O que é necessário para se ter uma boa saúde?
É o desejo de muitos ter uma boa saúde e para isso é necessário adquirir hábitos saudáveis, como por exemplo, uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos. Além disso, esses hábitos são considerados indispensáveis para garantir a prevenção e o controle de algumas doenças.
Portanto, vale conhecer os principais cuidados para garantir uma boa saúde e promover o bem-estar físico, mental e social. Sendo assim, leia este conteúdo até o final e tire todas suas dúvidas!
+ Para saber mais sobre Saúde, veja também: O que é saúde e como se manter saudável?
O que são hábitos saudáveis?
Hábitos saudáveis são comportamentos e estilo de vida que proporcionam uma melhor qualidade de vida. Portanto, são hábitos regulares que fazem parte da rotina e são benéficos para saúde.
Podemos citar como exemplos de hábitos saudáveis nossas rotinas individuais, a hora que acordamos, que começamos a trabalhar ou estudar, o horário em que nos alimentamos ou realizamos alguma atividade.
Contudo, antes de determinar quais hábitos devem ser inclusos ao dia a dia, é fundamental entender que saúde é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças”. Portanto, para ter uma boa saúde é necessário estar bem por completo.
Por que é importante ter hábitos saudáveis?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2020 a expectativa de vida no Brasil subiu para 78,8 anos. Contudo, isso não significa que a população viva melhor. Pelo contrário, pesquisas indicam que mesmo vivendo mais, passamos mais anos doentes.
Além disso, para se manter saudável, profissionais da saúde indicam que 20% depende da sua genética, 20% do ambiente onde você vive, 10% pela tecnologia médica e 50% pelos hábitos de vida.
Sendo assim, incluir hábitos saudáveis em sua rotina é fundamental para viver bem e melhor, além de evitar problemas de saúde no futuro. Veja a seguir algumas dicas fundamentais para se manter saudável e bem consigo mesmo.
+ Aproveite para ler também: O que é bem-estar? Qual a sua importância para a saúde?
1. Pratique atividades físicas regulares
Além de promover o bom funcionamento do organismo, a prática de exercícios aumenta a sensação de bem-estar e previne o sobrepeso, que pode ser prejudicial ao organismo. Entre outros benefícios, destacam-se:
- Redução do colesterol ruim (LDL);
- Controle da hipertensão;
- Regulação da produção de insulina e previne o diabetes;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Reduz quadros de depressão;
- Diminuição do estresse e ansiedade.
Contudo, vale salientar que antes de iniciar alguma atividade física é necessário consultar um profissional da saúde ou educador físico qualificado para melhor orientação.
2. Tenha uma boa noite de sono
Uma noite bem dormida, além de relaxante, ajuda a regular todo o organismo garantindo mais disposição no dia seguinte. Por isso, a recomendação é de 7 a 8 horas de sono por noite. Veja a seguir alguns dos processo que o corpo passa durante o sono:
- Conservação de energia;
- Restauração de tecidos;
- Aumento da massa muscular;
- Fortalecimento do sistema imunulógico;
- Produção do hormônio do crescimento (GH);
- Consolidação da memoria e aprendizado.
Ou seja, vale a pena preservar as boas noites de sono para sua saúde e bem-estar!
3. Siga uma dieta equilibrada
Consideramos uma dieta rica e equilibrada aquela composta por várias refeições ao longo do dia e composta por alimentos saudáveis e preferencialmente, naturais.
Além disso, uma boa alimentação contribui para a melhora do sistema imunológico, na perda de peso, na qualidade do sono, no humor e concentração. Sendo assim, acompanhe algumas dicas para manter uma boa alimentação:
- Evite fast-food, alimentos industrializados ultraprocessados, ou comidas muito gordurosas;
- Reduza a quantidade de sal na comida;
- Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis ao longo do dia;
- Coma todos os dias feijão com arroz, pois a combinação é rica em proteínas;
- Inclua nas refeições porções de cereais, tubérculos e raízes.
+ Leia mais em: Tipos de saúde: Quais são elas e sua importância?
4. Beba bastante água
Manter o corpo hidratado é importante para garantir o bom funcionamento do organismo. Além disso, a água promove outros benefícios, que são:
- Controle da pressão arterial;
- Prevenção de cãibras;
- Regulação do funcionamento do intestino;
- Transporte de nutrientes;
- Aumento da resistência física;
- Absorção de vitaminas.
Sendo assim, recomenda-se consumir ao menos 2 litros de água ao dia. Vale salientar ainda que o cuidado deve ser redobrado durante o inverno, pois sentimos menos sede, correndo o risco de desidratação.
5. Reduza o estresse
O estresse excessivo pode provocar o desgaste físico e mental, além de aumentar o risco de surgimento de doenças psicológicas e problemas cardiovasculares. Portanto, atente-se aos seguintes sinais:
- Alterações de humor;
- Mudanças de apetite;
- Ansiedade;
- Problemas de atenção;
- Sensação de desgaste constante.
Para evitar esses problemas, recomenda-se sempre que possível dedicar um tempo para si mesmo. Realize atividades de lazer ou relaxamento e estar sempre atento aos sinais que seu corpo pode apresentar.
6. Cuide a sua saúde mental
A saúde mental está diretamente relacionada à forma com a qual lidamos com as adversidades da vida e ao modo como se harmoniza desejos, capacidades, emoções, entre outros.
Sendo assim, para se ter saúde mental é importante saber reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário, estar bem consigo mesmo e com os outros e saber aceitar os obstáculos que surgem no meio do caminho.
Portanto, para manter a mente e o corpo em equilíbrio basta reservar um tempo de lazer, aceitar as suas limitações, respeitar o próximo e saber quando é necessário buscar ajuda profissional.