Mulher em frente ao espelho, aplicando hidratante no corpo após o banho.
|

Hidratação da Pele Ressecada – Como hidratar corretamente este tipo de pele?

Quando falamos de pele ressecada, a primeira palavra que vem em mente é hidratação. Esse procedimento pode acontecer de diversas formas, desde a atenção com a quantidade de líquido ingerido por dia até o uso de produtos cosméticos específicos. 

Porém, deve-se saber quais são as melhores opções para esse tipo de derme e quais componentes irão favorecer o equilíbrio e o fortalecimento da barreira de proteção da pele, mantendo-a hidratada por mais tempo. 

Por isso, desenvolvemos o conteúdo desta matéria de modo que consigamos explicar tudo sobre o que um bom produto para pele secas e extrassecas deve conter e facilitar na hora da escolha.

Leia a matéria até o final e descubra tudo sobre quais são os melhores componentes para a hidratação da pele ressecada.

Leia também: Ressecamento da Pele: O que fazer para evitar?

O que causa o ressecamento da pele?

A pele seca é um dos 4 tipos de peles existentes, como informa a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Normalmente, é causada por fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide, e também por condições ambientais, como o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta.

Mulher de costas, aplicando hidratante no ombro para manter a pele hidratada.
O pós-banho é o momento ideal para hidratar o corpo.

Existem também os casos em que a pessoa possui dermatites que causam o ressecamento da pele ou desenvolvem a condição por maus hábitos como, por exemplo, banhos muito quentes, pouca consumo de água, ingestão de álcool e cigarro, entre outros. 

Por isso, antes de iniciar qualquer procedimento ou tratamento, deve-se consultar um Dermatologista para que ele possa identificar a causa do problema e realizar a indicação correta de tratamento ou procedimentos dermatológicos.



Como realizar a hidratação da pele seca?

Não existe uma regra de quantas vezes ao dia deve ser feita a hidratação da pele, mas a recomendação dos dermatologistas é que seja feita, no mínimo, duas vezes ao dia e, preferencialmente após o banho.

Outra recomendação eficiente para manter a pele hidratada é beber bastante água, pelo menos 2 litros por dia. Tomar banhos rápidos, sem usar sabonete em excesso, e com água morna para fria também ajuda nos cuidados com a pele.

Mulher segurando um pote contendo creme hidratante.
 Hidratantes restauram a barreira cutânea e auxiliam na recuperação da pele.

Para o corpo, aposte em produtos com alta potência de hidratação, mas com composição sem corantes e, preferencialmente, sem perfumes. No caso de ressecamento em áreas específicas do corpo, como pés, mãos e cotovelos, opte por bálsamos e séruns de rápida absorção.

A pele do rosto, quando ressecada, torna-se mais sensível que o normal. Escolha produtos destinados para a face e se possível, com fator de proteção solar em sua composição.

Tipos de hidratantes para pele seca:

  1. Creme: com textura mais espessa, é ideal para peles que necessitam de mais hidratação;
  2. Manteiga: tem uma consistência densa e age por mais tempo, recomendada para peles extremamente ressecadas;
  3. Cold Cream: com grande poder de hidratação e consistência espessa, ideal para pele seca;
  4. Óleos: este apenas cria uma barreira que impede que a pele perca água, não agindo como um hidratante.

Na maioria dos casos, a hidratação é realizada com produtos cosméticos, mas dependendo do quadro clínico, muitos dermatologistas indicam hidratantes com fórmulas manipuladas ou produtos conhecidos como Dermocosméticos (categoria de produtos com maior penetração na pele, utilizado muitas vezes como tratamento dermatológico).

Além do ressecamento, a falta de hidratação pode deixar a região cutânea com manchas, sem brilho e apresentar sinais de envelhecimento precoce.

Quais componentes realizam a melhor hidratação?

Na hora de decidir quais produtos levar, é normal se perder com a quantidade de informações contida nas embalagens. Porém, existem alguns componentes essenciais na hidratação da pele.

Saiba mais sobre os principais ativos para uma hidratação eficiente:

  • Ureia – hidrata e recupera a maciez da pele, aumentando de forma efetiva a sua capacidade em absorver e reter a umidade.
  • Ácido hialurônico – a função do ácido hialurônico na pele é preencher o espaço entre as células, mantendo a elasticidade e a hidratação. 
  • Pantenol – também conhecido como pró-vitamina B5, este ativo converte-se em ácido pantotênico quando a aplicação é de modo tópico. Logo, ele é um excelente hidratante que restaura a barreira da pele.
  • Ceramidas – faz parte da estrutura da pele e se apresenta em menores quantidades na pele seca. É responsável por preservar a hidratação e proteger a cútis.
Em uma bancada, itens importantes para os cuidados e hidratação da pele: óleos, creme e toalhas,
Para as peles secas, é indicado os hidratantes com texturas mais densas.
  • Glicerina – suas propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes ajudam na absorção da água na pele, oferecendo hidratação e maciez.
  • Lanolina – funciona criando uma barreira na superfície da pele, o que ajuda a evitar que a água evapore. Além disso, tem ação cicatrizante.
  • Vitamina B3 – chamada também de niacinamida, esta vitamina promove equilíbrio na produção de sebo pela derme e aumenta a produção de ceramidas, o que garante mais hidratação para a pele seca. 
  • Vitamina E – com propriedades antioxidantes, a vitamina E ajuda na proteção solar, reduz rugas e linhas de expressão e age contra os efeitos do frio e do calor na pele. Resultado: hidratar peles ressecadas e reduzir os efeitos da sensibilidade da derme.
  • Manteiga de karité – eis um ativo que só tem a acrescentar à saúde e beleza da pele! A manteiga de karité age como um filtro solar natural e ainda protege contra as agressões externas provocadas pelo vento, frio, cloro da piscina e água do mar.
Pessoa pegando um pouco de hidratante em um frasco para realizar a hidratação da sua pele.
A hidratação protege e potencializa a renovação celular, dando uma aparência saudável à pele.

Inserir a hidratação do corpo em sua rotina é algo que vai tomar pouco tempo, mas trará benefícios que compensam esse cuidado. Atualmente existem uma infinidade de produtos, com texturas, composições e valores diferentes. Por tanto, opte pela opção que melhor atende suas necessidades e cumpra seus efeitos hidratantes.

No site da Farmadelivery, você encontra diversos hidratantes, das melhores marcas do mercado e com opções que atendem cada necessidade específica. Acesse nossa página e confira!

E vale lembrar que, consultar um profissional antes de utilizar qualquer produto é muito importante. Somente um dermatologista poderá orientar qual o melhor produto para o seu tipo de pele e, certificar que não há nenhum risco de alergias ou complicações no quadro.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares