Como usar o monitor de glicemia Accu-Chek
Uma das tarefas da rotina de quem é portador de diabetes é monitorar a glicemia várias vezes ao dia, já que o aumento da substância no sangue pode causar diversas complicações no quadro do paciente. Um dos monitores de glicemia mais conhecidos é o Accu-Chek, que pode ser facilmente usado por ter painel digital e ser de fácil manuseio. Mas você sabe como usar o monitor de glicemia Accu Chek?
Diferente do que muitos imaginam, o controle da glicemia não deve ser feito apenas antes das refeições. Ao fazer o controle na maior parte do tempo fica mais fácil detectar episódios de hipoglicemia, quando o açúcar no sangue está baixo demais, ou hiperglicemia, quando o açúcar estar muito alto.
Para que você aprenda a monitorar a sua glicemia da forma correta, separamos um passo a passo explicativo de como usar o aparelho de monitoração. Veja a seguir!
Como usar o monitor de glicemia Accu Chek?
Passo 1
O primeiro passo para monitorar a glicemia é colocar a tira de teste no monitor, respeitando sempre os sentidos das setas.
Passo 2
Feito isso, faça um pequeno furo no dedo limpo para conseguir uma gota de sangue com o auxílio do Accu Chek Softclix.
Vale lembrar que para que a punção não cause dor, você deve trocar a lanceta toda vez que for realizar o teste novamente.
Passo 3
Coloque a gota de sangue no centro da tira de teste, que fica localizada na área verde. Fique atento para adicionar o sangue apenas quando o símbolo de gota estiver piscando no visor do monitor.
Depois de 5 segundos é possível visualizar o resultado do teste.
Como funciona o monitor de glicemia Accu Chek
A Accu Chek é uma das marcas mais vendidas no Brasil graças a sua precisão e rapidez nos resultados. Além de fornecer a quantidade de glicose no sangue de forma automática em 5 segundos, o seu visor ampliado facilita a visualização do resultado.
O monitor ainda consegue armazenar até 500 testes, e exibe uma média de todos os resultados já realizados. Junto a isso, ainda possibilita a transferência dos seus resultados para visualizar em forma de gráficos.
Tiras de teste
As tiras de teste podem ser usadas já dentro do monitor ou até mesmo fora caso o paciente se sinta mais confortável.
Em casos em que a gota depositada seja insuficiente para que o teste seja realizado, você ainda pode aplicar uma segunda gota na mesma tira em até 10 segundos sem precisar trocar e perder o produto.
Lancetador
O Lancetador da marca não causa dor na hora de furar o dedo permitindo que as lancetas disparadas na punção não produzam vibrações, o que não lesiona os tecidos da pele e nem causa desconforto durante o procedimento.
Ainda conta com 11 níveis de profundidade, que permite ajustar a punção de acordo com cada paciente específico. Por contar com um mecanismo de descarte de lancetas, é mais segura e higiênica.
Por que é importante monitorar a glicemia?
Avalia o tratamento
Medir a glicemia é algo importante para os médicos, uma vez que os resultados demonstram se o tratamento está ou não surtindo efeito. A monitoração também auxiliam na interpretação do resultado dos níveis de hemoglobina glicada, um exame que mostra a média dos níveis de glicose do paciente nos últimos 3 meses.
Como o resultado normalmente não demonstra exatidão nos níveis de glicemia durante o período e apenas uma média, muitos pacientes recebem resultados normais quando na verdade não estão.
Leia também O que acontece quando a glicose está alta?
Auxilia na compreensão do paciente
Quando o paciente com diabetes monitora a glicemia frequentemente, ele começa a entender o que pode causar picos de insulina ou quedas de açúcar no sangue. A partir daí, entende quais hábitos devem ser mudados e quais devem ser mantidos para controlar a glicemia. O hábito pode até mesmo ajudar no sucesso do tratamento, visto que dessa forma os picos podem ser evitados com mais precisão.
Ajuda no controle da alimentação.
O que normalmente ais causa a oscilação na glicemia é a alimentação e os tipos de alimentos que estão sendo ingeridos. Enquanto verduras e legumes com proteína tende a deixar os níveis mais estáveis, carboidratos e guloseimas podem fazer o açúcar no sangue disparar, causando uma hiperglicemia.
Com a monitoração, o paciente consegue controlar tudo o que come e as quantidades, a fim de evitar que a glicemia fique descontrolada.
Previne complicações
Ao notar que a glicemia começou a se elevar, o paciente consegue evitar e prevenir complicações como derrames infartos, já que dessa forma consegue saber a hora de administrar o medicamento e evita alimentos ricos em açúcar. Quando deixa de monitorar, a hiperglicemia pode passar despercebida e causar complicações para a saúde.
Evita a hipoglicemia noturna
Enquanto a insulina alta pode trazer complicações para a saúde, níveis baixos de açúcar também causam efeitos colaterais graves. Normalmente esses eventos ocorrem durante a noite, e podem ser evitado quando o paciente se alimenta da forma correta antes de se deitar e do horário adequado da aplicação de insulina.
Essa monitoração também ajuda o paciente a enxergar os períodos de maior e menor glicemia, ajudando o médico a ajustar da melhor forma as doses de insulina e em quais horários ela deve ser injetada.
A hipoglicemia noturna pode causar:
- convulsões;
- suor frio;
- formigamento ao redor da boca;
- perda de consciência;
- coma, em casos mais raros.
Viu como usar o monitor de glicemia Accu Chek pode ser fácil? Não deixe de monitorar os níveis de glicemia no sangue a procure identificar o que causa um pico e uma baixa do açúcar no sangue. Assim, o tratamento tende a ficar mais eficaz e os riscos de complicações diminuem.
Diabetes na Farmadelivery
A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes.
Ou seja, se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a Farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!