Diferença entre Gripe e Covid-19 e quando ir ao médico?
Nos últimos meses, apesar da crescente campanha de vacinação contra a Covid-19, vemos surgir novas variantes e, consequentemente, novos casos de contágio. Porém, muitas pessoas ainda não sabem qual a diferença entre a gripe e o Covid-19 e quando buscar ajuda médica.
Essas informações são importantes, pois devemos impedir a disseminação do vírus e evitar o colapso que presenciamos no início da pandemia.
Por isso, para ajudar e trazer mais informações sobre o assunto, criamos esse conteúdo para esclarecer todas as dúvidas e informar sobre a diferença entre a gripe e o Covid-19. Leia o conteúdo até o final e saiba mais.
Para saber mais, leia também: Gripe e Resfriado – entenda a diferença
O que é Gripe?
A gripe é uma condição causada pelo vírus do tipo Influenza, que causa a infecção do sistema respiratório e desenvolve diversos sintomas ao paciente como, por exemplo:
- Dores no corpo;
- Febre (acima de 38º);
- Tosse e coriza;
- Dor de cabeça e dor de garganta.
O vírus Influenza passa por transformações e mutações todos os anos, o que faz com que a pessoa que já teve a doença uma vez, seja contaminada e apresente os sintomas novamente.
A transmissão da gripe é feita por meio do contato com as secreções de espirros e tosse. Além disso, o vírus pode sobreviver suspenso no ar, durante os meses de inverno e outono. Por isso, é importante sempre manter os ambientes bem arejados e com circulação de ar.
O que é Covid-19?
A doença pode afetar pessoas de todas as idades e de diferentes maneiras, porém, a maioria dos infectadas apresentam sintomas leves a moderados e não precisam ser hospitalizadas. Os sintomas são, na maioria, respiratórios e se assemelham aos da gripe:
- Febre;
- Tosse seca ou com secreção;
- Dificuldade para respirar.
Alguns pacientes ainda podem apresentar dor no corpo, calafrios, náuseas, perda de olfato e paladar, nariz congestionado, problemas de pele (urticárias), entre outros. Estes sintomas são leves e podem progredir, mas aproximadamente 80% dos casos se recuperam sem tratamento especial.
No entanto, nos casos mais graves da doença, os pacientes apresentam falta de ar, Acidente Vascular Cerebral (AVC), coágulos sanguíneos e problemas cardíacos. Estes sintomas são mais comuns em idosos, diabéticos, hipertensos e em pacientes com outros problemas cardiovasculares. Neste caso, a hospitalização para o tratamento é necessária.
Qual a diferença entre Gripe e Covid-19?
Apesar de muito parecidas, a Gripe sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Além disso, a gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte dos grupos de risco.
Por ter sintomas similares à gripe, só é possível identificar a Covid-19 após análise e exame clínico.
Já pacientes com diagnóstico do Covid-19 é mais comum apresentarem febre e tosse seca. Porém, o principal diferencial da gripe é a perda do olfato e paladar em alguns casos.
Ainda, pacientes em estado crítico podem apresentar forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios, onde se faz necessário o uso de suporte ventilatório ou a internação em unidades de terapia intensiva (UTI) e até mesmo a morte.
Como evitar o contágio?
Para as duas doenças, o modo de evitar o contágio e disseminação do vírus é o mesmo:
- Cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar;
- Use mascará;
- Não compartilhe talheres, copos e outros objetos pessoais;
- Evite ambientes fechados e aglomerações;
- Faça repouso e fique em isolamento por até 6 dias ou conforme orientação médica;
- Lave as mãos com água e sabão frequentemente ou use álcool em gel 70% para higienização.
Além disso, para os dois vírus existem vacinas que podem conter a proliferação e reduzir os sintomas aos infectados. Sendo assim, vá até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e se informe sobre a vacinação contra a Influenza e o Covid-19. Proteja-se!
Quando buscar ajuda médica?
Pessoas que apresentam sintomas leves não devem evitar ir até o hospital. O tratamento deve ser feito com medicamentos para gripe e bastante repouso.
No entanto, para os quadros onde os sintomas não melhoram, febre alta e persistente, falta de ar e outras complicações graves, a ida ao hospital deve ser imediata.
Saiba mais sobre Gripe em: H3N2: O que é, quais os sintomas, como tratar e evitar?
Assim, como é possível perceber, os sintomas causados pelos dois vírus são bastante semelhantes e podem colocar em risco a vida da pessoa contaminada. No entanto, os quadros de Covid-19 podem ser mais graves e, por isso, é importante evitar a disseminação do vírus.
Sendo assim, previna-se seguindo as orientações que destacamos a cima, além de fazer uso de vitaminas que reforce a sua imunidade. E para isso, conte com a Farmadelivery. Adquira as melhores vitaminas e antigripais com os melhores preços do mercado. Acesse e confira!