verifique se os episódios de hipoglicemia são frequentes e relate para o profissional que faz o acompanhamento do seu quadro

Qual o melhor dedo para medir a glicose?

Apesar de muitas pessoas estarem habituadas com a medição diária da glicose no sangue, pacientes que recém descobriram que estão com o açúcar no sangue desregulado começam a ter diversas dúvidas sobre o procedimento e como usar medidor de glicose no sangue. Dentre elas, está a principal dúvida a respeito do melhor dedo para medir a glicose no sangue.

De acordo com uma matéria publicado no final de 2019, o Brasil é o quarto país do mundo todo com maior número de diabéticos. Dentre eles, apenas 10% dos casos está relacionado a diabetes tipo 1, enquanto os outros 90% representam pacientes com diabetes tipo 2.

Com o número de pacientes pré-diabéticos e diabéticos crescendo cada dia mais, medir a glicose tem se tornado uma rotina constante no dia a dia da maioria dos brasileiros. Pensando em lhe auxiliar e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post informativo sobre o melhor dedo para medir a glicose e quais cuidados tomar. Veja a seguir!

Qual o melhor dedo para medir a glicose?

O paciente pode usar qualquer dedo das mãos para fazer o teste de glicemia, embora seja mais usado o dedo indicador. O único cuidado que você deve tomar é de higienizar muito bem as mãos e preferir furar na parte lateral do dedo, já que no centro, além de doer mais, é uma região que entra em contato com diversas bactérias ao longo do dia.

apesar de não existir um dedo específico, indica-se furar sempre nas laterais
apesar de não existir um dedo específico, indica-se furar sempre nas laterais

Além do mais, muitas pessoas notam que o teste de glicemia mostra um resultado alterado se for feito no mesmo horário mas com dedos diferentes, o que pode ser causado por contaminação da pele.

As fitas de testagem também podem contribuir para alteração nos valores, já que quando estão expostas ao calor ou frio em excesso, podem acabar dando um resultado equivocado.

Porém, vale lembrar que não é indicado que você faça vários testes com diferentes dedos ao mesmo tempo, uma vez que é normal que dê uma pequena variação em decorrência de outros fatores externos. Escolha um dedo e faça apenas um teste por vez.

Quando deve-se medir a glicose?

Geralmente, o especialista indica que a glicemia seja medida:

  • ao acordar, ainda em jejum;
  • antes de se alimentar para comparar os índices do açúcar no sangue em relação aos alimentos que você escolheu nas refeições;
  • após as refeições, para verificar a interferência de certo alimento na taxa de glicose no sangue;
  • sempre que sentir algum sintoma diferente.

Embora para cada paciente os níveis ideais possam variar de acordo com o quadro, em pacientes diabéticos o ideal é que:

  • a glicemia em jejum não ultrapasse 100 mg/dL;
  • a glicose antes das refeições fique entre 90 e 130 mg/dL;
  • a glicose não ultrapasse 140 mg/dL duas horas após uma refeição.

Como furar o melhor dedo para medir a glicose?

Higienize as mãos

Embora você não vá usar mais de um dedo por vez, é ideal higienizar toda a mão antes de pegar o kit de testagem para evitar uma contaminação cruzada. Você deve usar água e sabão para eliminar qualquer resíduo que possa causar interferência no resultado.

Você também pode limpar as mãos com álcool, mas é importante esperar suas mãos secarem bem antes de realizar o exame.

Escolha o dedo

O teste de glicemia pode ser feito em qualquer dedo da mão, você deve evitar furar o mesmo local a cada novo teste. O recomendado é que você até mesmo troque de dedo todas as vezes que for medir a glicose novamente.

Como fazer o furo de forma correta?

Estenda o braço ao longo do corpo na posição vertical por cerca de 1 minuto, e aqueça o dedo escolhido com a ajuda do dedão massageando para ativar a circulação sanguínea. Faça uma massagem da base até a ponta por 10 segundos e em seguida, posicione o dedo abaixo da linha do coração e faça o furo com a lanceta.

fazer uma massagem no dedo ajuda a ativar a circulação sanguínea local
fazer uma massagem no dedo ajuda a ativar a circulação sanguínea local

Na hora de depositar o sangue na tira de testagem, evite esfregar o dedo no material. O ideal é que você apenas encoste a gota de sangue para preencher o depósito da tira, evitando colocar sangue em excesso.

Como evitar hematomas?

Para evitar que os dedos fiquem com hematomas, pressione o local do furo com um algodão até que o sangramento se estanque, e não use álcool, já que a substância pode afinar a pele, tornando o exame cada vez mais dolorido com o tempo.

Prefira aplicar cremes hidratantes próprios para as mãos para manter os dedos sempre macios e mais fáceis de receberem o furo.

Quais outros cuidados devem ser tomados na hora de medir o açúcar no sangue?

Um dos principais cuidados para se tomar é verificar o prazo de validade das tiras de testagem para evitar que o resultado da medição não seja comprometido.

Além disso, lembre-se de usar apenas tiras da mesma marca do fabricante do aparelho, garantindo maior durabilidade do kit e um resultado mais preciso.

Outra dica é ler atentamente as instruções de uso do fabricante para fazer a configuração correta e  verificar a forma ideal de fazer a limpeza do equipamento sem danificá-lo.

Depois de ver qual o melhor dedo para medir a glicose e descobrir que você pode escolher qualquer um dos dedos das mãos, tome todos os cuidados necessários em relação à higiene para evitar uma contaminação, que poderá interferir no resultado do teste. Além disso, lembre-se de sempre seguir as instruções de uso do fabricante para garantir um resultado mais preciso.

Accu-Chek com Ótimo Preço

O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.

Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.

Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.

medindo a glicemia com accu-chek
Com Accu-Check fica mais fácil controlar a diabetes.

Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares