Saiba quais são as principais formas de se prevenir contra a gripe;
|

Como se prevenir da gripe? 10 dicas para sua saúde.

Nas últimas semanas, estamos acompanhando o aumento dos números de casos de gripe causados por uma nova mutação do vírus, o Influenza A ou H3N2. Com isso, surge a dúvida sobre como se prevenir da gripe e manter-se protegido.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo sendo uma doença comum, a gripe é um dos maiores desafios da saúde, que afeta todos os países do mundo. A principal dificuldade está em nossos próprios hábitos e, por isso, é muito importante saber como prevenir a doença.

Todos os anos, a média de casos de gripe no mundo é de 3 a 5 milhões e a vacinação é a forma mais eficaz de evitar a gripe. No entanto, com a predominância do novo Coronavírus, houve a baixa procura pela vacinação contra a Influenza, além da flexibilização das medidas de controle sanitário nos últimos meses. Ou seja, o conjunto de atitudes ocasionou no crescente aumento dos casos de gripe.

Portanto, para ajudar nesta tarefa, criamos esse conteúdo com algumas dicas sobre como se prevenir contra a gripe, que valem também para a prevenção do Coronavírus. Sendo assim, leia a matéria até o final e saiba mais!

+ Para mais informações, acesse também: Flurona: O que é, sintomas, como prevenir e como tratar?

O que é gripe e como ela é transmitida?

A gripe nada mais é que uma infecção viral, causada pelo vírus da Influenza e sua mutações. A doença costuma atacar o sistema respiratório por completo.

A transmissão da doença é feita através da saliva e muco de uma pessoa infectada e ocorre pelas gotículas que são expelidas naturalmente quando tossimos, espirramos ou falamos.

Gripe é uma infecção viral muita comum, que apresenta como sintomas tosse, espirro, coriza e dores no corpo.
Gripe é uma infecção viral muita comum, que apresenta como sintomas tosse, espirro, coriza e dores no corpo.

Além disso, a transmissão também ocorre através de objetos e superfícies como, por exemplo, copos, talheres e maçanetas. Se uma pessoa entrar em contato com esses itens e levar as mãos à boca ou aos olhos antes de higienizá-las, poderá se infectar.

+ Para saber mais, acesse também: Diferença entre Gripe e Covid-19 e quando ir ao médico?

Quais os sintomas da gripe e quanto tempo eles duram?

O sintomas da gripe são diversos e podem variar de pessoa para pessoa, porém, os mais comuns são:

  • Dor no corpo e de cabeça;
  • Indisposição;
  • Congestão nasal e coriza;
  • Inflamação na garganta;
  • Em alguns casos, febre alta, acima de 37°C.

A intensidade dos sintomas da gripe são mais fortes nos 3 primeiros dias e no decorrer dos dias, eles costumam diminuir, até sumirem por completo. Assim, considera-se que uma gripe dure em média de 7 a 10 dias.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que a gripe pode causar, veja a seguir o que você pode fazer para se prevenir da gripe e manter sua saúde em dia.



10 Dicas de como se prevenir da gripe

10. Evite mudanças bruscas de temperatura

O corpo humano não se adapta rapidamente as mudanças climáticas, por isso é fundamental evitar mudanças bruscas de temperatura.

Portanto, para prevenir a gripe, pois não sobrecarrega o sistema imunológico evite o choque térmico, principalmente quando está em um ambiente quente e depois vai até outro com temperatura mais baixa.

9. Beba bastante água e mantenha bons hábitos alimentares

Beber água é fundamental para se livrar da gripe. Quando mantemos as mucosas do nariz, da boca e dos olhos úmidas, uma função de barreira contra o vírus é ativada. Com isso, hidratar o corpo de forma adequa pode diminuir em até 80% o risco de contágio e complicações causadas pela gripe.

O consumo adequado de água é umas das formas de como se prevenir da gripe.
O consumo adequado de água ajuda a manter o corpo hidratado e no combate a doenças virais.

Além disso, uma dieta balanceada também ajuda a evitar a gripe. Isso se deve ao fato dos alimentos contribuírem para o fortalecimento do organismo e da imunidade.

Se necessário, peça a orientação do seu médico ou nutricionista e inicie uma suplementação vitamínica para auxiliar na sua saúde.

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais, ajudam o corpo a produzir glóbulos brancos que reforçam o sistema imunológico e combatem de forma mais eficiente a infecção.



8. Evite locais fechados ou com aglomerações

Essa é a regra de ouro. Fundamental durante a pandemia, vale tanto para quem está doente quanto para quem quer evitar ser contaminado.

