Vitaminas infantil ajudam a repor os nutrientes necessários.
|

Vitaminas Infantil – Qual idade e quando começar a usar?

O corpo humano não produz boa parte dos nutrientes vitais a saúde, sendo necessário buscar a reposição deles a partir da alimentação. Porém, no casos das crianças, a suplementação com vitaminas infantil pode ser necessária.

Mas, neste caso, muitos pais ficam em dúvida quanto a segurança e a idade em que os pequenos podem iniciar a suplementação vitamínica.

Antes de mais nada, ressaltamos que somente o pediatra ou nutricionista pode indicar o uso de vitaminas infantil de forma segura, conforme as necessidades do seu filho.

Portanto, este artigo, tem como intuito esclarecer e informar quanto ao uso de vitaminas em crianças. Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas.

Acesse também: Suplemento Vitamínico Infantil – Como escolher?

Por que as vitaminas são importantes?

Vitaminas são substâncias indispensáveis para a saúde do corpo humano.

As vitaminas auxiliam no metabolismo celular e favorecerem reações químicas que permitem a absorção de diversos nutrientes. Normalmente são consumidas através de alimentos como frutas, legumes e verduras.

Verduras e legumes são alimentos fundamentais para a suplementação natural dos nutrientes no organismo.
Verduras e legumes são alimentos fundamentais para a suplementação natural dos nutrientes no organismo.

A ingestão adequada de vitaminas traz inúmeros benefícios ao organismo, tornando corpo mais resistente a vírus e bactérias, além de fornecer energia e manter o organismo saudável .

Para as crianças, as vitaminas são ainda mais importantes, pois elas contribuem para o crescimento e desenvolvimento saudável desde a barriga da mãe. Por isso, é muito importante que a criança consuma os nutrientes necessários através da alimentação ou com o uso de vitaminas infantil.



O que são vitaminas infantil?

Vitaminas infantil são suplementos nutricionais, que possuem algumas características diferentes das convencionais. Veja a seguir:

Vitaminas infantis contribui para o desenvolvimento saudável e prevenção de doenças em crianças.
Vitaminas infantis contribui para o desenvolvimento saudável e prevenção de doenças em crianças.
  • Formulação – O organismo da criança exige um complexo vitamínico mais completo e em concentrações diferenciadas, para atender as necessidades durante toda a fase crescimento.
  • Ingredientes – As vitaminas infantil, são produzidas com poucos ingredientes e, preferencialmente, sem componentes químicos.
  • Apresentação – Para ser mais atrativo aos pequenos, é possível encontrar suplementos vitamínicos em apresentações como gotas ou xaropes com sabor chocolate, e até mesmo balas de gomas.

Entre os nutrientes mais importantes na infância, destacamos: Vitaminas A, C, D, K, Complexo B, Ferro e Zinco.



Quando usar as vitaminas infantil?

As vitaminas são elementos essenciais para o corpo humano. Entretanto, deve-se ter cautela quando ao seu uso, pois o excesso de vitaminas pode ser prejudicial.

Apesar de não enxergarmos dessa forma, as vitaminas são medicamentos e, as necessidades podem variar de crianças para criança. Por isso, o uso de vitaminas infantil só deve ser realizado com indicação e orientação médica.

Alguns bebês fazem reposição de vitaminas infantil desde o nascimento.
Alguns bebês fazem reposição de vitaminas infantil desde o nascimento.

No Brasil, segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, algumas vitaminas podem ser suplementadas nos primeiros meses de vida, como é o caso das vitaminas A, D e o Ferro.

Esses nutrientes nutrientes são fundamentais para o crescimento da crianças, promoção da função imune, para o desenvolvimento de ossos e dentes saudáveis, previne casos de anemia e outras doenças.

Além disso, a mãe deve atentar-se e buscar ajuda médica, quando a criança apresentar alguns sinais que podem estar relacionados a falta de vitaminas, como por exemplo:

O uso suplementos em crianças só deve ser feito sob orientação médica.
O uso de suplementos em crianças só deve ser feito sob orientação médica.
  • Perda de apetite;
  • Cansaço ou muito sono;
  • Pele pálida;
  • Gripes, resfriados e outras doenças virais frequentes;
  • Atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores;
  • Entre outros.

Neste caso, independe da idade da criança, o médico deve avaliar as causas dos sintomas para então determinar o tratamento adequado, podendo ser com vitaminas infantil ou com outros procedimento.



Após realizar a leitura completa do conteúdo, é possível perceber que não existe uma idade ideal para iniciar o uso de vitaminas infantil.

Entretanto, a suplementação só pode ser feita quando houver necessidade e mediante orientação médica. Isso garante o crescimento saudável e seguro da criança.

Sendo assim, sempre houver a indicação de uso de vitaminas ou outros medicamentos, busque no site da Farmadelivery. Lá você encontra as melhores ofertas do mercado com opções de entrega no mesmo dia. Acesse e confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares