Veja neste post o que é saúde preventiva e os seus benefícios

O que é saúde preventiva?

Segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em 2018, a expectativa de vida no Brasil aumentou nos últimos anos, e atualmente é de 72,8 para os homens e 79,9 para as mulheres. Esse aumento é resultado das iniciativas que visam promover a saúde preventiva ao evitar o desenvolvimento de doenças. 

Os cuidados preventivos são essenciais para garantir a longevidade dos pacientes. Muita gente adia a ida ao médico e se dá conta do problema apenas quando já está sofrendo com alguma doença que poderia ter sido evitada, como hipertensão e diabetes, por exemplo.

Por conta disso, investir no acompanhamento e na prevenção da saúde é fundamental, e vale desde os primeiros anos de vida do bebê até pacientes com idades mais avançadas. 

Confira a seguir o que é a saúde preventiva, qual a sua importância e mais detalhes sobre a sua forma de funcionamento. Boa leitura! 

O que é e para quê serve a saúde preventiva?

O conceito de cuidados preventivos surgiu no século XX, com o objetivo de mudar a prática médica, que até então era focada quase exclusivamente no tratamento de patologias. Essa especialidade visa estabelecer estratégias e técnicas para evitar o desenvolvimento de doenças, oferecer mais qualidade de vida e reduzir os impactos de eventuais problemas de saúde.

Veja como a saúde preventiva pode te auxiliar
Veja como a saúde preventiva pode te auxiliar

As técnicas desenvolvidas pela medicina preventiva resultam em intervenções precoces, possibilitando que pesquisadores e profissionais da saúde ajam proativamente para eliminar riscos que apontam o surgimento ou agravamento de uma determinada enfermidade. 

Assim sendo, envolve cuidados cotidianos para ajudar na promoção do bem-estar, como o incentivo de alimentação balanceada, prática de exercícios físicos regularmente, realização de exames periódicos e até mesmo a aplicação de vacinas para fortalecer o sistema imunológico.

Juntas, essas estratégias servem para prevenir doenças ou ao menos amenizar seus sintomas, caso venham a ocorrer. 

Portanto, conclui-se que a saúde preventiva serve para remediar problemas de saúde, e não necessariamente tratá-los. Com a aplicação desse conceito por diferentes especialidades da área da saúde, ajuda o paciente a ter mais qualidade de vida e longevidade, sem que precise recorrer a intervenções terapêuticas. 

Veja como a saúde preventiva promove a qualidade de vida
Veja como a saúde preventiva promove a qualidade de vida

Além da medicina, outras especialidades que podem trabalhar com esse conceito são a enfermagem, a fisioterapia, a nutrição, entre outras. Continue a leitura para saber mais sobre a importância dessa estratégia da saúde. 



Por que a saúde preventiva é tão importante? 

O benefício mais claro das práticas de saúde preventiva é justamente a possibilidade de prevenir o aparecimento de doenças. Uma vida saudável, com alimentação balanceada e nutritiva unida à prática regular de exercícios físicos pode trazer muitos resultados positivos, como disposição física e bem-estar, indicativos de boa saúde e qualidade de vida. 

Quem prioriza esses aspectos geralmente tem mais ânimo para realizar as atividades cotidianas, para se relacionar com as pessoas à sua volta e até mesmo para obter melhores resultados profissionais. Todos os aspectos da vida se tornam mais produtivos quando se tem saúde. 

Apesar desses esforços, alguns problemas podem ser inevitáveis e fogem do nosso controle, já que há diversos fatores que contribuem para seu desenvolvimento. A medicina preventiva também serve como uma ferramenta eficaz nesses casos ao obter um diagnóstico mais rápido de doenças e potencializando o resultado dos tratamentos. 

Entenda a importância da saúde preventiva
Entenda a importância da saúde preventiva

Além da qualidade de vida, outro benefício da saúde preventiva é a possibilidade de viver mais. Conforme dito logo no início deste artigo, a longevidade está diretamente relacionada ao ritmo de vida e aos hábitos cotidianos, e por isso a saúde preventiva contribui com o aumento da expectativa de vida das pessoas. 

Para entender melhor sobre a saúde preventiva, é preciso compreender sobre os seus níveis. Confira a seguir quais são. 

Quais os níveis da saúde preventiva? 

Para que seja bem-sucedida e obtenha resultados satisfatórios, a medicina preventiva foi dividida em quatro etapas. Cada uma delas apresenta diagnósticos e formas de intervenção condizentes com as características ou sintomas que o paciente apresenta. Veja a seguir que etapas são essas.

Atenção Primária

A atenção primária é o primeiro contato que os cidadãos estabelecem com as estratégias de saúde preventiva. Seu foco é evitar a doença ao recomendar a não exposição das pessoas aos fatores de risco. 

