|

Como funciona a absorção de vitamina D e o que atrapalha?

A vitamina D é um pró-hormônio essencial para a saúde, que é obtida partir da exposição a luz solar e através dos alimentos. Porém, você sabe o que fazer para melhorar a absorção de vitamina D em seu organismo e o que dificulta esse processo?

Garantir os bons níveis desse nutriente é importante, pois ele age em diversas funções do corpo e mantém o equilíbrio de vários órgãos. Além disso, a vitamina D favorece a absorção do cálcio e fósforo, fortificando ossos, dentes e músculos.

Portanto, neste texto você irá descobrir o que dificulta, como é feita e outras dúvidas sobre a absorção de vitamina D no organismo. Leia a matéria até o final e saiba mais.

Acesse também: Vitamina D baixa – Quais os sintomas e como identificar?

Qual a importância da vitamina D para a saúde?

Estudos comprovam que a deficiência da vitamina D está relacionada a diversas complicações como doenças autoimunes, doença inflamatória intestinal, hipertensão, diabetes, dores articulares.

A vitamina D age em diversas funções importantes do organismo.
A vitamina D age em diversas funções importantes do organismo.

Além disso, quadros de Alzheimer, esclerose múltipla e outras doenças degenerativas também podem sofrer influencia com ausência do nutriente. Ainda, em crianças, a falta de vitamina D pode causar retardo do crescimento e raquitismo.

Por isso, vale reforçar que idosos, crianças, gestantes e mulheres lactante, pessoas com pele morena e obesos apresentam mais deficiência de vitamina D e necessitam de um acompanhamento médico.

Como o corpo absorve a vitamina D?

O intestino absorve a vitamina D, junto com as gorduras e com a ajuda da bile. Após ser esse processo, ocorre a conversão do nutriente na pele em hormônio ativo por meio dos raios ultravioletas e, por isso a importância do sol.

Ainda, o fígado é o órgão responsável pela captação e armazenamento do nutriente.



Como melhorar a absorção do nutriente?

Os raios solares são a melhor fonte para absorção de vitamina D. Para isso, é importante que a exposição ao sol seja feita da seguinte forma:

  • Pessoas de pele clara devem tomar entre 15 a 20 minutos de sol, três vezes por semana.
  • Pessoas de pele mais escura, recomenda-se um tempo de 3 a 5 vezes maior para sintetizar a mesma quantidade de vitamina D.

Além disso, o melhor horário para que ocorra a sintetização da vitamina D pelo organismo é das 10h às 15h, onde o sol não é tão forte.

A absorção de vitamina D é potencializada com banhos de sol ou com a suplementação do nutriente.
A absorção de vitamina D é potencializada com banhos de sol ou com a suplementação do nutriente.

No entanto, para casos onde a pessoa deve evitar os banhos de sol, é necessário consultar um médico antes, pois deverá consumir o nutriente através da alimentação ou suplementação.

Como é feita a suplementação?

O uso de suplementos de vitamina D deve ser feito com a orientação do médico ou nutricionista, após avaliação dos níveis de deficiência. A quantidade e o modo de tomar varia conforme a necessidade de cada paciente.

Neste caso, o uso dos suplementos pode ser feito juntamente com alimentos fonte de vitamina D. Deste modo, a absorção e o aproveitamento dos suplementos será mais eficiente.

Atum e cogumelos são exemplos de alimentos ricos no nutriente.
Atum e cogumelos são exemplos de alimentos ricos no nutriente.

Veja a seguir alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina D:

  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Bife de fígado;
  • Gema de ovo;
  • Atum;
  • Cogumelos;
  • Leite e derivados.


O que atrapalha a absorção da vitamina D?

Uma alimentação rica em carboidratos refinados, como pães, massas e doces dificulta a absorção desta vitamina. Ou seja, é necessário manter uma alimentação equilibrada, com poucos carboidratos refinados.

O uso em excesso de protetor solar ou se expor ao sol com muita roupa atrapalha a absorção da vitamina.
O uso em excesso de protetor solar ou se expor ao sol com muita roupa atrapalha a absorção da vitamina.

Outro fator que pode reduz a capacidade de sintetizar a vitamina D é o uso excessivo de filtro solar. Portanto, recomenda-se se expor somente durante o tempo e horário indicado e, após esse período, proteja-se adequadamente.

Além disso, algumas doenças também podem dificultar a absorção do nutriente como a doença celíaca e a insuficiência renal crônica (IRC). Isso ocorre porque elas agridem os dois órgãos responsáveis para absorção e síntese da vitamina D: o fígado e o intestino.

Leia também: Para que serve a vitamina D? Conheça 10 funções importantes dessa vitamina.

Como tratar a deficiência de vitamina D

No caso do paciente apresentar algumas das complicações a cima, é importante dosar sempre os níveis de vitamina D e iniciar uma suplementação medicamentosa quando necessário.

Por isso, o acompanhamento médico é essencial. Consulte seu médico e nutricionista de confiança de confiança para uma avaliação detalhada e melhor orientação.

Enquanto ao uso do protetor solar, informe-se com seu dermatologista. Pois como citamos anteriormente, a exposição ao sol varia conforme pele e condição de cada um.



Como é possível notar, a vitamina D é um elemento fundamental para a nossa saúde. Portanto, certifique-se de que a quantidade do nutriente é ideal para manter seu organismo saudável.

Sendo assim, vale lembrar que o conteúdo da matéria é apenas informativo e não dispensa a consulta com o médico ou outro profissional da saúde.

Aproveite e confira no site da Farmadelivery ofertas de Vitaminas e Minerais das melhores marcas e com descontos imperdíveis. Acesse e garanta já!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!

Posts Similares