|

Dicas para cabelo caindo – 6 Receitas caseiras para evitar a queda dos fios

Algumas dicas para cabelos são valiosas na hora de realizar a hidratação correta do cabelo, ainda mais quando os fios estão caindo de forma excessiva.

Existem inúmeras receitas que podem feitas com produtos caseiros que realizam uma nutrição poderosa, dando mais força e resistência aos cabelos, além de cuidar do couro cabeludo. Por isso, separamos algumas das melhores opções para que você possa fazer em sua casa, se muito trabalho e garantindo os melhores resultados.

Confira abaixo 6 receitas caseiras para controlar a queda de cabelo e tente fazer você mesma. Mas lembre-se: a melhor opção sempre será a consulta com um dermatologista. Somente ele poderá avaliar e orientar o tratamento correto para cada caso.

Veja também: Vitamina para cabelos – Quais alimentos fortalecem e evitam a queda de cabelo?

1. Babosa

Uma das melhores dicas para cabelos com queda e, também, a mais utilizadas para os cuidados com cabelo é a solução feita com babosa. Essa planta também é conhecida como Aloe vera, tem potente ação hidratante e fortalece os fios, prevenindo contra a queda e favorecendo o crescimento natural.

Dentro da folha da babosa existe uma substância, com textura de gel, que é onde ficam concentradas as propriedades nutricionais da planta. Para utilizar, basta retirá-la com ajuda de uma colher para realizar a hidratação.

Na imagem, pedaços de babosa estão dentro de um bowl de madeira, ao fundo mais alguns pedaços da folha da planta e um vidro contendo o gel da mesma, representando uma das dicas para queda de cabelo.
A babosa tem propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • 1/2 copo de água

Modo de Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e depois aplique aos poucos em todo couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo normalmente.

2. Ovo

O ovo é um grande aliado para prevenir e melhorar a queda de cabelo, além de conter diversos minerais, vitaminas e aminoácidos que nutrem o couro cabeludo. 

Isso porque enquanto a gema é rica em proteínas, gorduras e biotina, a clara contém enzimas de bactérias que ajudam na remoção de oleosidade e limpeza dos fios. 

Na imagem, quatro ovos enfileirados, um deles quebrado mostrando seu conteúdo, representando umas das opções de dicas para cabelos com queda.
O ovo é rico em biotina, o que ajuda a hidratar e recuperar o cabelo.

Ingredientes

  • 1 ovo inteiro. 
  • 1 colher de sopa de óleo de coco. 
  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca.

Modo de preparo

Quebre o ovo em uma tigela, acrescente o óleo de coco e as gotas do óleo de melaleuca. Misture e passe no couro cabeludo massageando bem. Pode também ser aplicado nas pontas secas. Deixe agir 20 minutos e lave os cabelos normalmente.



3. Óleo de Coco

O óleo de coco fortalece e nutre o couro cabeludo, evitando a queda de cabelo. Além de ajudar na hidratação do fio, o óleo de coco também acelera o crescimento lento. Deixa os fios mais alinhados e sem frizz.

Na imagem, um coco partido ao meio, com seu conteúdo a mostra e uma garrafa de vidro contendo o óleo da fruta.
O óleo de coco possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, que melhoram a saúde do couro cabeludo.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Modo de preparo

Com os cabelos secos, aplique o óleo de coco em todo o seu couro cabeludo. Faça leves massagens até o óleo ser absorvido. Coloque uma touca para ajudar a aquecer o óleo e potencializar seu efeito. Deixe agir por no mínimo 2 horas e em seguida lave os cabelos normalmente. 

Além da aplicação direta nos cabelos, uma dieta rica em vitaminas e minerais ajuda no controle da queda de cabelos.

4. Vinagre de maçã

Outra receita natural para queda de cabelo que pode dar muito certo é a de vinagre maçã. Esse ingrediente da sua cozinha ajuda a selar as cutículas, a regular o pH do couro cabeludo e até a combater a caspa e a queda capilar. 

Sua composição também carrega aminoácidos, vitaminas e minerais, além de ácidos orgânicos.

Em uma mesa, estão três maças, uma só a metade e uma garrafa de vidro contendo vinagre de maça. O vinagre é utilizado como opção para os cuidados com o cabelo.
Devido suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar  o couro cabeludo.

Ingredientes

  • 300mL de água filtrada
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 2 gotas de óleo essencial de sálvia

Modo de preparo

Em um recipiente, acrescente a água filtrada, as 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e 2 gotas de óleo essencial de sálvia. Coloque a mistura em um borrifador e aplique por todo o cabelo e deixe agir por alguns minutos. Depois, é só enxaguar. 

5. Cenoura

Outra excelente dica para cabelos com queda é a cenoura. Fonte rica de betacaroteno e vitamina A e E, a cenoura age no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios, além de prevenir o envelhecimento capilar.

Na imagem, cenouras inteiras, em pedaços e ralada, ao lado de bowl contendo o óleo do alimento, utilizado no tratamento de cabelos com queda.
A cenoura é benéfica para couro cabeludo, pois previne e combate a queda e acelera o crescimento capilar dos cabelos.

Ingredientes

  • 2 cenouras médias raladas
  • 2 copos de azeite

Modo de preparo

Em uma panela, coloque as cenouras e cubra-as com o azeite. Deixe a mistura refogar em fogo baixo até que o azeite fique bem laranja e aguarde enquanto esfria. Coe a mistura para utilizar somente o óleo, em seguida, aplique na raiz do cabelo, deixe agir por 15 minutos e depois lave o cabelo normalmente.

6. Óleo Essencial de Alecrim e Hortelã

A ultima, porém, não a menos importante das dicas para cabelos, os óleos de alecrim e hortelã são ótimos para diminuir a queda de cabelo. Eles ativam a circulação no couro cabeludo, melhorando o desempenho do crescimento e nutrindo o couro cabeludo, evitando assim a queda.

Na imagens, alguns ramos das ervas hortelã e alecrim, junto a frascos contendo o óleo das duas ervas.
As duas ervas ajudam na limpeza do couro cabeludo e melhoraram a circulação sanguínea local.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã

Modo de preparo

Misture o óleo vegetal com os óleos essenciais e passe no couro cabeludo, massageando bem. Deixe agir por 1 hora e lave os cabelos normalmente.

Como é possível perceber, alguns alimentos são importantes para nosso organismo no geral, podendo ser consumidos ou utilizados de forma tópica. Realizar algumas dessas receitas de hidratação pode fazer toda a diferença ao seu cabelo, ou seja, inclua essas dicas e outras práticas a sua rotina e tenha cabelos bonitos e fortes.

Aproveite e veja também no site da Farmadelivery a seção de produtos para queda de cabelos. Lá você encontra uma variedade de produtos com excelentes descontos. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares