O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar

0
404
o que é colesterol

O colesterol é conhecido especialmente por causar um acúmulo de gordura nas artérias e contribuir para que os pacientes sofram problemas sérios de saúde causados pela obstrução da passagem de sangue. Contudo, apesar de muitas pessoas não saberem, o colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo no fígado, e é usado para a formação celular e hormonal. Mas você conhece todos os tipos de colesterol?

Sabe-se que cerca de 70% do colesterol da nossa corrente sanguínea é produzido pelo fígado, enquanto apenas 30% são obtidos por meio da alimentação, o que significa que pacientes com deficiência genética na metabolização das gorduras podem ter problemas de colesterol mesmo com uma alimentação saudável.

Isso não significa, porém, que a alimentação não influencia nas taxas de colesterol, já que quanto mais alimentos ricos em LDL consumimos, menores ficam as taxas de colesterol HDL, prejudicando a saúde do paciente como um todo.

aprenda mais sobre o colesterol no artigo a seguir
aprenda mais sobre o colesterol no artigo a seguir

Para que você entenda mais sobre o que é colesterol e quais os tipos, separamos um post explicando mais sobre cada um deles. Veja a seguir!

Cupom de Desconto Farmadelivery

O que é colesterol?

O colesterol é um lipídio estrutural das membranas celulares do organismo e pode ser encontrado no coração, músculos, cérebro, nervos, fígado, intestinos e pele. Além de ser importante para produzir hormônios como a testosterona e estrógeno, também faz parte da síntese de vitamina D, cortisol e ácidos biliares.

O que acontece, no entanto, é que em níveis acima do normal, o colesterol deixa de ser saudável e passa a se acumular nas artérias, formando placas de gordura e obstruindo a passagem de sangue.

Isso normalmente acontece quando o consumo de alimentos ricos em colesterol em nosso organismo ultrapassa a quantidade ideal, fazendo com que a produção da gordura pelo organismo ultrapasse os níveis normais graças ao acréscimo vindo da alimentação.

Quais são os tipos de colesterol?

LDL

O LDL, chamado de colesterol ruim ou Low Density Lipoprotein, é o colesterol que se acumula nas coronárias e nas artérias, aumentando os riscos de formação de aterosclerose, que nada mais é do que a obstrução das artérias.

Com o aumento de gordura nas veias, o sangue não consegue passar em seu fluxo normal, causando um aumento da pressão e contribuindo para o desenvolvimento de quadros de angina e AVC.

Sintomas do LDL alto

Quando o LDL está alto seus sintomas são brandos e nem sempre são identificados pelo paciente, podendo surgir pequenos depósitos de gordura ao redor das pálpebras e coloração amarelada nas mãos.

O ideal para ficar de olho nos níveis de LDL, além de manter uma alimentação baixa em gorduras saturadas e hidrogenadas que contribuem para a produção desse tipo de colesterol, é manter uma rotina de exames em dia e visitar o médico com regularidade, mantendo também uma rotina de atividades físicas e deixando os maus hábitos como fumar e consumir bebidas alcoólicas de lado.

Leia também O que uma pessoa com colesterol alto não pode comer? 10 alimentos para evitar

Valores de referência do LDL

  • até 130 mg/dL: para pacientes de risco cardiovascular baixo e jovens saudáveis;
  • até 100 mg/dL: para pacientes de risco moderado como pessoas obesas, hipertensas e fumantes;
  • até 70 mg/dL: para pacientes de risco elevado como quem tem aneurisma da aorta, doença renal crônica, placas de gordura nas artérias e diabetes;
  • até 50 mg/dL:  para pacientes de risco muito elevado como pacientes com angina e quadros anteriores de AVC e infarto.

HDL

O HDL, ou high density lipoprotein, por sua vez, é conhecido como o colesterol bom, e age removendo o LDL das artérias e lavando para que seja quebrado no fígado para então ser excretado.

o azeite é rico em gorduras boas, o que ajuda a aumentar os níveis de HDL no sangue
o azeite é rico em gorduras boas, o que ajuda a aumentar os níveis de HDL no sangue

Porém, nem sempre o HDL consegue remover todo o colesterol ruim, já que em alguns casos o colesterol bom pode estar em níveis muito baixos não conseguindo lidar com o excesso de gordura ruim dentro das artérias.