Entenda melhor os níveis de prevenção a saúde
Entenda melhor os níveis de prevenção a saúde

Sendo assim, inclui promoção da saúde e proteção específica, como, por exemplo: campanhas de imunização, incentivo à realização de atividades físicas, cuidados com a saúde bucal, desenvolvimento das ações de controle da dengue, realização de pré-natal e puerpério, planejamento familiar, campanhas para alertar sobre o risco do tabagismo, etc. 

Atenção secundária

Nessa etapa da saúde preventiva, o objetivo é fazer o diagnóstico de doenças em estágio inicial, possibilitando a ação imediata para conter o seu avanço ou prevenir sua disseminação e efeitos a longo prazo. 

Com as estratégias da atenção secundária, é possível impedir que a condição identificada evolua para quadros mais graves para o indivíduo ou para a população em geral (nos casos de problemas contagiosos, como a Covid-19).

Veja os benefícios da prevenção
Veja os benefícios da prevenção

A atenção secundária atua no atendimento ambulatorial especializado, em casos que não são de urgência e emergência. Este nível envolve atendimento direcionado para áreas como pediatria, cardiologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, ginecologia e outras especialidades médicas. 

Atenção terciária

No nível terciário de prevenção, busca-se reduzir os sintomas da doença para que as funções do paciente não sejam comprometidas. Sendo assim, acontece quando determinado problema de saúde já foi diagnosticado.

Aqui você pode entender melhor os níveis de prevenção a saúde
Aqui você pode entender melhor os níveis de prevenção a saúde

Como exemplo, podemos citar as formas de prevenir complicações do diabetes (como dietas apropriadas e medicação específica) e a reabilitação de pacientes que passaram por acidente vascular cerebral. A atenção terciária também envolve procedimentos que demandam tecnologia de ponta e custos maiores, como os oncológicos e transplantes. 

Atenção quaternária

A aplicação da etapa quaternária visa prevenir a hipermedicalização do cuidado e evitar intervenções desnecessárias, como cirurgias em alguns casos. São práticas para evitar a necessidade de realizar novas intervenções médicas, sugerindo alternativas menos invasivas para evitar potenciais danos à sua saúde que possam ser mais graves que a doença em si.  

Importância de saber os níveis de prevenção a saúde
Importância de saber os níveis de prevenção a saúde

As estratégias de saúde preventiva são de grande importância não apenas para o cuidado dos pacientes, mas para a sociedade como um todo. Confira a seguir mais detalhes sobre isso. 

Quais os benefícios da saúde preventiva?

A implementação dos cuidados de saúde preventiva está se tornando cada vez mais frequente e necessária nas instituições. Suas ações visam assegurar o bem-estar do paciente, que, ao contar com elas, pode evitar o aparecimento de doenças e diminuir a necessidade do uso de medicamentos e procedimentos invasivos. Além disso, a saúde preventiva também é muito importante para governos e empresas. 

Porque praticar a prevenção a saúde
Porque praticar a prevenção a saúde

De acordo com pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina, o Brasil gasta em média R$ 3,83 por dia com a saúde de cada habitante. Nesse sentido, a prevenção contra doenças se faz necessária para a economia do país, oferecendo benefícios para o governo, refletidos principalmente na saúde pública.

Isso porque quanto maior a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros, menores serão os custos com atendimentos de emergência, tratamento de doenças e superlotação em hospitais. Indiretamente, isso também possibilita melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, que conseguirão dar mais atenção aos casos de maior gravidade. 

Além disso, a adoção de estratégias para estimular a prevenção de enfermidades também pode ser muito vantajosa para as empresas. Ao colocá-las em prática, os gestores conseguem reduzir o número de faltas de funcionários que eventualmente precisam se afastar das suas atividades apresentando atestados médicos.

São benéficas também para o clima organizacional e para a produtividade das equipes ao mostrar que seus administradores se preocupam com seus funcionários. 

Assim, a saúde preventiva é vantajosa em diversas frentes, sobretudo para o bem-estar individual e coletivo da sociedade como um todo.

Oriente sempre sobre os benefícios da prevenção a saúde
Oriente sempre sobre os benefícios da prevenção a saúde

Você certamente orienta práticas de saúde preventiva aos seus pacientes o tempo todo, já que é algo com o qual médicos e demais profissionais da saúde estão tomando mais cuidado nas últimas décadas. 

Você conhece alguma estratégia cotidiana de prevenção de doenças que não foi mencionada ao longo deste artigo? Compartilhe conosco nos comentários abaixo e contribua com um debate mais amplo e diversificado.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares