Qual a diferença entre hipertensão e pressão alta?
A hipertensão é uma condição de saúde em que o paciente sofre com picos da pressão arterial de forma recorrente, podendo causar sintomas graves e desencadear problemas sérios como AVC e infarto. De acordo com pesquisas feitas pelo IBGE, aproximadamente 24% da população brasileira sofre de hipertensão, e outros 62% sofrem com pressão alta. Mas você conhece a diferença entre hipertensão e pressão alta?
Hoje em dia é muito comum vermos pessoas usando o termo pressão alta para se referir a quadros de hipertensão e vice-versa. O que muitos não sabem, porém, é que uma pessoa pode ter quadros de pressão alta sem necessariamente ser hipertensa.
Para você entender essa diferença, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Veja a seguir!
O que é a pressão arterial?
A pressão arterial nada mais é do que a pressão que o coração exerce nas artérias para que o sangue seja distribuído para todos os órgãos do corpo. Quando essa pressão aumenta, as artérias se estreitam e o sangue não consegue passar com facilidade, o que consequentemente acaba gerando um esforço mais do coração para bombear o sangue.
Quando o coração se esforça mais do que o normal, a pressão sistólica aumenta, causando um aumento imediato da pressão arterial.
Quais os valores que definem a pressão alta?
Atualmente, a pressão arterial considerada normal é de 120 por 80 mmHG, ou seja, 12/8, e os números considerados altos ficam acima de 14/9. Embora esse seja o número considerado ideal para a pressão normal, alguns pacientes podem ter valores maiores ou menores, e mesmo assim, não ser considerado aumento de pressão.
Desde que os valores não ultrapassem o valor 14/9 nem fiquem abaixo de 9/6, os valores são considerados saudáveis.
Qual a diferença entre hipertensão e pressão alta?
A hipertensão é uma condição clínica que é desenvolvida por diversos fatores como genética, consumo excessivo de sal encontrados em alimentos industrializados, sedentarismo, obesidade, diabetes, tabagismo, e o consumo excessivo de álcool.
Sua principal característica é o aumento abrupto e recorrente da pressão que dura longos períodos, podendo causar complicações graves como AVC, infarto e até doenças renais, e na maioria das vezes pode ser necessário o uso de medicamentos para ajudar a pressão voltar ao normal.
Enquanto isso, a pressão alta é qualquer aumento da pressão arterial, que normalmente dura poucos minutos ou horas e tende a se regularizar sem necessidade de intervenção médica.
Esse aumento pode ser desencadeado por momentos de estresse, ansiedade e até em situações de medo.
É importante ressaltar que a hipertensão é considerada uma doença silenciosa e pode não apresentar sintomas durante anos. Ou seja, a pressão arterial sofre picos constantemente e o paciente não percebe nenhuma alteração. Sem o tratamento adequado e mudanças de hábitos, a doença progride e só é descoberta quando começa a atingir alguns dos órgãos do corpo humano.
Clique aqui e confira os 10 sintomas da hipertensão mais conhecidos
Como tratar a hipertensão e pressão alta?
Para tratar a hipertensão o paciente deve procurar ajuda médica para uma avaliação individual do caso e análise de todos os fatores que podem estar causando o aumento recorrente da pressão arterial.
A partir dos resultados, o especialista poderá indicar o melhor tratamento para a condição, que varia desde a mudança de hábitos alimentares, consumindo alimentos com menos sódio, até a necessidade de usar medicamentos específicos para baixar a pressão.
Já nos casos de pressão alta que podem surgir durante momentos de estresse e até mesmo durante a prática de atividades físicas muito intensas, não há necessidade de medicação para controlar o aumento dos níveis da pressão. Porém, é muito importante ficar de olho no que pode estar desencadeando o sintoma e procurar um médico caso esse aumento aconteça mais de 1 vez a cada 2 semanas.
O que é hipotensão?
A hipotensão, por sua vez, é uma condição de saúde causada pelos níveis da pressão arterial abaixo do normal, podendo ser normal em pacientes que se alimentam de forma saudável e equilibrada e que praticam atividades físicas diariamente.
A condição pode causar sintomas como fraqueza, dor de cabeça e confusão mental, e normalmente não apresenta riscos à saúde.
Quando os níveis estão muito abaixo de 9/6, porém, é necessário buscar ajuda médica para verificar o que pode estar causando a diminuição da pressão arterial.
Como se prevenir da hipertensão e pressão alta?
A mudança de hábitos é uma das principais mudanças que ajudam na prevenção de quadros de pressão alta e hipertensão, já que em muitos casos esse descontrole é desencadeado por consumo excessivo de industrializados e fast-food.
Leia também O que não comer quem tem hipertensão
A atividade física regular também pode auxiliar a baixar os níveis de pressão, junto com o consumo controlado de álcool e mudanças comportamentais como deixar de fumar, por exemplo.
Agora que você já sabe a diferença entre hipertensão e pressão alta, você já entendeu que nem sempre o aumento da pressão pode significar problemas de saúde. Porém, é indicado buscar ajuda médica sempre que notar um aumento recorrente da pressão e caso mantenham uma alimentação rica sódio.
Hipertensão é coisa séria
A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg e existem uma série de riscos relacionados, dentre eles alguns perigosos como ataque cardíaco, derrame ou mesmo a morte.
Então se você suspeita que pode ser hipertenso, consulte seu médico imediatamente para avaliar melhor sua condição, e se precisar, a Farmadelivery oferece ótimos preços em todos Remédios para Hipertensão, confira!