Para evitar que isso aconteça aconselha-se que o paciente consuma alimentos ricos em gorduras saudáveis como:

Sintomas e sinais do HDL baixo

Alguns sinais de que o HDL pode estar baixo no organismo são:

  • gordura abdominal;
  • consumo excessivo de industrializados ricos em gordura;
  • consumo excessivo de carnes de corte gordo;
  • consumo excessivo de alimentos congelados;
  • consumo excessivo de fast food;
  • consumo excessivo de sobremesas;
  • consumo excessivo de embutidos.

Valores de referência do HDL

Diferente do LDL, o HDL não conta com um limite máximo, já que quanto maiores os níveis no sangue, melhor para a saúde do paciente. Entretanto, esse tipo de colesterol não deve ficar abaixo dos níveis recomendados, o que pode significar um aumento exagerado do LDL e acúmulo de gordura nas vias sanguíneas.

  • valores acima de 40 mg/dL: bom;
  • valores acima de 60 mg/dL: ideal;
  • valores abaixo de 40 mg/dL: baixo.

VLDL

Apesar de pouco conhecido, o Very Low Density Lipoprotein é um colesterol de baixa densidade produzido no fígado e sua função principal é fazer o transporte dos triglicerídeos pela corrente sanguínea.

Assim como o colesterol, os triglicerídeos também são gorduras produzidas pelo nosso organismo.

A diferença, porém, é que os triglicérides são gorduras usadas como energia para as células e vem em grande parte da alimentação do paciente.

Isso quer dizer que quanto mais alimentos ricos em triglicérides consumimos, maiores as quantidades dessa gordura no nosso organismo.

O que acontece nesse caso é que consumir energia em excesso gera um acúmulo de gordura corporal, já que os triglicérides são armazenados em forma de gordura como um estoque para serem usados posteriormente.

Assim como o LDL, o VLDL também causa o acúmulo de placas de gordura nas artérias e deve ficar em níveis baixos para não causar prejuízos à saúde. Vale lembrar que esse tipo de colesterol também é produzido a partir do consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, hidrogenadas e alimentos ricos em carboidratos.

Sintomas do VLDL alto

O VLDL alto é semelhante ao LDL e não causa sintomas aparentes. Porém, o aumento desse tipo de gordura no sangue aumenta o acúmulo de placas de gordura, e consequentemente aumenta os riscos de desenvolvimento de problemas cardíacos como infarto e AVC.

Valores referência do VLDL

  • acima de 40 mg/dL: alto
  • até 30 mg/dL: ideal
  • abaixo de 30 mg/dL: baixo

Colesterol total

Por fim temos o colesterol total, que nada mais é do que a soma do HDL, LDL e VLDL. Isso quer dizer que quanto maior o colesterol total, maiores os riscos de desenvolver problemas cardiovasculares.

o colesterol total é a soma de todos os tipos de colesterol
o colesterol total é a soma de todos os tipos de colesterol

A recomendação é sempre ficar abaixo de 190 mg/dL e verificar qual dos tipos de colesterol está mais alto. Isso porque quando o colesterol total está elevado, mas os valores de LDL e VLDL estão normais, significa que o HDL está em grandes quantidades no sangue, o que é benéfico para a saúde e contribui para a diminuição do colesterol ruim.

Depois de ver o que é colesterol e conhecer todos os tipos, mantenha uma alimentação saudável rica em gorduras boas e baixa em gorduras hidrogenadas. Além disso, não se esqueça de visitar um médico com regularidade e buscar ajuda médica sempre que desconfiar que possa estar sofrendo com níveis altos de colesterol no organismo.

Colesterol e Trigliceres é coisa séria

Tanto o colesterol quanto o trigliceres são doenças sérias, que podem ser tratadas mas precisam de atenção.

Em grandes quantidades, ambos representam perigo para a saúde, especialmente na parte cardiovascular, pois provocam um acúmulo de gordura nas paredes das artérias, levando a possíveis complicações graves que vão desde esteatose hepática, pancreatite até infarto e o derrame cerebral (AVC).

Se você precisar e tiver recomendação médica, a Farmadelivery lhe auxilia oferecendo os melhores preços de remédios para colesterol e trigliceris, confira!