10 Maneiras comprovadas de descongestionar o nariz

0
1322
descongestionar o nariz
descongestionar o nariz

A congestão nasal é um dos sintomas mais recorrentes tanto de alergias, rinites e sinusites, como de gripes e resfriados. Além de ser um grande incômodo, o nariz entupido ainda pode acabar gerando dificuldades para dormir e falta de ar, fazendo muitas pessoas recorrem a métodos para descongestionar o nariz que realmente funcionam.

Apesar de durar poucos dias em casos de resfriados, em pacientes alérgicos o sintoma pode demorar um pouco mais até sumir completamente. Além do mais, sempre que esses indivíduos entram em contato com o agente alergênico o sintoma torna a aparecer, e pode ser necessário até mesmo o uso de descongestionantes nasais para solucionar o problema.

Veja a seguir a lista de maneiras comprovadas de aliviar a congestão nasal!

10 maneiras comprovadas de descongestionar o nariz

1- Umidificar o ambiente

O ar seco não somente contribui para a congestão nasal, como também tende a piorar o quadro. Em dias de inverno, por exemplo, a umidade do ar é naturalmente mais baixa do que o recomendado, o que deixa os tecidos das vias respiratórias menos hidratos e mais irritados.

Cupom de Desconto Farmadelivery
os umidificadores ajudam a hidratar as mucosas
os umidificadores ajudam a hidratar as mucosas

Além do uso de umidificadores, você ainda pode usar toalhas úmidas e baldes de água quente para que o vapor ajude a deixar o ambiente mais úmido.

2- Lave o nariz frequentemente

Lavar o nariz é um hábito saudável que ajuda a remover o excesso de muco e secreções, e ainda descongestiona o nariz. Uma dica é misturar a água com um pouco de sal para eliminar as bactérias, que são as causadores de grande parte do muco nasal.

Outro tipo de solução usada para lavar o nariz é o soro 0,9%, que também remove todas as bactérias e ajuda a aliviar a sensação de falta de ar. Nesses casos também é possível usar o soro para lavar o nariz de bebês com o auxílio de uma seringa para que ele respire melhor.

Leia também Como descongestionar nariz de bebê?

3- Usar descongestionantes nasais

Apesar das técnicas caseiras funcionarem, algumas pessoas, especialmente as alérgicas, podem necessitar de descongestionantes nasais específicos, levando em conta que esses pacientes costumam contar com acúmulo de bactérias nos seios nasais.

Além disso, o uso correto de descongestionantes em casos de rinite e alergias pode até mesmo diminuir a intensidade das crises, já que trata o problema de modo mais eficaz e remove todas as impurezas de dentro das narinas

4- Inalar vapor

Assim como o ambiente deve estar sempre úmido para não irritar as mucosas nasais, também é importante as vias respiratórias estejam sempre umidificadas. A inalação, além de hidratar o nariz, ainda ajuda a remover o muco graças ao estímulo do calor, que torna a secreção mais líquida.

Usar ervas como o eucalipto, que são descongestionantes, pode até mesmo proporcionar um alívio maior ao sintoma.

Para isso, misture 500ml de água fervente com 3 gotas de óleo essencial e inale por 5 minutos com a ajuda de uma toalha de banho em volta da cabeça, evitando que o vapor se dissipe e não atinja o nariz.

Você também pode colocar a mistura em um umidificador para um resultado mais eficaz.

5- Ingira mais alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é popularmente conhecida por ser benéfica nos tratamentos de gripes e resfriados por estimular o sistema imunológico a prevenir a infecção por vírus e bactérias. Alimentos como laranja, abacaxi, tangerina e limão são ricos na vitamina C e ajudam a descongestionar o nariz, já que combatem os vírus que causam o desconforto, além de ajudar no combate a gripes e resfriados.

Leia também O que melhora a imunidade?

6- Ingira pelo menos 2 litros de água diariamente

Quanto mais hidratado nosso organismo está, mais fluidas são as secreções nasais. Com isso, torna-se mais fácil de eliminar o muco e descongestionar o nariz.

Procure ingerir pelo menos 2 litros de água todos os dias e de 2,5 litros a 3 litros em dias mais quentes ou quando estiver resfriado.

manter-se hidratado ajuda a descongestionar o nariz
manter-se hidratado ajuda a descongestionar o nariz

Uma dica é ingerir chás com propriedades descongestionantes como eucalipto ou hortelã, que não somente ajudam a hidratação, mas aliviam o sintoma graças às suas propriedades.

7- Massagem no seio nasal

A massagem na região do nariz é uma ótima opção para eliminar o muco, já que o que impede que ele seja removido é o inchaço das mucosas. Esse inchaço é causado principalmente pela inflamação dos vasos sanguíneos da região, que podem ser estimulados com uma massagem feita com os dedos.

A massagem ainda ajuda a dissolver as secreções, sendo mais fácil fazer uma limpeza nasal após aplicada a técnica.

Para fazer a massagem, basta usar os dedos indicadores com as mão sobre os seios da face abaixo da cavidade ocular fazendo movimentos circulares rápidos por 40 segundos, indo em direção ao nariz e abaixo dos olhos. Termine com movimentos circulares para fora com os polegares apoiando-se nas bochechas.

8- Tome um banho quente

O banho quente ajuda a deixar o banheiro úmido graças ao vapor. Com isso, as mucosas nasais são hidratadas, contribuindo para que o muco escorra naturalmente, além de relaxar o corpo em pacientes de gripes e resfriados.

9- Compressas mornas

As compressas mornas ajudam a deixar as secreções mais fluidas e têm um efeito semelhante ao do vapor. Umedeça uma toalha em água quente, ou passe o ferro sobre o tecido até que esteja quente. Em seguida, coloque sobre o rosto na região do nariz e deixe a temperatura esfriar por cerca de 15 minutos.

compressas quentes ajudam a desinchar a região e facilita a remoção do muco
compressas quentes ajudam a desinchar a região e facilita a remoção do muco

Tome cuidado para não usar a toalha em temperaturas muito elevadas, o que pode acabar resultando em queimaduras na pele do rosto.

10- Tomar água com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é excelente para aliviar a congestão nasal, já que ajuda a afinar o muco e eliminá-lo de forma bastante eficiente. Isso porque ele tem ação antibacteriana, e age como um antibiótico natural dentro do organismo.

Para usar as propriedades do vinagre, misture 2 colheres de vinagre de maçã com uma colher de mel em meio copo de água morna. Enquanto a água morna ajuda a esquentar o corpo e diluir o muco, o mel também conta com propriedades antibacterianas, ajudando a tratar a inflamação.

Tome essa mistura 2 vezes ao dia para melhora dos sintomas

Depois de conferir maneiras comprovadas de descongestionar o nariz, não deixe de buscar ajuda médica caso você sofra com o sintoma frequentemente. Isso pode significar quadros de alergias ou de rinites e sinusites, que devem ser tratados com medicamentos adequados.

Remédios para Gripes e Resfriados

Gripou ou resfriou? Espirros, dores no corpo, dor de cabeça e corisa? Então confira nossas ofertas com entrega rápida e segura e os melhores preços em medicamentos para gripe e resfriado somente na Farmadelivery!