Vitaminas Infantil – Qual idade e quando começar a usar?
O corpo humano não produz boa parte dos nutrientes vitais a saúde, sendo necessário buscar a reposição deles a partir da alimentação. Porém, no casos das crianças, a suplementação com vitaminas infantil pode ser necessária.
Mas, neste caso, muitos pais ficam em dúvida quanto a segurança e a idade em que os pequenos podem iniciar a suplementação vitamínica.
Antes de mais nada, ressaltamos que somente o pediatra ou nutricionista pode indicar o uso de vitaminas infantil de forma segura, conforme as necessidades do seu filho.
Portanto, este artigo, tem como intuito esclarecer e informar quanto ao uso de vitaminas em crianças. Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas.
Acesse também: Suplemento Vitamínico Infantil – Como escolher?
Por que as vitaminas são importantes?
Vitaminas são substâncias indispensáveis para a saúde do corpo humano.
As vitaminas auxiliam no metabolismo celular e favorecerem reações químicas que permitem a absorção de diversos nutrientes. Normalmente são consumidas através de alimentos como frutas, legumes e verduras.
A ingestão adequada de vitaminas traz inúmeros benefícios ao organismo, tornando corpo mais resistente a vírus e bactérias, além de fornecer energia e manter o organismo saudável .
Para as crianças, as vitaminas são ainda mais importantes, pois elas contribuem para o crescimento e desenvolvimento saudável desde a barriga da mãe. Por isso, é muito importante que a criança consuma os nutrientes necessários através da alimentação ou com o uso de vitaminas infantil.
O que são vitaminas infantil?
Vitaminas infantil são suplementos nutricionais, que possuem algumas características diferentes das convencionais. Veja a seguir:
- Formulação – O organismo da criança exige um complexo vitamínico mais completo e em concentrações diferenciadas, para atender as necessidades durante toda a fase crescimento.
- Ingredientes – As vitaminas infantil, são produzidas com poucos ingredientes e, preferencialmente, sem componentes químicos.
- Apresentação – Para ser mais atrativo aos pequenos, é possível encontrar suplementos vitamínicos em apresentações como gotas ou xaropes com sabor chocolate, e até mesmo balas de gomas.
Entre os nutrientes mais importantes na infância, destacamos: Vitaminas A, C, D, K, Complexo B, Ferro e Zinco.
Quando usar as vitaminas infantil?
As vitaminas são elementos essenciais para o corpo humano. Entretanto, deve-se ter cautela quando ao seu uso, pois o excesso de vitaminas pode ser prejudicial.
Apesar de não enxergarmos dessa forma, as vitaminas são medicamentos e, as necessidades podem variar de crianças para criança. Por isso, o uso de vitaminas infantil só deve ser realizado com indicação e orientação médica.
Esses nutrientes nutrientes são fundamentais para o crescimento da crianças, promoção da função imune, para o desenvolvimento de ossos e dentes saudáveis, previne casos de anemia e outras doenças.
Além disso, a mãe deve atentar-se e buscar ajuda médica, quando a criança apresentar alguns sinais que podem estar relacionados a falta de vitaminas, como por exemplo:
- Perda de apetite;
- Cansaço ou muito sono;
- Pele pálida;
- Gripes, resfriados e outras doenças virais frequentes;
- Atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores;
- Entre outros.
Neste caso, independe da idade da criança, o médico deve avaliar as causas dos sintomas para então determinar o tratamento adequado, podendo ser com vitaminas infantil ou com outros procedimento.
Após realizar a leitura completa do conteúdo, é possível perceber que não existe uma idade ideal para iniciar o uso de vitaminas infantil.
Entretanto, a suplementação só pode ser feita quando houver necessidade e mediante orientação médica. Isso garante o crescimento saudável e seguro da criança.