Exercícios ao ar livre: Benefícios e quais praticar?
Todos sabemos que praticar atividades físicas é fundamental para uma boa saúde. Contudo, cada um pratica de uma forma, alguns preferem treinar sozinhos ou em grupo, na academia ou em casa. Mas você já pensou em fazer exercícios ao ar livre?
Treinar em ambientes abertos pode ser muito mais benéfico a saúde do que se exercitar em lugares fechados. Essa teoria foi comprovada a partir de um estudo publicado no Journal of Sports Science & Medicine que avaliou praticantes de atividade físicas da cidade de Granada, na Espanha.
Segundo o estudo, o estresse durante os exercícios era menor naqueles que optaram pela prática ao ar livre. Ou seja, pessoas treinam em contato com a natureza, apresentam atividade intensa de áreas do cérebro envolvidas no sistema de recompensa e prazer, disparando uma cadeia de efeitos bioquímicos que diminuem a ansiedade e melhoram o humor.
Os exercícios podem prevenir doenças, promover o bem-estar, melhorar o condicionamento físico e oferecer muitos outros benefícios. Por isso, neste conteúdo você vai conhecer mais sobre as vantagens de fazer exercícios ao ar livre e quais deles você pode praticar.
+ Leia também: 8 Exercícios para fazer em casa
Benefícios de praticar exercícios ao ar livre
- Saúde – a prática de exercícios em contato com a natureza, criam um momento de equilíbrio entre o corpo e a mente, afastando do pensamento os problemas do dia a dia.
- Contato da natureza – a maioria das pessoas passa boa parte do tempo dentro de lugares fechados como escritórios, carros ou casas e apartamentos. É difícil ter algum tempo para olhar para o céu, andar em um parque e apreciar a paz que a natureza promove. Fazer exercícios ao ar livre irá promover esse contato, tão bom, com a natureza.
- Economia – ao invés de pagar a mensalidade de uma academia, que tal usar um parque como espaço para exercícios? Se a grana anda curta, praticar exercícios ao ar livre torna-se uma ótima opção.
- Fugir da rotina – ao praticar exercícios ao ar livre você perceberá que todo o dia haverá algo novo para se ver e desfrutar. Haverá dias de sol, dias nublados, dias frios e outros bem quentes. Você verá o parque mudando de acordo com as estações. Nunca será monótono.
- Conhecimento pessoal – conhecer melhor o seu corpo, seus desejos e seu ritmo não é uma exclusividade de quem pratica exercícios ao ar livre. No entanto, o ambiente natural acaba propiciando mais paz e relaxamento. O que colabora um bocado para a saúde emocional.
Quais exercícios praticar?
Antes de você ver quais as atividades que podem ser praticadas ao ar livre, é importante lembrar: consulte um profissional da área para indicar a melhor opção de treino para você, de acordo com seu corpo, objetivo e alimentação. Veja agora quais os melhores exercícios para fazer ao ar livre:
Agachamento
Esse exercício trabalha os músculos dos membros inferiores e ajuda a tonificar o abdômen. Para praticar, basta manter os pés afastados, o abdômen contraído e abaixar o quadril como se fosse sentar em um banco baixo.
Além disso, não deixe que a ponta do joelho ultrapasse a ponta do pé. O ideal é que o quadril se desloque para trás, abaixando a ponto de manter as coxas paralelas ao solo. Faça 3 séries de 15 movimentos cada.
Avanço com deslocamento
Esse é um excelente exercício para aumentar a força e resistência das pernas. Ele é simples de ser feito, mas ele vai exigir bastante dos seus músculos.
Em pé, com os pés paralelos e coluna bem alinhada, dê um passo à frente e agache até as pernas formarem um ângulo de 90 graus – sem encostar o joelho no chão. Suba o corpo e repita o movimento com a outra perna, fazendo o deslocamento. Faça 3 séries de 15 repetições cada uma e descanse por 45 segundos entre as séries.
Prancha
Por ser prática, eficiente e rápida, a prancha isométrica pode ser feita ar livre sem dificuldade. Esse exercício não exige nenhum tipo de aparelho ou acessório e ainda por cima exercita o seu corpo inteiro. Procure por sequências de prancha na internet e faça aquela que combine com seu estilo e necessidades.
Corrida
É muito comum que a pessoa que pratica corrida, não largue mais. Não é para menos, afinal a prática desse exercício melhora o fôlego e trabalha com quase todos os grupos musculares. Como qualquer outro exercício, comece devagar e respeite os limites do seu corpo.
Flexão
As flexões são bem comuns costumam ser feitas na academia mas podem ser realizadas ao ar livre. Para isso, separe uma esteira ou um colchonete e fique em um lugar em que não tenha pedras ou algo que possa te machucar.
A seguir, faça o seguinte movimento: apoie as mãos no chão com os braços abertos e os ombros alinhados e vá flexionando os cotovelos até quase encostar o peito na esteira. Se estiver junto com um amigo, um pode fiscalizar a série do outro ou, para estimular a atividade, ver quem aguenta mais.
Abdominal
Existem diferentes tipos de abdominais que podem incluir na sua lista de exercícios para praticar ao ar livre. Porém, o mais comum é o tradicional, praticado deitado no chão com os joelhos dobrados, elevando levemente o tronco.
Mas cuidado para não forçar o pescoço. Lembre-se que a força deve ser concentrada no abdômen, que precisa estar sempre contraído.
+ Acesse também: Exercício físico no verão: Benefícios e dicas de cuidados
Pular corda
Esse exercício é capaz de melhorar o condicionamento físico e fortalecer os músculos das pernas e braços. Para quem está iniciando, treine inicialmente 15 minutos por dia e vá aumentando 5 minutos por semana, mas sempre cuidando para a sessão não passar de meia hora (30 minutos).
Dicas para fazer exercícios ao ar livre
- Invista em roupas confortáveis e tênis específicos para a prática de exercícios físicos;
- Não esqueça de sempre levar uma garrafinha de água. Se manter hidratado é muito importante, principalmente nos dias quentes durante o verão;
- Confira a previsão do tempo no dia anterior e tome cuidados com a exposição ao sol intenso. Aplique o protetor solar sempre antes de sair de casa para treinar.
+ Acesse também: Doce Fit: Veja 8 receitas para não sair da dieta!
Essas são as nossas dicas de exercícios ao ar livre para promover sua saúde e bem-estar. Você já pratica alguma dessas atividades no seu dia? Compartilhe conosco nos comentários desse post!