Desperdício de alimentos: 7 dicas de consumo consciente
Criado com o intuito de promover a conscientização a respeito do quadro atual da alimentação mundial, o Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de Outubro. Mas você sabe como evitar o desperdício de alimentos e o que a data representa?
A data se baseia em quatro pilares, sendo eles: melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida. Além disso, a ação tem como desafio a redução das desigualdades e da insegurança alimentar no mundo.
A insegurança alimentar é a falta de acesso a uma alimentação adequada em quantidade e qualidade nutricional e pode ser classificada em três níveis:
- leve – quando há incerteza sobre a capacidade de ter o alimento;
- moderada – quando ocorre restrição na quantidade ou variedade de alimentos para família;
- grave – casos de falta de alimentos por um dia inteiro ou mais.
Ou seja, isso quer dizer que milhões de pessoas vivem em situação onde não possuem uma alimentação saudável, de qualidade ou em quantidades suficientes para sua nutrição.
+ Para saber mais, leia também: Quais os alimentos mais saudáveis?
Alimentação no Brasil
A alimentação de qualidade é direito de todos, inclusive no Brasil esse é um direito assegurado pela legislação, conforme dispõe a Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006:
“A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.”
Contudo, mesmo previsto em lei, muitas pessoas ainda vivem sem ter o que comer. Pesquisas indicam que apenas 4 entre 10 famílias conseguem acesso pleno à alimentação.
Por outro lado, o Brasil é um dos 10 países com alto índice de desperdício de alimentos no mundo, perdendo aproximadamente 35% da sua produção anualmente, um número próximo a 27milhões de toneladas de alimento descartado por ano.
Por isso, uma das grandes dificuldades atualmente é encontrar formas de evitar o desperdício de alimentos. Para isso, é importante que você adote alguns hábitos de consumo consciente. Veja algumas dicas que listamos a seguir:
1. Elabore uma lista de compras
Antes de fazer suas compras, é importante fazer um planejamento das refeições da semana e a partir disso, monte uma lista de compras apenas com alimentos e itens necessários.
Sendo assim, antes de sair de casa se certifique do que realmente precisa ser adquirido. A compra em excesso de comida é desnecessária, e em muitos dos casos, refletirá no descarte do produto.
2. Faça compras com mais frequência
Como foi dito no tópico anterior, devemos evitar estocar alimentos. Portanto, recomenda-se ir mais vezes ao mercado e comprar menos produto. Além disso, devemos repensar a forma de consumo para evitar descartes.
3. Aproveite parte dos alimentos que são descartadas
É bastante comum descartarmos cascas, talos e outras partes das frutas e vegetais na hora do preparo. Mas diferente do que se pensa, essas partes são as mais nutritivas, ricas em vitaminas.
Por isso, sempre busque opções para aproveitar essas sobras. Os talos, por exemplo, podem ser utilizados em refogados, como aperitivos ou acompanhados de molho. Além disso, cascas de batata podem ser fritas e servidas como chips.
4. Guarde os alimentos corretamente e congele as sobras
Antes de guardar na geladeira alimentos frescos como frutas, legumes e verduras é importante realizar a higienização correta. Além disso, deve-se armazenar em potes herméticos bem vedados para evitar que o alimento estrague com a proliferação de bactérias.
Nos casos de sobra de alimentos que já foram cozidos e preparados, congele as sobras para evitar o desperdício de alimentos.
5. Atente-se quanto a validade dos produtos
Ter controle da validade dos produtos é a garantia de utilizá-los dentro da sua vida útil, evitando casos de intoxicação alimentar e o descarte obrigatório ao expirar o prazo.
Por isso, é importante que você verifique a validade do item no momento da compra e fazer o monitoramento da validade, deixando os produtos que vencem primeiro em frente, de modo que o alimento seja consumido antes de estourar o período validade.
Essas são 5 dicas de como evitar o desperdício de alimentos e promover o consumo consciente em sua rotina. Você já prática alguns dos hábitos que mencionamos aqui? Compartilhe conosco nos comentários desse post.