Em uma mesa estão espalhados alguns cosméticos como, séruns, cremes e hidratantes.

Cosméticos e Dermocosméticos – Para que servem e quais as diferenças entre os dois produtos?

Atualmente, existe uma grande variedade de produtos para os cuidados com a pele e corpo disponíveis no mercado e isso dificulta na hora da escolha. A dificuldade vida ainda maior quando existe as opções entre cosméticos e dermocosméticos.

O problema é ainda maior quando percebemos que muitas pessoas não sabem exatamente quais são as diferenças entre os dois tipos de produtos e acabam utilizando de forma errada sem saber exatamente para que servem.

Por isso, nesta matéria iremos explicar as principais diferenças entres eles e qual a finalidade de cada um. Leia até o final e esclareça as suas dúvidas.

Leia também: Hidratação da Pele Seca – Como hidratar corretamente este tipo de pele?

O que são Cosméticos? 

Os cosméticos são produtos de saúde e beleza e que são utilizado para realizar a limpeza, hidratação e perfumar o corpo. A sua característica principal é a ação nas primeiras camadas de pele, o que provoca mudanças imediatas, mas apenas momentâneas.

Por exemplo, se você possui olheiras e manchas no rosto, pode utilizar uma base e um corretivo que irá garantir uma aparência muito mais uniforme na pele, no entanto, quando retirar os produtos, as marcas ainda estarão lá.

Desta forma, os cosméticos são destinados para uma ação imediata, alterando a aparência apenas pelo período em que estão sendo utilizados. Além disso, a formulação de um cosmético não necessitam de comprovação científica.

Um fundo rosa, com diversos cosméticos. Podemos ver séruns, cremes, água micelar e hidratantes.
São diversas as opções de produtos cosméticos que atuam na beleza e cuidado da pele.

Alguns exemplos de produtos cosméticos são:

  • Maquiagens;
  • Loções de limpeza;
  • Shampoos e sabonetes;
  • Desodorantes, perfumes e outros.

O que são Dermocosméticos?

Conforme a definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, os dermocosméticos são produtos que trazem em sua composição compostos com ação terapêutica, que se aproximam de medicamentos dermatológicos de uso tópico, com foco na beleza, mas também na saúde da pele, cabelos, unhas e corpo.

Mulher com metade da face coberta com hidratante.
Os cuidados com a pele são essenciais e só pode ser feito com produtos específicos para o seu tipo de pele.

Devido as substâncias presentes na formulação dos dermocosméticos, eles podem ser usados em diferentes tratamentos dermatológicos, como por exemplo, redução de rugas, tratamento de acnes, manchas e flacidez. Ou seja, são produtos que vão além da epiderme, com ativos que atingem as camadas mais profundas da pele e que trazem melhores resultados, agindo de dentro para fora

Por agirem diretamente na causa do problema, esses produtos são considerados de Grau 2 pela ANVISA. Isso quer dizer que eles necessitam passar por testes e pesquisas laboratoriais que comprovem a sua eficácia. 

Outra característica dos dermocosméticos é que, geralmente, a sua composição não contém corantes, perfumes e conservantes, por isso é pouco ou nenhum o risco de causar alergias e irritações na pele.

Em uma mesa, estão apoiadas algumas folhas e frascos de dermocosmético.
Dermocosméticos são ideais para tratamentos dermatológicos específicos.

São alguns exemplos de dermocosméticos:

  • Produtos para tratamento de acne;
  • Cremes com ação anti-idade e para tratamento de manchas;
  • Produtos para controle de dermatite e outros.


Então Dermocosméticos são melhores que os Cosméticos?

Cada um deles pode ser apropriado em situações e finalidades diferentes. Então não podemos considerar um melhor que o outro, mas sim entender qual a necessidade. Se você deseja um efeito imediato, por exemplo, opte pelos cosméticos, mas saiba que os dermocosméticos são essenciais para tratar o problema.