Evite ficar nesses locais e opte sempre por deixar uma porta ou a janela aberta para promover a circulação do ar. Isso irá impedir que vírus e bactérias se multipliquem com maior facilidade.

7. Limpe e desinfete superfícies possivelmente contaminadas

A limpeza de de superfícies e ambientes possivelmente contaminados é fundamental para se prevenir da gripe.

Higienizar objetos e superfícies é uma forma de como se prevenir da gripe.
Higienizar objetos e superfícies é uma forma de se prevenir contra a gripe.

Portanto, limpe mesas, maçanetas, corrimão e qualquer outra área que seja compartilhada com produto de limpeza, como álcool 70%, água e sabão, desinfetantes ou limpadores multiuso.

6. Evite o contato com pessoas que apresentem sintomas de gripe

Se um familiar ou colega de trabalho ou da escola estiver com gripe e apresentando sintomas, o correto é que ele evite o contato com os demais e que utilize máscara para evitar a disseminação do vírus.

Se isso não ocorrer, você deve permanecer de máscara e evitar contato, isso irá reduzir as chances de você entrar em contato com o vírus.

5. Não compartilhe objetos pessoais

Assim como o cuidado ao manter contato com pessoas gripadas, evite também compartilhar o uso de copos, talheres, canetas e outros itens. Se necessário, opte por ter pertences pessoais e faça a higienização dos mesmos sempre que ficarem expostos.

4. Aumente o consumo de vitamina C

O aumento no consumo de alimentos ricos em vitamina C pode ser uma boa opção para evitar a gripe. No entanto, vale salientar que não existe confirmação cientifica de que consumindo o nutriente você nunca mais irá ter gripe.

Aumentar o consumo de vitamina C pode auxiliar na prevenção da gripe.
Aumentar o consumo de vitamina C pode auxiliar na prevenção da gripe.

Porém, com o consumo regular da vitamina C, é possível reduzir a duração e os sintomas da gripes, pois o nutriente estimula a produção de linfócitos e fagócitos, células que atuam no combate a doenças e seus sintomas.

Portanto, uma boa estratégia é consumir pelo menos 2 frutas ao longo do dia. Opte por incluir aquelas que possuem maior quantidade do nutriente, como por exemplo, laranja, acerola, morango, caju e goiaba. Se necessário, pode incluir em sua dieta suplementos de vitamina C, conforme orientação médica ou do nutricionista.

3. Higienize as mãos com frequência

Outra dica fundamental, simples e eficiente de como se prevenir da gripe é higienizar as mãos. Sendo assim, sempre que chegar da rua, lave as mãos ou higienize elas com álcool gel 70%. Assim, é possível eliminar vírus e bactérias, evitando a contaminação.



2. Use máscara

O uso da máscara se tornou obrigatório na pandemia de covid-19, mas o acessório é um importante aliado também para evitar outras doenças respiratórias, como a gripe. Desta forma, devemos adotar o hábito para prevenir a gripe e também evitar o contágio de terceiros.

O uso correto de máscara previne a contaminação e a disseminação da gripe e outras doenças virais.
O uso correto de máscara previne a contaminação e a disseminação da gripe e outras doenças virais.

Vale ressaltar ainda que a maneira correta de usar a máscara é cobrindo o nariz e a boca por completo. Além disso, deve-se evitar tocar na parte externa ou puxar a máscara para baixo ao falar.

1. Vacine-se contra a gripe

Por fim, a forma mais eficaz de se prevenir contra a gripe é se vacinando. O imunizante utiliza o vírus desativado, incapaz de causar a doença, para estimular o corpo a produzir os anticorpos necessários para o tipo de gripe.

O objetivo da vacinação é reduzir a circulação do vírus e o número de hospitalizações, já que o Influenza pode estar relacionada a diversas de complicações, como a pneumonia. Portanto, vacine-se!

Para mais informações, busque por calendários e postos de vacinação do seu munícipio. Se você reside em São Paulo, acesse a página da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde do Estado de São Paulo.

Por isso, todas as medidas de prevenção e controle devem ser adotadas, sendo a vacinação, a maneira mais eficaz de prevenir a doença, aliada à estratégia de tratamento com antiviral e a adoção de etiqueta respiratória e hábitos saudáveis

No site da Farmadelivery, você encontra as melhores opções de máscaras e acessórios para se prevenir da gripe e covid-19. Acesse e confira!

Resumo: Quais os sintomas e como se prevenir da Gripe.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Veja 3  receitas para eliminar catarro
Veja 3 receitas para eliminar catarro
5 doenças comuns do tempo frio.
5 doenças comuns do tempo frio.
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
Gripe e resfriado: Você sabe quais são as diferenças?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?
O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Posts Similares