Saiba qual o melhor expectorante para se livrar do catarro.
| |

Melhor expectorante: Veja 7 opções para se livrar do catarro!

A tosse com catarro é bastante comum e, por isso, atualmente encontramos diversas tipos de medicamentos para o seu tratamento. Porém, com tantas opções disponíveis, fica difícil saber qual o melhor expectorante e qual levar pra casa.

Primeiramente, a melhor opção sempre será consultar um médico, farmacêutico ou outro profissional da saúde antes de iniciar algum tipo de tratamento. Essa orientação é fundamental para evitar a piora do quadro.

Vale salientar também, que em alguns casos de tosse com catarro é necessário realizar um tratamento mais complexo, com uso de medicamentos para inalação, anti-inflamatórios, antibióticos e outros que somente o médico pode prescrever.

No entanto, o uso de expectorantes pode ser feito com a indicação médica para casos mais simples, como quadros de gripe e rinite, que pode aumentar a produção das secreções nas vias respiratórias. Portanto, veja a seguir algumas opções para escolher o melhor expectorante.

+ Aproveite e leia também: Xarope expectorante: Como de eliminar de vez o catarro?

Veja 7 opções para se livrar do catarro!

1. Xarope Melagrião – Catarinense

O Melagrião é um xarope expectorante fitoterápico composto com mel e guaco. O xarope atua no alívio da tosse e no tratamento de doenças do trato respiratório, relaxando a musculatura e auxiliando na eliminação das secreções.

Imagem ilustrativa do xarope expectorante Melagrião.


No entanto, Melagrião não deve ser utilizado por pacientes alérgicos aos componentes da fórmula e é contraindicado para uso por diabéticos. Ainda, o xarope é contraindicado para gestantes sem a orientação médica para crianças menores de 2 anos de idade.
Quer saber mais sobre o medicamento? Acesse a bula Melagrião.

2. Xarope de Guaco – Herbarium

Outra ótima opção para quem quer se livrar do catarro é o Xarope de Guaco Herbarium, o 1º Xarope de Guaco registrado na ANVISA.

Com sua ação broncodilatadora e expectorante, o medicamento trata todo o trato respiratório e alivia as tosses persistentes e com expectoração.

Todos esses benefício são proveniente do Guaco (Mikania Glomerata), um tipo de vegetal nativo da flora brasileira. As folhas do guaco são bastante utilizadas na medicina brasileira para o tratamento de doenças do trato respiratório devido ao seu efeito broncodilatador, expectorante e supressor da tosse. Por isso, por muitos é considerado o melhor expectorante.

Imagem ilustrativa do xarope expectorante Guaco Herbarium, considerado o melhor fitoterápico.


Contudo, apesar dos inúmeros benefícios, o uso do medicamento é contraindicação durante gravidez, a lactação, para pacientes diabéticos e crianças menores de 2 anos.

Além disso, pacientes com problemas hepáticos podem apresentar problemas com o uso prolongado do xarope. Ainda, recomenda-se cautela ao administrar o medicamento em pacientes com quadros respiratórios crônicos não diagnosticados.
Saiba mais sobre esse expectorante, acessando a bula.

3. Xarope Fluimucil – Zambon

Fluimucil é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, melhorando a respiração.

Ou seja, o xarope atua modificando as características do catarro, reduzindo sua consistência e elasticidade, tornando o muco mais fluido, facilitando a sua eliminação das vias respiratórias.
Saiba mais sobre o medicamento, acessando Bula Fluimucil.

Imagem ilustrativa do xarope expectorante Fluimucil.

Fluimucil possui uma rápida ação ao ser absorvido no trato gastrointestinal, assim, o início de sua ação ocorre dentro de uma hora após sua administração. Sendo assim, esse xarope pode ser considerado o melhor expectorante pela rapidez de seus efeitos.

Além do xarope adulto e infantil, pode-se encontrar o expectorante nas seguintes apresentações:

  • Pó Granulado;
  • Comprimidos Efervescentes;
  • Solução Nasal.


4. Xarope Vick Mel – P&G

O Xarope Vick Mel é outro excelente expectorante, que ajuda na eliminação do catarro em tosse produtiva. Com guaifenesina em sua composição, ele fluidifica o catarro, deixando-o mais solto e menos viscoso.

Assim, é possível expelir o catarro de maneira mais fácil. O início da sua ação é rápido e, em até 1 hora pode-se iniciar o efeito da eliminação do catarro.

Contudo, o medicamento é indicado para adultos e crianças com mais de 2 anos de idade, seguindo as recomendações de uso da embalagem ou do médico.
Saiba mais acessando a bula do Xarope Vick

Imagem ilustrativa do xarope expectorante Xarope Vick Mel.


5. Sedavan Xarope – Divcon

Muito indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares e para facilitar a expectoração quando houver acúmulo de secreção, veja porque o Sedavan é considerado o melhor expectorante para diversos pacientes.

Imagem ilustrativa do xarope expectorante Sedavan.

O xarope conta com o Cloridrato de ambroxol, componente que favorece a expectoração. Ou seja, ajuda na eliminação do catarro das vias respiratórias, alivia a tosse, desobstrui os brônquios.

Além disso, possui um leve efeito anestésico local, que alivia a irritação da garganta associada à tosse com catarro. Sua ação tem início em até 2 horas após o uso.
Para saber mais sobre Sedavan, acesse a bula.

6. Phitoss Xarope – Brasterápica

Phitoss é um xarope produzido com o extrato seco de Hedera Helix L., destinado ao tratamento de afecções broncopulmonares, com aumento de secreções associadas ou não com broncoespasmos.

Imagem ilustrativa do xarope expectorante Phitóss.


Apesar de ser considerado uma fórmula mais natural, o medicamento ainda assim possui algumas contraindicações. Portanto, pessoas alérgicas ao extrato seco de Hedera helix L ou aos outros componentes da fórmula não devem utilizar o produto. Leia mais sobre Phitóss, acessando a bula.

Além disso, o uso deste medicamento não deve ser feito por mulheres grávidas ou crianças menores de 2 anos sem orientação médica ou de outro profissional da saúde.

7. Stodal Xarope – Boiron

Por fim e não menos importante, Stodal é um xarope homeopático que combate tanto a tosse produtiva através de elementos naturais, agindo na viscosidade do catarro, sem riscos de efeitos colaterais. Além disso, o xarope promove o alívio da irritação da garganta.

Imagem ilustrativa do xarope Stodal, o melhor expectorante homeopático do mercado.


Outro diferencial do produto é que ele não causa sonolência, intolerância digestiva e intestinal e, também não possui interação medicamentosa com nenhum outro remédio.

No entanto, fica um alerta aos diabéticos, pois este medicamento contém sacarose. Ainda, gestantes não devem utilizar este medicamento sem orientação médica.
Acesse a bula, para mais informações.

Mas afinal, qual o melhor expectorante?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as principais opções disponíveis no mercado, fica mais fácil na hora de comprar. Contudo, o melhor expectorante deve ser aquele que atende de forma segura as necessidades do paciente.

Portanto, recomendamos a consulta com o médico ou farmacêutico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Lembre-se existem diversos riscos ao se automedicar. Sendo assim, o melhor expectorante será determinado após avaliação profissional.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e acesse o site da Farmadelivery e confira todas as ofertas disponíveis. O melhores produtos para saúde e bem-estar com descontos especiais. Veja!

Resumo: Melhor expectorante: 5 opções para se livrar do catarro!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares