combater vírus e bactérias que causam doenças, portanto, exerce papel fundamental no sistema imunológico;
  • Problemas ósseo e musculares: A vitamina D atua na absorção do cálcio e no metabolismo ósseo. Ou seja, quando está em falta, pode tornar os ossos fracos e causar espasmos musculares.


Existem grupos de risco?

Sim! Pessoas que convivem com condições específicas de saúde podem desenvolver a deficiência de vitamina D e são consideradas grupo de risco. Dentre elas, podemos destacar:

  • Gestantes;
  • Idosos com histórico de fraturas;
  • Obesos;
  • Pacientes com doença renal crônica, fibrose cística, doença inflamatória intestinal e doença de Crohn;
  • Pacientes com raquitismo/osteomalácia, osteoporose e hiperparatiroidismo secundário.
A deficiência do nutriente só pode ser confirmada realizando exame de sangue.
A deficiência do nutriente só pode ser confirmada realizando exame de sangue.

Bebês pré-maturos, pessoas que não possuem uma dieta equilibrada e não pegam sol com frequência possuem maiores chances de desenvolver complicações relacionadas a falta do nutriente.

Para diagnosticar os baixos índices da vitamina D, o médico deve solicitar um exame de sangue chamado 25-hidroxivitamina D, que determina os níveis do nutriente.

Neste caso, para ser considerado adequado, o paciente deve apresentar um volume a cima de 30ng/ml.

Como aumentar a produção de vitamina D?

Algumas orientações e mudanças de hábitos podem influenciar na sua saúde e ajudar a aumentar a produção de vitamina D. Veja a seguir as principais delas:

1. Faça um acompanhamento médico regular

Independente de você fazer parte ou não dos grupos de risco citados a cima, é sempre bom garantir que sua saúde esteja em dia.

Realizar um acompanhamento médico adequado é fundamental para manter a saúde.
Realizar um acompanhamento médico adequado é fundamental para manter a saúde.

Portanto, é sempre bom agendar consultas e exames de prevenção para um acompanhamento adequado, assim, você consegue evitar maiores problemas no futuro.

Além disso, o profissional da saúde poderá fazer recomendações quanto uma dieta adequada, tempo exato de exposição solar, como também indicar o uso de suplementos vitamínicos para reposição do nutriente.

2. Tome banhos de sol

Para obter as quantidades ideais de vitamina D, o certo é se expor diariamente ao sol, por 10 a 20 minutos ou conforme a orientação médica.

Exposição solar é a principal fonte de vitamina D.

Além disso, é importante se atentar ao melhor sol para adquirir essa vitamina D, que é entre as 10h às 16h. Para tomar o banho de sol sem prejudicar a pele, é válido seguir algumas orientações:

Banhos de sol ajudam a aumentar a vitamina no corpo.
  1. Proteja o rosto e colo, deixando apenas os braços e pernas expostos;
  2. Para evitar irritação e lesões na pele pelo sol, não ultrapasse o tempo de exposição;
  3. Ao término do tempo, proteja o restante do corpo com protetor solar ou roupas adequadas.

Ou seja, você pode adquirir o nutriente numa caminhada, realizando exercícios ao ar livre ou mesmo tomando um banho de sol.

Leia também: Como funciona a absorção de vitamina D e o que atrapalha?

3. Alimente-se corretamente

Apesar de não ser a principal fonte do nutriente, a Vitamina D também pode ser encontrada em alguns tipos de alimentos, como por exemplo:

Alimentos não são as fontes principais do nutriente.
Alimentos não são as fontes principais do nutriente.


4. Realize suplementação para aumentar vitamina D

A suplementação pode ser indicada para pacientes com maior risco de deficiência de vitamina D e, também para quem possui um estilo de vida que não favorece a exposição solar e alimentação adequada.

Sendo assim, o uso de suplementos alimentares se tornou uma alternativa segura e eficaz para quem precisa repor as quantidades de vitamina D necessária.

O uso de suplemento é uma opção para aumentar a vitamina D no organismo.
O uso de suplemento é uma opção para quem possui maior risco de deficiência do nutriente.

No entanto, vale frisar que a suplementação só deve ser realizada com a orientação médica. Pois o profissional irá indicar a concentração adequada como também uma opção de suplemento bem avaliado.

Além disso, é importante ressaltar que o conteúdo desta matéria é apenas imformativo e não dispensa a consulta médica.

Sendo assim, não existe segredo para aumentar a quantidade de vitamina D. Basta realizar um acompanhamento médico adequado e agregar bons hábitos a sua rotina.

E como falamos, se houver a necessidade de realizar a suplementação, acesse agora o site da Farmadelivery. Lá você encontra as melhores marcas de suplementos de Vitamina D, com descontos imperdíveis. Confira!


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