Dia Mundial do Combate ao Câncer: Como prevenir?
O Dia Mundial do Combate ao Câncer, comemorado no dia 4 de fevereiro, é uma campanha criada com o intuito de inspirar mudanças e mobilizar ações em todo o mundo sobre o assunto.
O foco principal é levantar o questionamento sobre as barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de terem acesso aos cuidados fundamentais para o controle do câncer e buscar a equidade no controle do câncer.
Ou seja, objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é mostrar a importância de termos acesso a serviços de câncer melhores e mais justos para todos.
O que é câncer?
O câncer é uma forma de mutação genética que resulta em alterações no DNA das células, ao receberem as instruções erradas para suas funções. No estágio de iniciação, as células são preparadas para receberem o efeito de agentes cancerígenos, chamados oncopromotores. De forma lenta e gradual eles transformam a célula iniciada em uma célula maligna. A multiplicação descontrolada de células malignas leva a um estado irreversível.
Isso pode ocorrer em diversos locais, desde a pele como Melanoma até com câncer nas meninjes, os temidos Meningiomas.
Conforme aposta o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tipos de câncer mais comuns entre os brasileiros são:
- câncer de pele
- câncer de próstata
- câncer de mama
- câncer de cólon e reto
- câncer de pulmão
- câncer de estômago
É importante ressaltar que nos estágios de iniciação e promoção, nem sempre o paciente apresenta sintomas. Porém, quando o câncer é detectado em estágio de promoção ele pode ser tratado e controlado, evitando que se espalhe.
No estágio de progressão é quando ocorrem as primeiras manifestações clínicas da doença. Infelizmente, em alguns casos, pode ser tarde demais para que o tratamento possa ter bons resultados.
Quais os fatores de risco do câncer?
Ainda não se conhece a causa exata para desenvolvimento de um câncer. Contudo, alguns aspectos ambientais e genéticos, isolados ou combinados entre si, contribuem com a possibilidade de uma pessoa desenvolver a doença.
Os principais fatores de risco para o câncer cerebral incluem predisposição genética, exposição a radiação ionizante e certos fatores ambientais, sendo fundamental que pacientes com histórico familiar ou exposição prolongada a esses riscos estejam atentos aos sinais e busquem acompanhamento especializado para um diagnóstico precoce.
Veja alguns fatores de risco para o câncer, que podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado dos hábitos de uma pessoa:
- Herança familiar;
- Mutações genéticas;
- Idade, sendo alguns tipos de câncer mais comuns em crianças (leucemia linfoide aguda), e outros em idosos;
- Contaminação ambiental;
- Dieta com alto teor de gorduras insaturadas;
- Doenças infecciosas;
- Medicamentos;
- Tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
+ Leia também: Mitos e verdades sobre o câncer da pele
Como prevenir o câncer?
O câncer é uma doença de múltiplas causas e com diversas formas de manifestação. Mas, existem uma série de recomendações que podem ajudar na prevenção da doença. Confira!
Não fume
O fumo é uma das principais causas do câncer de pulmão ou de cavidade oral. As substâncias tóxicas liberadas pelo cigarro, quando inaladas por fumantes ou não fumantes, são propícias para o desenvolvimento da doença.
Tenha uma alimentação saudável
a ingestão de alimentos de origem vegetal é benéfica para a prevenção do câncer. Em contrapartida, devem ser evitados alimentos ultra processados. Aposte em uma dieta rica de frutas, legumes, verduras e cereais integrais.
Mantenha o peso adequado
Manter uma alimentação saudável ajuda o paciente a manter o peso corporal adequado para sua idade e estatura. Esse fator, quando controlado, diminui os riscos da doença.
Faça atividades físicas
As atividades físicas também são consideradas um fator de prevenção contra o desenvolvimento do câncer. Opte por um estilo de vida no qual o sedentarismo não tenha espaço.
Amamente seu filho
Crianças de até seis meses não devem consumir outro alimento que não seja o leite materno. A amamentação até os dois anos de vida contribui para proteger as mulheres contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
+ Para saber, leia também: Tipos de câncer de mama: Conheça os principais deles
Mulheres devem fazer o exame preventivo do câncer de colo de útero
Mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar a cada três anos o Papanicolau, exame que detecta possíveis alterações nas células do colo do útero.
Vacine contra HPV
Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem tomar a vacina contra o HPV. Ela é disponibilizada gratuitamente na rede pública de saúde e previne o desenvolvimento de neoplasia.
Vacine contra Hepatite B
Para prevenir o câncer de fígado, a vacina contra a Hepatite B é uma das alternativas mais importantes. Ela pode ser tomadas por pessoas de qualquer idade e está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.
Não consuma bebidas alcoólicas em excesso
Bebidas alcoólicas contribuem para aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. Quando combinadas com outros fatores, como o fumo, elas aumentam as chances de desenvolvimento da doença.
Evite o consumo de carnes processadas
Consumo em excesso de produtos como salsicha, linguiça, salame e mortadela aumentam as chances de desenvolvimento de câncer. Os principais problemas são os conservantes, prejudiciais ao intestino, e o sal, prejudicial ao estômago.
Evitar exposição excessiva ao sol
O câncer de pele é o mais incidente na população, correspondendo a cerca de 30% dos casos da doença. Esse tipo de tumor está diretamente relacionado à exposição aos raios ultravioleta do sol e até mesmo câmaras de bronzeamento artificial. Portanto, é necessário evitar a exposição a esse tipo de radiação e sempre usar protetor solar, chapéu e roupas de proteção ao tomar sol, evitando o período entre às 10 e 16 horas.
Evite agentes cancerígenos
Certos agentes químicos podem causar câncer quando a pessoa se expõe continuamente a eles. Trabalhadores devem usar corretamente o equipamento de proteção individual para evitar se expor a esses produtos.
+ Leia também: Causas do câncer de próstata: Quais são e como prevenir
Gostou do nosso conteúdo? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais para alcançar mais pessoas e divulgar a importância do Dia Mundial do Combate ao Câncer.