Portanto, ambos podem complementar a ação um do outro, talvez, aliar o uso dos dois produtos pode trazer maiores benefícios para sua pele.

Mas antes de comprar qualquer um dos dois produtos, o indicado é consultar um dermatologista para que seja feito uma avaliação e indicação do produto ideal para solucionar o problema, conforme a necessidade e o tipo de pele.

Os cosméticos e dermocosméticos agem de maneira diferente e, por isso, têm efeitos diferentes. 

Outras diferenças entre Cosméticos e Dermocosméticos

1. Princípios ativos 

Os princípios ativos dos dermocosméticos são desenvolvidos a partir de estudos científicos, criados em laboratório e suas fórmulas são patenteadas pelo fabricante. No caso do cosmético, muitas vezes são princípios ativos extraídos de fontes naturais, como por exemplo, aloe vera, algas marinhas, óleos vegetais e vitaminas, por exemplo. 

Outro ponto de diferença entre os dois é a quantidade do princípio ativo. Nos dermocosméticos pode ser maior que os encontrados nos cosméticos, mas essa quantidade nunca pode ser maior que os contidos em medicamentos.

Em uma mesa, está disposta algumas folhas e flores e frascos de cosméticos como cremes, hidratantes, água de limpeza e loções.
Ambos os produtos devem ser recomendados por dermatologistas.

2. Composição hipalergênica

A maioria dos cosméticos costumam carregar componentes como, perfumes, conservantes ou corantes, diferente dos dermocosméticos que não possuem. Isso faz com que as chances de irritações e alergias na pele sejam mínimas. Por isso, são considerados produtos hipoalergênicos.

3. Segurança

Os dermocosméticos por serem considerados produtos de nível 2, garante que foram realizados amplos estudos clínicos para comprovar sua eficácia e ainda existe a exigência do registro do produto. 

Essa característica eleva não apenas a segurança ao usar o produto, com menor ocorrência de efeitos adversos, mas também sua eficácia no tratamento da pele.

Já alguns cosméticos não passam por todos estes testes e, por isso, têm maiores chances de levar ao aparecimento de efeitos colaterais, como irritações, coceira e vermelhidão.

Mulher segurando um frasco de cremes hidratante, cosmético utilizado para pele.
Busque pelos produtos com melhor eficácia no mercado.

4. Resultado

A melhoria externa da pele é visualizada de forma mais rápida, com o efeito de hidratação do cosmético. Porém, os efeitos do uso dos dermocosméticos dependem de uma modificação interna e uma rotina de cuidados, que depois ficará evidente de forma externa. Por isso, seus resultados são mais demorados, porém, mais eficaz, pois trata o problema.

Mas vale lembrar que, mesmo sendo mais efetivo que os cosméticos, o uso indevido pode trazer resultados adversos. Por isso, consulte o dermatologista antes de começar a utilizar um dermocosmético.

5. Valor

Os produtos de linhas dermocosméticos costumam ser mais caros que os cosméticos, porque muitos são importados de outros países, porque envolvem produção de ativos, pesquisas científicas, além de estudos que comprovam sua eficácia e seus resultados. 

Todo esse processo de criação e desenvolvimento envolve gastos que se reflete no produto final. Ao passo que os cosméticos não costumam passar por esses critérios para serem comercializados, possuem um valor mais acessível.

Mulher realiza a limpeza da pele do rosto com produtos cosmético.
Cuidar da pele é essencial para mantê-la saudável e sempre bonita.

Deste modo, é possível perceber a grande diferença entre os dois tipos dos produtos é em relação a sua eficácia. Como falamos no inicio da matérias, são infinitas as opções hoje no mercado e para variadas finalidades, basta consultar o seu dermatologista para que o mesmo indique a melhor opção para a sua necessidade ou tratamento.

No site da Farmadelivery você encontra os melhores produtos e marcas de linhas de cosméticos e dermocosméticos na categoria Perfumaria, que irão deixar sua pele muito mais bonita e bem cuidada. Confira e garanta já os melhores preços.

Posts Similares