Osteoporose – O mal que enfraquece os ossos.
Considerada uma condição comum entre as mulheres com mais de 45 anos, a osteoporose atinge os osso, deixando-os fracos e porosos.
Para entender mais sobre essa doença, desenvolvemos esse conteúdo informativo para tirar dúvidas sobre causas, sintomas e opções de tratamento para a osteoporose. Leia a matéria até o final e saiba mais.
Acesse também: Como aumentar a produção de vitamina D no corpo?
O que é osteoporose?
A osteroporose é causada pela deficiência de cálcio, que atinge a maior parte da população acima dos 45 anos, sendo mais comum em mulheres.
A condição enfraquece os ossos, provocando dores, deformações na coluna, diminuição da estatura, perda de massa óssea e é uma das principais causas de fraturas.
Quais são os fatores de risco?
Dentre os principais fatores de risco, podemos destacar:
- Predisposição genética;
- Envelhecimento;
- Alimentação pobre em cálcio e vitamina D;
- Uso de medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
- Sedentarismo;
- Outras doenças como a menopausa e diabetes;
- Disfunções na tireoide;
- Abuso de álcool e tabagismo.
Quais são os sintomas?
A osteoporose é uma doença que age silenciosamente, pois não apresenta sintomas na sua fase inicial.
Por isso, o problema normalmente é detectado em estágios avançados, quando ocorre a deformação de ossos que provoca dor crônica ou quando aparece uma fratura.
Como diagnosticar a osteoporose?
O diagnóstico da doença é feito com o acompanhamento médico, a partir dos resultados da densitometria óssea por raios X.
Este é um exame não invasivo que possibilita medir a densidade mineral do osso na coluna lombar e fêmur para compará-la com valores de referência pré-estabelecidos.
Os resultados são classificados em três faixas de densidade decrescente: normal, osteopenia e osteoporose.
Como é feito o tratamento?
Inicialmente, a primeira tentativa dos profissionais para conter a perda de massa óssea é feita com o ajuste da alimentação para que haja ingestão adequada de cálcio e vitamina D.
Se a absorção desse nutriente a partir dos alimentos não for o suficiente, médicos recomendam o uso de suplementos vitamínicos e minerais.
Neste caso, o mais recomendado para o tratamento da osteoporose é o consumo diário de cálcio e vitamina D3.
Conheça o suplemento Calcitran D3
CALCITRAN D3 é um avançado suplemento vitamínico composto por dois nutrientes fundamentais para o tratamento da osteoporose: o cálcio e a vitamina D3.
Os dois elementos desempenham um papel importante no desenvolvimento e na manutenção dos ossos e tecidos calcificados. Com isto, CALCITRAN D3 combate a deficiência de cálcio prevenindo o desenvolvimento da osteoporose.