Como criar novos hábitos saudáveis e alimentares?
Cada vez mais surgem novas receitas, deitas e produtos que prometem milagres a nossa saúde. Contudo, pouco se discute sobre como podemos mudar a qualidade de vida aderindo novos costumes e hábitos saudáveis no cotidiano.
Começar algo novo demanda tempo, paciência e muita disciplina. Porém, quando entramos no campo da alimentação, podemos ter ainda mais resistência à mudanças. Isso acontece uma vez que o paladar pode estar acostumado a alimentos com baixo índice nutritivo fazendo com que a adaptação a uma nova dieta seja mais trabalhosa.
+ Leia também: Alimentação saudável no verão: O que comer?
O que são hábitos saudáveis?
Os hábitos saudáveis são estratégias que quando adotadas corretamente, trazem benefícios à nossa saúde física e mental, e que contribuem para nosso bem-estar.
No caso dos alimentos, por exemplo, cada um possui sua quantidade nutritiva que pode ser alta ou baixa. Assim, um bom hábito alimentar é fazer a troca de alimentos pouco nutritivos para outros com alto teor nutritivo.
No entanto, é importante ressaltar que a mudança de hábito não é a mesma coisa que dieta. Normalmente, a dieta é atribuída a um plano alimentar para uma situação específica e tem uma duração determinada. Já os hábitos são mudanças no estilo de vida, que atuam em conjunto com outras mudanças e devem durar a vida inteira.
Trocar uma vida sedentária com uma caminhada pode ser uma ótima opção para começar com o pé direito e na sequência, a mlhoria dos hábitos alimentares pode colocar você em outro patamar de saúde.
Qual é a importância de ter bons hábitos alimentares?
Segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças.
Apesar de muita gente achar que os hábitos saudáveis estão associados apenas com comidas e refeições, bons hábitos incluem ainda felicidade e prazer, boa companhia e desfrutar de momentos agradáveis.
Os hábitos saudáveis começam por você!
Mesmo com o acompanhamento nutricional e orientação profissional adequada, não adianta seguir todos os paços de uma rotina saudável, se não partir de uma vontade própria. A chave para a adoção de novos hábitos saudáveis acontece quando o indivíduo passa a ter a autonomia e ser responsável pelo seu autocuidado.
A partir da adequação de novos hábitos, consequentemente, vem a perda de peso, melhora da saúde, redução dos perfis lipídicos e glicêmico, e aumento da disposição.
Como criar hábitos saudáveis?
Para criar rotinas saudáveis, ter boa saúde e alcançar seus objetivos, é necessário adotar algumas estratégias. Veja abaixo quais são elas:
- DEFINA SUAS METAS – Antes de tudo, determine com clareza quais hábitos você quer ter e o que você precisa em sua vida;
- ESTABELEÇA UM PLANO – Em seguida, estabeleça um plano específico, com ações realistas, que você consiga incorporar à sua rotina;
- SEJA CONSISTENTE – Repetindo os mesmos bons hábitos após as mesmas situações, seu cérebro, com o tempo vai realizar estes comportamentos automaticamente;
- LUTE CONTRA AS RECAÍDAS – Recaídas e contratempos podem surgir a qualquer momento, mas se você parar de realizar o hábito saudável, será mais difícil recomeçar com firmeza;
- FAÇA UMA PAUSA – Todo mundo precisa de pausas. Por isso, é sempre bom separar um tempo para relaxar, refletir, praticar ativamente a positividade e a gratidão.
Mas como montar uma rotina alimentar ideal?
Após determinar suas estratégias, a primeira coisa que vem em mente é como seguir uma alimentação saudável? Quais critérios avaliar? O que levar em consideração?
Ter bons hábitos alimentares vai muito além de se alimentar adequadamente. É saber de onde vem o alimento, consumir alimentos nutritivos, na quantidade certa, trazendo para o organismo todos os nutrientes necessários para manter a energia, prevenir doenças, garantir o bom funcionamento e bem-estar do corpo e da mente.
Dados da OMS mostraram que níveis de nutrição adequados podem aumentar a produtividade em até 20%.
A OMS ainda declara que uma dieta rica em alimentos nutritivos e saudáveis pode reduzir a probabilidade de desenvolvimento de problemas de saúde, como por exemplo, a obesidade, doenças cardíacas, diabetes e diferentes tipos de câncer.
Você pode começar a criar um bom hábito alimentar agora mesmo, sem muita pressão. Veja algumas dicas de como começar:
1. Planeje sua semana
Para criar um plano alimentar saudável a dica principal é se organizar. Crie um cardápio semanal e garanta que terá todos os ingredientes em casa vai fazer parte do seu novo hábito. Quando for ao supermercado, monte uma lista de compras para não esquecer nenhum item ou comprar ingredientes em excesso.
2. Respeite os horários das refeições principais
Café da manhã, almoço, lanche e jantar são as quatro refeições diárias mais importantes. Portanto, não pule nenhuma delas! Respeitar esses horários é a melhor forma de manter o organismo sempre abastecido, evitando assim a compulsão pela comida.
3. Dedique-se apenas a refeição
Mastigar bem os alimentos, pousar o garfo no prato enquanto mastiga, sentir bem o aroma, sabor e a textura da comida são formas de facilitar a digestão e evitar o consumo em excesso dos alimentos.
4. Beba bastante água
Tenha sempre uma garrafinha de água por perto, isso facilita a criação do hábito de se manter bem hidratado ao longo do dia.
5. Consuma mais vegetais
Frutas, verduras e legumes são essenciais para a saúde, porque ajudam a regular as funções do organismo. Portanto, inclua pelo menos 3 porções de frutas, além das hortaliças nas principais refeições, diariamente.
6. Aposte nos alimento ricos em gorduras boas
Apesar do receio, saiba que nem todas as gorduras fazem mal ao organismo. Existem alguns tipos que são necessários para o bom funcionamento do corpo, como produzir hormônios e proteger do colesterol ruim.
Por isso, vale incluir na alimentação algumas opções de oleaginosas, azeite de oliva extravirgem e outras fontes de gorduras.
+ Leia também: Quais alimentos ajudam a baixar o colesterol ruim?
7. Evite alimentos pesados no jantar
O nosso metabolismo desacelera quando estamos próximos do horário de dormir, por isso não é o momento de consumir alimentos pesados, como carnes e massas. Faça uma refeição leve e aguarde duas horas antes de deitar, isso vai ajudar na digestão.
8. Consulte um nutricionista
É muito comum surgirem dúvidas ao planejar uma dieta, por isso só um profissional, nesse caso o nutricionista, é capaz de indicar os melhores alimentos e horário para cada pessoa. Ele vai avaliar as preferências e necessidades de cada um e cria um plano alimentar personalizado.
Em alguns casos o profissional pode inclusive identificar deficiências nutricionais e indicar algum suplemento. Não é raro pessoas com alto índice de radicais livres terem recomendação para antioxidantes como a coenzima Q10.
+ Leia também: 10 Alimentos ricos em água para hidratar o corpo
Gostou do nosso conteúdo? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais para alcançar mais pessoas e divulgar a importância de adotar hábitos saudáveis para o seu bem-estar.