Mulher passando hidratante no braço protegendo a pele do frio.

Calor, frio e pele: Como o clima influencia na saúde da pele?

Como sabemos, o clima é um dos fatores que mais influência na saúde da pele e seus efeitos são percebidos imediatamente. Além disso, os efeitos do calor e frio na pele é um dos que mais causa dúvida sobre quais cuidados devemos tomar.

Portanto, entender como nossa pele reage de diferentes formas a cada estação do ano é essencial para mantê-la saudável. Isso porque, durante o calor ou frio se torna ainda mais necessária a hidratação com a pele do corpo no geral.

Portanto, se você deseja manter sua pele sempre bonita e saudável, é importante estar atento a alguns cuidados específicos ao longo de todo o ano.

Sendo assim, descubra neste conteúdo como o clima influencia na pele e veja algumas dicas para não sofrer com o ressecamento ou com a oleosidade excessiva em determinadas estações do ano.

+ Para saber mais sobre Saúde da Pele, leia também: Cuidados com a pele – Como manter sua pele saudável?

Entenda como o clima pode desequilibrar a sua pele

As mudanças climáticas afetam diretamente como a pele reage. Contudo, diferentemente de outros agentes, podemos notas essas alterações quase que instantaneamente. Veja como
esses fatores climáticos influenciam na sua pele:

  1. Durante o verão, as temperaturas aumentam, intensificando a produção das glândulas sebáceas, que atuam na produção do sebo. Assim, ocorre a obstrução dos poros do rosto, aumentando quadros de espinhas e cravos;
  2. Já no inverno, quando as temperaturas e os níveis de umidade caem, é comum perdemos a hidratação da pele, fazendo com que ela fique com uma aparência e textura ressecada.

Além disso, as alterações climáticas muito abruptas podem desequilibrar o pH da pele, e assim, ela pode ficar sensibilizada, apresentando reações como vermelhidão, descamação e irritabilidade.

Neste caso, com a barreira cutânea enfraquecida, a pele se fica vulnerável as ações de agentes internos ou externos.



Quais são os gentes internos e externos que afetam a pele?

A beleza e a saúde da pele podem sofrer com a ação diferentes fatores. Entre os principais deles estão os agentes internos, como a alimentação e o estresse e, também os agentes externos, que incluem a radiação solar, fatores climáticos e a poluição.

Sendo assim, todos esses fatores somados à genética e a forma como o organismo reage às essas agressões, podem influenciar no aparecimento de manchas, rugas e, até mesmo provocar a flacidez da pele.

Mulher aplicando hidratante na pele do braço.
A pele pode sofrer com agentes internos e externos, que podem alterar suas características.

Além disso, a pele está constantemente exposta às ações dos radicais livres, moléculas liberadas pelo metabolismo, altamente instáveis e reativas. Ela podem danificar a pele, promovendo a flacidez, o desenvolvimento de linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento precoce.

A produção de radicais livres pode estar associada a fatores como má alimentação e exposição a fatores climáticos.

Outra situação capaz de prejudicar a saúde da pele, são os efeitos das alterações climáticas artificiais. O ar-condicionado, por exemplo, pode alterar a umidade do ar, deixando a pele ressecada, a ponto de causar descamações. O mesmo pode ocorrer ao utilizar aquecedores de ambiente.

+ Para saber mais sobre Hidratação da Pele, veja também: Hidratação da Pele Ressecada – Como hidratar corretamente este tipo de pele?

Ressecamento no verão e no inverno

O ressecamento da pele pode acontecer tanto em meses mais quentes quanto nos mais frios. No caso do inverno, a sensação de ressecamento da pele é provocada pela baixa umidade do ar. Além disso, hábitos como banhos muito quentes e o uso de muito sabão podem intensificar o ressecamento.

Outros sintomas provocados pelo clima frio junto ao ressecamento são coceiras e irritações na pele. A ultima, contudo, pode aparecer de forma mais agressiva em pessoas que possuem quadros alérgicos e peles sensíveis.

Quais cuidados tomar?

Portanto, a dica é realizar corretamente a hidratação da pele e optar por tomar banho com água morna para evitar a descamação e outros problemas de pele.

Mulher aplicando hidratante nas mãos, para manter a pele hidratada no frio.
Os cuidados devem ser feitos com a pele de todos o corpo, não somente com a do rosto.

Já no verão, o que pode provocar a pele ressecada é a exposição solar sem devida proteção, chegando ao ponto de descamar.

Nessa época também é comum o aumento de oleosidade. Isso ocorre devido a exposição solar sem a devida proteção, que diminui a concentração de água na pele, fazendo com que a produção de óleo seja em excesso para manter-se hidratada.

Quais cuidados tomar?

Por isso, é importante beber bastante líquido e investir em cremes, loções e máscaras para manter a hidratação da pele durante as estações mais quentes. E não se esqueça do principal, use protetor solar!



Agora que você já sabe quais são os o feitos do calor e frio na pele e como o clima pode influenciar na saúde da pele, não deixe de garantir todos os cuidados necessários.

Além disso, busque a orientação de um Dermatologista qualificado para outras dúvidas ou mais informações sobre os cuidados com a pele.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Melhor expectorante: Veja 5 opções para se livrar do catarro!
Melhor expectorante: Veja 5 opções para se livrar do catarro!
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar

Posts Similares