Saiba quais sãoa s principais doenças de pele no verão e como prevenir.

Doenças de pele no verão: Quais são e como prevenir?

O verão chegou, e por ser a estação mais quente do ano, costuma fazer com que as pessoas fiquem com a pele mais exposta ao sol, mais úmida, em contato com cloro de piscina, sal e areia de praia, o que pode provocar diversas doenças de pele comuns no verão.

Os cuidados com a pele são necessários ao longo de todo o ano. Contudo, durante os dias de calor intenso, é preciso redobrar os cuidados e a proteção da pele, que vai muito além do uso de protetor solar e evitar a exposição direta ao sol.

+ Leia também: Saúde no verão – 5 dicas de cuidados com o sol e calor.

Quais são as principais doenças de pele no verão?

Além dos danos provocados pelo sol forte, existem diversas doenças de pele bastante frequentes nessa época do ano. As características da estação, provocam problemas de pele e favorecem o aparecimento de fungos, parasitas e bactérias. A seguir, veja quais são elas e saiba mais sobre essas doenças:

Micoses superficiais

Causadas por fungos, essas infecções podem aparecer na pele, no couro cabelo e nas unhas. As micoses podem causar vermelhidão, coceira ou descamação da pele. Os tipos de micose mais comuns são:

  • pano branco (pitiríase versicolor);
  • frieira ou pé de atleta (tinea pedis);
  • tinea cruris, que aparece na virilha.
A micose é uma das doenças de pele mais comuns do verão.
A micose é uma das doenças de pele mais comuns do verão.

Uma dica para prevenir a micose é evitar ficar com o corpo suado ou molhado por muito tempo. Como opção você pode utilizar talco nas dobras do corpo, regiões onde a transpiração costuma ser mais intensa, e secar bem entre os dedos dos pés. Os tratamentos para micoses podem ser feitos com medicamentos tópicos ou por via oral.



Foliculite

A foliculite é uma infecção bacteriana do folículo piloso que forma uma erupção semelhante ao de espinhas nas áreas de pelo, como barba, nuca, axilas e virilha. O quadro pode piorar com a frequência e o tipo de depilação, falta de hidratação da pele e hábitos de usar roupas justas, por exemplo.

O tratamento da foliculite pode ser tópico associado com algumas mudanças de hábitos, como a depilação a laser e uso de roupas que não sejam tão justas ao corpo.

Queimadura solar

O clima quente e banhos de mar ou de piscina comuns do verão fazem com que fiquemos mais expostos ao sol, o que pode provocar queimaduras de sol. Essa é uma das doenças de pele que podem causar irritação ou dano cutâneo.

Assim, para prevenir queimaduras solares, é importante aplicar protetor solar e lembrar de reaplicar a cada duas horas. Mas vale ressaltar que a primeira aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição, garantindo a total absorção do produto.

Bicho geográfico

Causada por parasitas encontrados em fezes de gatos e cachorros doentes, o bicho geográfico é uma dermatite linear serpiginosa tropical. A larva das fezes desses animais penetra na pele humana, provocando coceira e lesões semelhantes a mapas, o que dá origem ao nome da dermatite.

Para evitar a contaminação com o parasita, evite levar e frequentar praias com animais domésticos. O tratamento pode ser feito de forma tópica, com cremes ou crioterapia (técnica que utiliza baixa temperatura em áreas do corpo como tratamento), e também com medicamentos via oral.

Herpes

Essa é uma das doenças de pele mais comuns no verão. Quando a pessoa já tem o vírus do herpes no organismo, o sol pode favorecer a manifestação de crises, principalmente de herpes labial, que se apresenta como bolhinhas d’água, altamente transmissíveis.

O excesso de sol pode deixar o sistema de imune fragilizado, dificultando a ação das células de defesa para combater a presença do vírus no organismo.
O excesso de sol pode deixar o sistema de imune fragilizado, dificultando a ação das células de defesa para combater a presença do vírus no organismo.

Utilize protetor labial com fator de proteção 30 para prevenir a condição. Aplique várias vezes ao dia, de preferência a cada duas horas.

Acne solar

A acne solar é uma inflamação provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele e a exposição em excesso aos raios de sol. O quadro se caracteriza com a aparição de espinhas que geralmente atingem áreas do rosto, pescoço, ombros, tórax e costas.

O tratamento costuma ser feito com higienização da pele, adequação de filtro solar e cuidados tópicos. Em casos mais graves, dermatologistas podem recomendar o uso de antibióticos orais.

Impetigo

O impetigo é uma infecção bacteriana cutânea, altamente contagiosa e muito comum, principalmente em bebês e crianças. Ela aparece com mais frequência no rosto, principalmente na região entre o nariz e a boca.

A infecção costuma acontecer após um pequeno trauma ou mesmo depois de uma picada de inseto. A pele fica machucada, com feridas avermelhadas, que ao se romperem, formam uma crosta amarelo-amarronzada.

Para evitar o desenvolvimento da infecção, deve-se fazer a higienização adequada de qualquer ferimento da pele e não deve coçar para evitar a contaminação. O tratamento é feito com antibióticos e com a limpeza da lesão, que deve ser feita com água e sabão.



Como manter a pele saudável e prevenir doenças de pele no verão?

Usar filtro solar todos os dias e evitar a exposição ao sol em horários de pico de radiação (das 10h às 16h) são dois dos cuidados com a pele mais importantes no verão. Contudo, existem outras medidas que podem ser adotadas para evitar as doenças de pele comuns da estação. Veja quais são:

  • Mantenha sua pele sempre limpa e hidratada;
  • Não faça tratamentos de pele durante o verão;
  • Use roupas leves e frescas, calçados abertos;
  • Beba bastante água e alimente-se de forma saudável, com alimentos mais leves;
  • Tente não ficar com roupas molhadas por muito tempo;
  • Não ande descalço em vestiários ou clubes;
  • Evite aglomerações, praias consideradas impróprias para banhos ou piscinas sem tratamento adequadamente, assim como praias frequentadas por cães e gatos;
  • Realize a limpeza correta de todo corpo com frequência e enxugue adequadamente as áreas de dobras e espaços entre os dedos dos pés.
Usar protetor solar todos os dias é a melhor forma de proteger a pele dos efeitos do verão.
Usar protetor solar todos os dias é a melhor forma de proteger a pele dos efeitos do verão.

Agora que você já sabe como cuidar corretamente e prevenir doenças de pele comuns do verão, não deixe de consultar seu dermatologista para qualquer outra dúvida.

+ Leia também: Cuidados com a pele: Por que proteger a pele do sol?

Gostou das nossas dicas de cuidados com a pele? Gostaria de ver mais dicas sobre saúde no verão? Deixe nos comentários o que você achou e o que você deseja ver nos próximos conteúdos.

Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares