Tipos de saúde: Quais são elas e sua importância?
Quando pensamos em saúde, a primeira coisa que vem em mente é não estarmos doentes. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define o termo como o equilíbrio entre o organismo e seu ambiente, onde temos 3 tipos de saúde: física, mental e social.
Ou seja, estar saudável não limita-se a estar sem doenças, mas sim estar em completa harmonia com o ambiente. Portanto, os cuidados são bem mais rigorosos do que se imagina.
Sendo assim, conheça neste conteúdo um pouco mais sobre a saúde e seus tipos, além de entender a importância disso para garantir uma qualidade de vida. Leia a matéria até o final e saiba mais!
+ Para saber mais sobre Saúde, leia também: O que é saúde e como se manter saudável?
O que é saúde?
Como foi dito no início, a saúde é o completo bem-estar físico, social e mental. Além disso, considera-se uma pessoa saudável, aquela que não possui doenças, livre de dores e com o organismo em pleno funcionamento.
No entanto, a definição de saúde pode variar conforme fatores sociais, culturais e emocionais, portanto, para cada pessoa a saúde representa algo diferente.
Sendo assim, se faz necessário reconhecer o significado de saúde e doença para cada indivíduo, a fim de garantir boa adesão aos cuidados à saúde.
Quais são os tipos de saúde?
Para melhor entender a relação entre os tipos de saúde – social, mental e física; é necessário antes de mais nada compreender o que cada uma envolve. Veja a seguir, o conceito dos 3 tipos de saúde:
Saúde social
Os humanos são sociais por natureza, logo, a saúde social diz respeito a forma como nos relacionamos e interagimos em sociedade.
Além disso, esse tópico aborda como realizamos a manutenção dessas relações de forma saudável e equilibrada para todos. Por isso, é fundamental o acesso às redes de apoio para manter as outras dimensões de saúde sempre em equilíbrio.
Saúde mental
A saúde mental está relacionada à forma como a pessoa reage as situações da vida e como ela harmoniza seus desejos, capacidades e emoções. Sendo assim, o modo como lidamos com essas emoções é o que determina a qualidade da saúde mental.
Portanto, estar mentalmente saudável significa estar bem consigo mesmo e com as outras pessoas, além de conseguir aceitar e lidar com todas as adversidades e emoções, sejam elas boas ou ruins, mas sabendo reconhecer os seus limites.
+ Para saber mais sobre Saúde Mental, leia também: Saúde Mental e Setembro Amarelo – Saiba o que é e como ajudar a causa.
Saúde física
Considerada a principal dimensão do bem-estar humano, a saúde física representa um corpo funcionando corretamente, bem nutrido e sem nenhum tipo de doença.
Para garantir um estado físico em harmonia é necessário adquirirmos alguns hábitos saudáveis à nossa rotina, sendo eles: seguir uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, dormir no mínimo oito horas, entre outras recomendações básicas.
Além disso, realizar um acompanhamento regular com consultas e exames de rotina é importante para a prevenção e tratamento precoce de doenças e condições de saúde.
Existem outros tipos de saúde?
Alguns fatores podem exercer grande influência na qualidade de vida e bem-estar da pessoa. Conheça a seguir outras condições de saúde que devemos cuidar e garantir sempre estar em harmonia com as citadas anteriormente.
A saúde intelectual atua no que diz respeito ao trabalho e a identificação do que é necessário para uma melhor qualidade de vida e novas habilidades.
Você com certeza já perdeu algumas oportunidades por não explorar seu potencial na busca por informações e aprimoramento. Por isso, o desenvolvimento da saúde intelectual auxilia na compreensão do mundo externo e interno.
Boa parte das necessidades humanas envolvem dinheiro de forma direta ou indireta. Sendo assim, é fundamental aprender a lidar com o dinheiro, não somente para evitar dívidas e dificuldades, como também para investir em seus sonhos e desejos.
Diretamente relacionada ao talento e a necessidade de ter o possível “emprego dos sonhos”, a saúde profissional diz respeito a satisfação da pessoa em exercer uma função na qual se identifica e permite evolução profissional. Quando isso não ocorre, surge a frustração e o impacto em outras questões de saúde.
A família é um dos pontos mais importantes para cuidar, ela é a base de tudo que se diz respeito à relacionamentos sinceros e felizes.
Ou seja, muitas vezes são as únicas pessoas que podemos compartilhar momentos de alegria e momentos de tristezas que fazem parte da nossa vida, por isso a família é um ponto muito importante para cuidar.
Independente de crença, a saúde espiritual está relacionada com autoconhecimento, valores, crenças e filosofia de vida do indivíduo.
Portanto, refletir sobre quem somos é fundamental, para então esclarecer a nossa verdade e dúvidas como: quem eu sou, o que eu sou e qual é a minha missão.
Sempre que achar necessário, lembre-se de buscar a orientação médica.