Saiba porque algumas pessoas contraem mais gripe que as outras.
| |

Gripe: Por que algumas pessoas ficam mais gripadas que as outras?

É bastante comum percebermos que algumas pessoas pegam gripe com mais facilidade que as outras. Para se ter noção, a doença acomete até 10% dos adultos e aproximadamente 30% das crianças no mundo todos os anos.

A gripe é uma das viroses mais frequentes no mundo e atinge todas as faixas etárias. No entanto, ela se apresenta de forma mais incômoda e com sintomas desagradáveis especialmente em crianças e idosos.

Com isso, para evitar os prejuízos que a doença pode causar, deve-se investir em hábitos que protejam o sistema imunológico. Além disso, é preciso tomar certos cuidados para prevenir que não ocorra complicações.

Portanto, para entender porque algumas pessoas são mais suscetíveis a contrair gripe, desenvolvemos este conteúdo informativo. Leia a matéria até o final e saiba mais!

+ Para saber mais, leia também: Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?

O que é gripe?

A gripe é uma infecção bastante comum que é capaz de afetar o sistema respiratório por completo, desde as vias aéreas superiores até o pulmão. Seu agente causador é o vírus Influenza e tem como a principal complicação a pneumonia, que representa parte significativa das internações hospitalares do país.



Quais os sintomas da gripe?

Entre os principais sintomas da gripe, destacam-se:

  • Febre, maior que 38 °C;
  • Dor de cabeça e pelo corpo;
  • Inflamação e irritação na garganta;
  • Espirro, coriza e congestão nasal;
  • Mal estar, cansaço e fadiga;
  • Tosse seca ou com secreção;
  • Calafrios, tontura e moleza.

Os sintomas costumam durar entre 5 a 7 dias. Portanto, deve-se estar atendo aos sinais e a gravidade dos sintomas para então buscar a orientação médica se necessário.

Por que algumas pessoas ficam gripadas com maior facilidade?

O principal fator que contribui para o contágio da gripe, são os cenários que podem estar enfraquecendo o sistema imunológico.

Sendo assim, deve-se estar atento aos hábitos que podem estar afetando a sua imunidade. Veja a seguir alguns exemplos:

1. Estilo de vida

A correria do dia-a-dia torna a nossa rotina menos saudável e impede a prática de pequenos cuidados que podem ter um grande impacto na nossa saúde. Sendo assim, é importante atentar-se quanto aos seguintes hábitos

  • Dormir em média 8 horas por noite;
  • Faça exercícios físicos semanalmente;
  • Alimente-se de forma saudável, com todos os grupos alimentares no prato; 
  • Beba, pelo menos, 2 litros de água todos os dias;
  • Evite o consumo de álcool e de cigarros;
  • Trabalhe apenas no horário planejado: descanse e tire um tempo para relaxar.

Todas esses cuidados interferem no estilo de vida. Assim, o estresse, obesidade e consumo excessivo de álcool, podem enfraquecer sua resposta imunológica e levar a infecções mais frequentes. Por isso, o fator de contrair gripe com muita facilidade pode envolver a sua rotina.

2. Falta de higiene

A falta de higiene pode nos tornar mais propensos a pegar várias doenças transmitidas por vírus e bactérias. Vimos a importância desse hábito durante a pandemia do novo Coronavírus. Sendo assim, quando falarmos de higiene, devemos destacar:

  • Limpeza das mãos com água e sabão, principalmente após manusear equipamentos compartilhados;
  • Evite compartilhar objetos pessoais, como talheres e copos;
  • Após o contato com maçanetas, corrimãos ou qualquer apoio compartilhado, evite encostar as mãos na boca, nariz ou olhos;
  • Deixe todos os ambientes abertos, bem arejados e com ventilação.


3. Não tomar a vacina da gripe

A vacina da gripe é a melhor forma de se prevenir e evitar casos graves de contaminação pelo vírus. O imunizante é distribuído gratuitamente na rede pública para grupos de risco, mas também é possível conseguir essa proteção adicional na rede privada.

Algumas pessoas apresentam certa resistência para tomar a vacina, por causa das possíveis reações que elas podem causar. Contudo, as possíveis reações da vacina não são tão graves, a febre, por exemplo, ocorre em menos de 1% das pessoas vacinadas. 

Sendo assim, se você é uma das pessoas que pega gripe com facilidade, a vacina pode ser uma maneira de reduzir a incidência dessa doença.

4. Sistema imunológico fraco

O sistema imunológico enfraquecido é o principal responsável pelos quadros de gripe, pois está diretamente ligado à defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos. Ou seja, todos os tópicos citados anteriormente podem interferir na imunidade, tornando-a mais fraca.

Por exemplo, crianças que foram ou são mantidas com hábitos extremos de limpeza podem apresentar no futuro uma imunidade mais fragilizada que outras pessoas, contraindo doenças e infecções.

Sendo assim, todos os cuidados devem ser feitos na medida certa, preferencialmente com o acompanhamento e orientação profissional.



Como prevenir a gripe?

Atuar na prevenção da gripe é fundamental, pois uma pessoa pode contrair o vírus mais de uma vezes ao longo da vida, devido as centenas de cepas diferentes do vírus.

Assim, a alternativa principal de prevenção é garantir a vacinação, mais indicada para crianças e idosos. Além disso, outros hábitos contribuem para o combate a infecção:

  • Mantenha hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, consumo de água e atividades físicas;
  • Ao sentir sintomas da doença, busque um serviço de saúde e faça uso de máscara de proteção;
  • Evite o contato direto com pessoas que apresentem sintomas de gripe;
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel;
  • Evite levar as mãos aos olhos, boca e nariz;
  • Limpe superfícies que podem estar contaminadas, como mesas, maçanetas e corrimão;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados e arejados.

+ Para mais informações, leia também: Como se prevenir da gripe? 10 dicas para sua saúde.

Sendo assim, agora que você já sabe porque algumas pessoas ficam mais gripadas que as outras e como se prevenir contra a gripe, fica mais fácil se cuidar e manter a saúde em dia. Contudo, lembre-se de sempre buscar a orientação do profissional da saúde.

Portanto, lembre-se que no o site da Farmadelivery você encontra diversos itens para os cuidados da imunidade. Além disso, veja ofertas exclusivas de saúde e bem estar. Acesse e aproveite os descontos exclusivos do site!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Veja 3  receitas para eliminar catarro
Veja 3 receitas para eliminar catarro
5 doenças comuns do tempo frio.
5 doenças comuns do tempo frio.
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares