| |

Imunidade infantil – Vitamina C para saúde das crianças.

As vitaminas promovem uma série de benefícios ao corpo humano em todas as faixas etárias. Neste caso, podemos destacar o uso de vitamina C, tão importante para a imunidade infantil e que favorece o bom funcionamento do organismo.

Portanto, desenvolvemos esse conteúdo com o intuito de compartilhar mais informações sobre o uso da vitamina C infantil, este elemento vital para as crianças. Leia até o final e tire todas suas dúvidas.

Veja também: Vitaminas Infantil – Qual idade e quando começar a usar?

Quais os benefícios da vitamina C para imunidade infantil?

Muito mais que um fortalecedor da imunidade infantil, a vitamina C é um potente antioxidante, que atua em várias reações metabólicas no organismo.

Neste caso, podemos destacar a sua contribuição na síntese do colágeno, proteína essencial para a manutenção da pele, mucosas, ossos, dentes e preservação da integridade dos vasos sanguíneos.

Vitamina C infantil favorece o crescimento saudável e reforça a imunidade.
Vitamina C infantil favorece o crescimento saudável e reforça a imunidade.

Além disso, esse nutriente protege as células contra a ação dos radicais livres e quadros inflamatórios. Sua presença ainda garante o bom funcionamento dos glóbulos brancos, ajuda a eliminar vírus e bactérias do organismo e favorece a cicatrização.

Ou seja, a vitamina C é indispensável para o crescimento e saúde dos pequenos.



Quanto de vitamina C uma criança deve consumir?

A necessidade de ingestão diária da vitamina C varia de criança para criança, levando em consideração a idade, necessidades nutricionais específicas e outros casos que devem ser avaliados pelo pediatra.

Bebês e crianças só devem realizar suplementação de vitamina C sob orientação médica.
Bebês e crianças só devem realizar suplementação de vitamina C sob orientação médica.

Contudo, profissionais da saúde consideram os seguintes valores como quantidades adequadas e seguras para os pequenos. Veja a seguir:

  • 6 a 12 meses – 50mg de vitamina C por dia (quantidade obtida por meio do leite materno);
  • 1 a 3 anos – 15mg de vitamina C por dia;
  • 4 a 8 anos – a partir de 25mg de vitamina C diariamente.

Vale ressaltar que, a vitamina é obtida através dos alimentos ou pela suplementação, porém, o ultimo caso, só deve ser feito sob supervisão médica.



Quais alimentos alimentos ricos vitamina C?

A vitamina C é facilmente encontrada em frutas cítricas e vermelhas como, por exemplo a laranja e o morango.

O consumo dessas frutas pode atender as necessidades diárias do nutriente em crianças de diferentes idades.

Deve-se introduzir fontes de vitamina C  na alimentação infantil desde cedo.
Deve-se introduzir fontes naturais de vitamina C na alimentação infantil desde cedo.

Além disso, incluir na alimentação verduras e legumes como a couve e o brócolis também fornece quantidades necessárias da vitamina. 

Exemplos de outros alimentos que favorecem a imunidade infantil: tomate, acerola, brócolis e mamão formosa, goiaba e etc.

Por isso, introduzir todas essas fontes desde cedo nas refeições das crianças é fundamental para que elas se acostumem e aprendam a saboreá-las. Contudo, se houver resistência ou a alimentação não for o suficiente, deve-se recorrer aos suplementos.

Vitamina C para imunidade infantil – como suplementar?

O uso de suplementos vitamínicos, como dissemos anteriormente, só deve ser realizado com a indicação e supervisão médica.

Neste caso, o pediatra normalmente indica opções de suplementos de vitamina C com fórmulas e ingredientes naturais e apresentações específicas para o público infantil.

As opções de vitaminas em gomas vem sendo bastante procurado para realizar suplementação infantil.
Vitaminas em gomas se tornou uma das opções mais procuradas para realizar suplementação infantil.

Veja a seguir alguns exemplos encontrados da vitamina C para crianças:

  • Gotas – Normalmente indicado para recém-nascidos, bebês e crianças menores. Uma opção bastante indicada é o Redoxon Gotas.
  • Xarope – Possuem indicação para crianças acima de 1 ano e podem ter a vitamina C associada a outros nutrientes, como é o caso do Vitaxon C Kids.
  • Gomas – Com indicação a partir dos 4 anos, as vitaminas em forma de balas de goma são mais atrativas e aceitas pelas crianças. Um exemplo muito recomendado pelos médicos é a Dr. Good Kids – Vitamina C.

Crianças podem tomar vitamina C efervescente?

A vitamina C efervescente é uma das opções mais comuns e fáceis de se encontrar no mercado. No entanto, para o uso infantil, elas são recomendadas somente a partir dos 12 anos de idade ou conforme a orientação médica.



Sendo assim, podemos concluir que a vitamina C é um elemento indispensável na nutrição da crianças. O nutriente age no bom funcionamento de todo organismo e principalmente na manutenção da imunidade infantil, que ainda está em desenvolvimento.

Contudo, vale ressaltar que o conteúdo informativo desta matéria não dispensa a consulta médica. Ou seja, sempre busque a orientação do pediatra para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos.

No site da Farmadelivery você encontra as melhores ofertas em vitaminas e outros produtos. Acesse e aproveite!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares