Outubro rosa é o movimento que informa mulheres sobre o câncer de mama.
|

Outubro Rosa – O que é e qual o objetivo da campanha?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

A campanha é celebrada anualmente, e visa compartilhar informações que proporcionam maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, o que contribui para a redução da mortalidade.

Por isso, desenvolvemos esse artigo para trazer mais informações sobre o Outubro Rosa além de outras informações necessárias. Leia até o final e saiba mais.

Acesse também: Autoexame de Mama – O que é, como fazer e mais dicas.

Qual a história do Outubro Rosa?

O evento foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure no início dos anos de 1990 com a Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O laço rosa, o símbolo mundialmente conhecido da campanha, era distribuído aos participantes no fim da corrida.

Então, em 1997, algumas cidades dos Estados Unidos, passaram a comemorar e realizar ações voltadas a prevenção do câncer de mama de forma efetiva, com o intuito de promover e compartilhar informações sobre a conscientização para o controle do câncer de mama.

Outubro rosa foi criado para conscientizar mulheres sobre os problemas e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Somente o profissional da saúde pode realizar o diagnóstico exato da presença do câncer de mama e de colo de útero.

No Brasil a primeira iniciativa em relação ao movimento ocorreu na cidade de São Paulo, em outubro de 2002. O monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), foi iluminado de cor de rosa em comemoração aos 70 Anos do Encerramento da Revolução.

A partir de então, iniciativas como essas se tornaram frequentes por todo o mundo e diversas entidades relacionadas ao tratamento do câncer passaram a iluminar prédios e monumentos transmitindo a mensagem de que a prevenção é necessária.

Além disso, atualmente houve a inclusão do câncer de colo do útero na campanha, também com o intuito de divulgar informações sobre a prevenção da doença.

O que é câncer de mama?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo entre as mulheres e ocorre quando há o desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

A doença se caracteriza pela mudança na textura da pele e pela presença de caroço (dolorido ou não) no seio, que também podem aparecer embaixo do braço. Entretanto, vale salientar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso a consulta com um profissional de saúde é necessária.

Um dos tratamentos para o câncer de mama em mulheres é a remoção parcial ou total da mama.
O diagnóstico tardio dos tumores podem resultar na necessidade de tratamentos invasivos.

Além disso, o tratamento da doença depende da fase e evolução do câncer, podendo envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia de remoção parcial ou total da mama.

O que é câncer de colo de útero?

O câncer do colo do útero, é causado pela infecção persistente do Papiloma vírus Humano –  HPV. Na maioria dos casos, a infecção por este vírus é frequente e não causa a doença. Entretanto, existe a possibilidade de ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer.



Quem tem mais probabilidade de desenvolver o câncer de mama?

As probabilidades aumentam quando existem quadros da doença na família, principalmente quando for a mãe, irmã ou filha. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve tomar cuidados especiais, realizando exames clínicos das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

Acesse também: Saiba quais são os exames que toda mulher deve incluir na rotina.

Outubro rosa e a prevenção do câncer de mama

Como falamos no inicio da matéria, o intuito do Outubro Rosa é informar sobre a doença, para que mulheres busquem ajuda médica para realizar o controle da doença no estágio inicial e de forma adequada.

O controle do câncer de mama é prioridade da agenda de saúde no Brasil.

Sendo assim, profissionais da saúde orientam que toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar uma unidade especializada para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, entre os 50 e 69 anos, toda mulher deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

O outubro rosa busca informas as mulheres sobre os meios de prevenção do câncer de mama.
Manter os cuidados com a saúde e corpo são formas de prevenir o câncer de mama e outras doenças.

Outros fatores ajudam a combater a doença é manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas e não fumar e consumir bebidas alcoólicas.

Como os exames são realizados?

Os exames clínicos das mamas são realizados por médico ou enfermeiros devidamente treinados. Nestes exames poderão ser identificadas alterações nas mesmas, onde em alguns casos poderá ser indicado um exame mais especifico, como a mamografia.

Exames clínicos permitem realizar o tratamento precoce do câncer mama, o que permite maiores chances de sucesso.
O acompanhamento médico permite que a mulher viva bem e cuide do seu corpo da melhor forma.

A mamografia (também conhecida como mastografia), é um exame simples, onde é feito o estudo do tecido mamário a partir do rastreio por imagem. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.

Para o câncer de colo de útero, o diagnóstico é feito com Papanicolau. Esse exame permite a visualização do colo do útero e da vagina, fazendo a análise das lesões pré-cancerosas e cancerosas e biópsia do tecido do colo do útero.



Sendo assim, o Outubro Rosa tem por finalidade incentivar a promoção de eventos, debates, apresentações, assim como a produção e divulgação de materiais informativos, para que todos conheçam os fatores de proteção e de detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero.

Portanto, realizar um acompanhamento médico constante e realizar exames de rotina periodicamente, são fatores importante para o controle da doença. Não deixe de buscar ajuda médica sempre que houver dúvidas ou qualquer suspeita.

Para mais informações e outros conteúdos sobre o assunto, acesse o site do Ministério da Saúde. Esperamos que o conteúdo desta matéria tenha ajudado esclarecer algumas dúvidas sobre a importância do Outubro Rosa para a saúde e bem-estar das mulheres.

Para adquirir as melhores opções para a manter sua saúde em dia, aproveite as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Acesse e confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares