Mulher após sair do banho, aplicando hidratante no corpo, para proteger a pele no inverno.

Como fica nossa pele no inverno? Veja 5 Dicas de cuidados para sua pele!

Durante os períodos mais frios do ano, a nossa pele apresenta algumas alterações perceptíveis. Entre as alterações mais comuns estão o ressecamento, a coceira, a sensibilidade e, em alguns casos, a descamação. Por isso, é essencial saber como fica a pele no inverno, como isso ocorre e quais cuidados devemos tomar.

Para isso, é necessário dedicar uma atenção extra para a limpeza e hidratação da pele, além de certificar-se que estão sendo utilizados os produtos certos para esse cuidado. Além disso, deve-se buscar evitar alguns hábitos bastante comuns no inverno.

Sendo assim, leia essa matéria até o final para entender um pouco mais sobre o que acontece com a pele no inverno e quais cuidados deve-se tomar para garantir a saúde da pele.

+ Para saber mais sobre Como o Clima Influencia na Pele, veja também: Calor, frio e pele: Como o clima influencia na saúde da pele?

Como a pele fica no inverno?

Primeiramente, é necessário entender o que a pele precisa e quais são os sinais que ela apresenta quando algo de errado está acontecendo.

Assim, por causa do ar seco e as temperaturas baixas, uma função natural da nossa pele é impactada, perdendo água por evaporação e consequente reduzindo a hidratação, deixando a pele mais seca e desprotegida.

Outro fator importante, é que diferente dos períodos mais quentes, não estamos bebendo tanta água quanto de costume, e assim, a pele é a primeira a sentir essa falta.

Mulher de costas após o banho, com uma das mãos no ombro, mostrando como a pele fica no inverno.

Além disso, pessoas que adoram tomar banho com água quente no frio, devem tomar cuidado. Essa prática pode provocar a remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa. Quando isso ocorre, o manto hidrolipídico, a barreira de proteção que impede a ação de microrganismos e também da perda de água, não consegue manter a integridade da pele.

Quais os principais sinais que a pele pode apresentar no inverno?

  • Pele com aspecto esbranquiçado, opaco e sem brilho;
  • Coceiras e alergias decorrentes da desidratação;
  • Descamação da pele, em especial na área do nariz, queixo e testa;
  • Sensação de pele mais grossa ou áspera.


Em outros casos, ao invés de apresentar ressecamento, a pele passa a produzir mais oleosidade como forma de evitar a desidratação. Neste caso, os banhos quentes incentivam a produção em excesso do óleo, para compensar a hidratação que a pele perdeu.

Além disso, a alimentação tende a mudar conforme as estações, sendo nas épocas mais frias do ano um grande atrativo para uma alimentação mais pesada e gordurosa. Ou seja, alimentos que estimulam a produção sebácea com mais intensidade. Por isso, é importante não exagerar!

+ Para saber mais sobre Clima e Pele, leia também: Calor, frio e pele: Como o clima influencia na saúde da pele?

Quais cuidados com a pele no inverno devemos tomar?

A seguir, veja alguns cuidados fundamentais para garantir uma pele sempre bonita e saudável mesmo no inverno.

1. Realize a limpeza da pele corretamente

Evite o uso de sabonetes muito agressivos. Opte sempre pelos limpadores em óleo ou limpadores sem sulfato, pois quanto mais sabão ou detergente tiver no produto, mais ele vai tirar a oleosidade essencial da pele.

2. Hidrate a pele de todo o corpo

Para os dias mais frios, é importante ter sempre uma opção de hidratante em creme que seja mais potente e mais denso, que irão ajudar a segurar o conforto da pele e a hidratação por mais tempo.

3. Sempre que possível, esfolie a pele

Esfoliar a pele do corpo, com menos água e preferencialmente morna, promove a renovação celular da pele, removendo o acúmulo de células mortas. Para garantir o melhor cuidado com a pele no frio, deve-se fazer uma boa esfoliação uma vez por semana.

Mulher sentada em uma banheira com espuma, realizando esfoliação corpo um sabonete esfoliante.

4. Aplique protetor solar na pele mesmo no inverno

Apesar de poucos terem esse cuidados, no inverno é essencial utilizar protetor solar. Os raios solares, a poluição, os infravermelhos e a luz azul estão presentes em qualquer época do ano. Por isso, o uso de protetor é indispensável.

5. Alimente-se bem e beba bastante água

Por fim, mas não menos importante, o organismo não deve ficar fora dessa. Mais do que a hidratação externa, é importante não deixar de consumir as quantidades necessárias de água para manter o corpo sempre hidratado.

Além disso, uma boa alimentação é fundamental para garantir um pele saudável e um organismo sempre fortalecido. Portanto, alimente-se bem e de forma saudável mesmo no frio.



Agora que você já sabe a pele reage ao frio e como o clima pode influenciar na saúde da pele, não deixe de garantir todos os cuidados necessários. Portanto, inclua algumas das dicas que destacamos a cima em seu dia-a-dia.

Além disso, busque também a orientação de um Dermatologista qualificado para mais informações sobre os cuidados com a pele.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Melhor expectorante: Veja 5 opções para se livrar do catarro!
Melhor expectorante: Veja 5 opções para se livrar do catarro!
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar

Posts Similares