Dente Sensível – O que causa a sensibilidade?
A sensação de dente sensível é um problema bastante comum, que se se desenvolve ao longo do tempo e, que atinge na grande maioria das vezes pessoas entre 20 e 50 anos de idade. Porém, muitos desconhecem as reais causas da hipersensibilidade dental.
Essa sensibilidade surge quando a dentina (parte interna do dente com milhares de terminações nervosas) exposta entra em contato com algum estimulo externo, ativando os nervos do interior do dente, o que causa dor aguda e incomodo breve, características da sensibilidade nos dentes.
São diversas as causas que fazem a dentina ficar exposta e, a seguir, falaremos mais sobre as sobre elas e como é possível evitar. Leia a matéria até o final e saiba mais!
Veja também: Sensibilidade nos Dentes – O que é e como diagnosticar?
Quais as causas do dente sensível?
A sensibilidade pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, independente da idade, podendo também acontecer com crianças.
O quadro normalmente surge quando há a retração gengival causada pela má escovação, pelo desgaste do esmalte dentário e, também pode surgir durante e após os tratamentos profissionais de clareamento.
1. Retração das Gengivas
Considerada um dos motivos principais da sensibilidade nos dentes, a retração das gengivas, normalmente, surge pelas seguintes causas:
- Escovação com muita força ou com muita frequência;
- Doenças nas gengivas (gengivite ou doença periodontal);
- Envelhecimento.
Essas causas favorecem a exposição da dentina subjacente, deixando-a sem proteção. Quando em contato com agentes externos, a dentina libera estímulos ao núcleo do dente, causando a sensação de incomodo.
2. Desgaste do Esmalte Dentário
O esmalte do dente é superfície externa e mais dura do dente. Quando há o desgaste do esmalte, a dentina abaixo dele é exposta, causando a sensibilidade. Neste caso, o esmalte pode desgastar pelos seguintes motivos:
- Bruxismo: hábito de ranger ou pressionar os dentes, que desgastam o esmalte dos dentes;
- Erosão ácida: desgaste causado por alimentos e bebidas ácidas;
- Escovação: além de proporcionar a retração das gengivas, escovar os dentes com força ou em excesso pode desgastar o esmalte.
Entre os alimentos que intensificam o desgaste do esmalte dos dentes estão: frutas e sucos ácidos, refrigerantes, café ou chá preto, ketchup, vinagre e outros.
3. Tratamentos Clareadores
Diferente das anteriores, a sensibilidade por tratamentos clareadores ocorre por outro fator. Neste caso, o componente utilizado para realizar o branqueamento penetra no dente, causando sensibilidade temporária.
Isso não quer dizer que todos os procedimentos irão causar essa sensibilidade, atualmente existem clareadores com baixas concentrações e cremes dentais destinados a prevenção sensibilidade. Por isso, antes de realizar qualquer procedimento clareador, é importante conversar com seu dentista.
Como identificar o dente sensível?
A principio, somente um dentista poderá fazer o diagnóstico de hipersensibilidade. Ao notar qualquer problema ou incomodo dentário, sempre peça orientação ao seu dentista.
Além disso, saber reconhecer os sintomas é fundamental. Busque imediatamente um profissional ao sentir dor ou incômodo sempre que fizer alguma dessas atividades:
- Ingerir alimentos quentes ou gelados;
- Quando o dente entrar em contato com vento frio;
- Comer algo muito doce;
- Estiver consumindo alimentos ácidos.
A sensibilidade dentária pode acontecer em crianças e adultos de qualquer idade.
O que fazer quando o dente está sensível?
Neste caso, a única recomendação é: procure por um profissional de confiança! O dentista irá avaliar e identificar o que o que está causando a sensibilidade, para então receitar a melhor opção de tratamento.
Porém, para melhores resultados, busque suspender alguns alimentos da sua dieta, associado a uma rotina com bons hábitos de higiene oral. São pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença ao longo dos dias, reduzindo ou eliminando totalmente o desconforto causado pela sensibilidade nos dentes.