O que são doenças venosas?

Doenças venosas – são doenças comuns?

A vida moderna tem imposto ao ser humano jornadas de trabalho que exigem a permanência em pé ou sentado durante longos períodos. Isso compromete o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração e, como conseqüência, causa desconforto, peso, cansaço nas pernas e grande possibilidade de surgimento de varizes.

Nos países industrializados, cerca de 30% das mulheres e 10% dos homens procuram ajuda médica devido a doenças venosas.

Válvulas venosas defeituosas

Em pacientes com doenças venosas, as paredes internas das veias das pernas estão deterioradas e as pequenas válvulas são defeituosas ou insuficientes.

Quando uma válvula é insuficiente, o sangue flui ao contrário em direção aos pés, e das veias profundas para as superficiais – o que se chama de refluxo. Quando as válvulas são insuficientes apenas nas veias superficiais, as veias profundas precisam transportar mais sangue em direção ao coração. Para compensar este esforço, as veias se expandem e as válvulas não fecham mais. Quando isto acontece, como é o caso de varizes graves, o sistema de veias profundas também se torna insuficiente.

Quando o sangue não é mais bombeado com eficiência a partir da perna, as veias periféricas não são esvaziadas, mesmo quando andamos. Elas continuam cheias com sangue e a pressão na veia não diminui. Este quadro é conhecido como insuficiência venosa crônica (IVC), e pode resultar em edema (inchaço), alteração da pele e, em alguns casos, em úlceras.

Origem das doenças venosas…

As causas das doenças venosas crônicas ainda não são claramente identificadas. No entanto, sabemos que os fatores hereditários desempenham um papel importante: Se os dois pais tiverem a doença, há 90% de chance de se desenvolver um problema venoso.

Além da hereditariedade, também há outros fatores a se considerar:

  • idade
  • gênero
  • peso em excesso
  • gravidez
  • tratamentos hormonais
  • profissões que exigem longos períodos em pé ou sentado.

A mais importante situação que leva à insuficiência venosa é a trombose, já que as válvulas são destruídas quando o coágulo sai do vaso.

Varizes – um caso comum de doença venosa

As varizes são um exemplo muito comum de doença venosa nas pernas.

A veia fica inchada e retorcida. As pequenas válvulas anti-refluxo estão com defeito e a estase venosa cria o inchaço da pele.

Se não forem tratadas, as varizes podem levar ao agravamento da doença.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares