quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Para que serve a vitamina E? 10 funções importantes dessa vitamina

Considerada uma vitamina lipossolúvel, a vitamina E tem como função principal combater os radicais livres que prejudicam as células, graças a sua ação antioxidante. Isso faz com que ele também seja benéfico para o coração, diminuindo as chances de doenças cardíacas e pressão arterial alta principalmente na gestação.

A vitamina ainda se mostra eficiente no combate a câncer de próstata, doença de Alzheimer, degeneração da mácula e esclerose lateral amiotrófica. Devido a sua ação anti-inflamatória, ainda age melhorando o sistema imune, cabelos e a pele.

A seguir, listamos 10 funções importantes do nutriente que explicam melhor por que você deve consumir a vitamina todos os dias!

10 funções importantes da vitamina E

1- Ajuda a melhorar o sistema imune

A vitamina ajuda a melhorar o sistema imunológico principalmente de idosos por ser antioxidante. Afinal, uma das causas da baixa no sistema imune são os radicais livres, que prejudicam a resposta normal do organismo a agentes patogênicos como bactérias e vírus.

a vitamina ajuda no fortalecimento do sistema imune e protege o organismo de vírus e bactérias causadores de gripes e resfriados
a vitamina ajuda no fortalecimento do sistema imune e protege o organismo de vírus e bactérias causadores de gripes e resfriados

Alguns especialistas ainda acreditam que a vitamina E pode aumentar a resistência a infecções pelo vírus influenza, auxiliando na prevenção da gripe.

Leia também 10 formas de se prevenir de gripes e resfriados

2- Previne doenças neurológicas

Quando o nutriente está em níveis abaixo do que o necessário, o sistema nervoso central acaba sofrendo algumas alterações que podem acabar desencadeando doenças como Síndrome de Down, Alzheimer e Parkinson.

Em quadros de Alzheimer, por exemplo, a vitamina age nos processos neurodegenerativos, responsáveis pelo esquecimento característico da doença. Isso quer dizer que a vitamina não somente pode prevenir como ajudar no tratamento do problema em estágios iniciais.

3- Beneficia pele e cabelo

O nutriente atua evitando o envelhecimento precoce e surgimento de rugas, além de melhorar a cicatrização. Tudo isso é resultado da sua ação antioxidante, que também promove a integridade da pele e aumenta a firmeza das paredes celulares.

a vitamina atua deixando o cabelo e pele mais saudáveis e fortes
a vitamina atua deixando o cabelo e pele mais saudáveis e fortes

Junto a isso, o nutriente ainda age na saúde capilar, cuidando da fibra capilar e promovendo uma melhora na circulação sanguínea do couro cabeludo, o que resulta em cabelos mais saudáveis e com mais brilhos.

4- Melhora a força muscular e resistência

A vitamina é indicada principalmente para quem pratica atividades físicas, levando em conta que atua diretamente para evitar os danos do tecido oxidativo induzido pelos exercícios. Ela é ainda benéfica para acelerar a recuperação após os treinos, aumentando a resistência e força durante os exercícios.

5- Previne doenças cardiovasculares

Consumir a vitamina diariamente nas doses adequadas diminui a mortalidade causada por doenças cardiovasculares graças a sua ação antioxidante que diminui o estresse oxidativo e inflamação no organismo.

a vitamina ainda previne doenças cardiovasculares
a vitamina ainda previne doenças cardiovasculares

Além disso, ela ainda controla os níveis de colesterol no sangue, sendo benéfico também para a prevenção de tromboses.

6- Combate à infertilidade

O nutriente ainda se faz essencial para homens em idade fértil, e o consumo diário da vitamina melhora a qualidade dos espermatozoides, aumentando consideravelmente a fertilidade. No entanto, esse mesmo efeito benéfico na fertilidade não foi observado nas mulheres ou em seus ovários.

7- Previne o câncer de próstata

Os níveis adequados da vitamina no organismo previne o crescimento de tumores dependentes da testosterona, como o causador do câncer de próstata, por exemplo.

Isso quer dizer que consumir o nutriente diariamente poderia ajudar a prevenir e tratar a doença, em conjunto com as recomendações de um especialista.

8- Age no tratamento do fígado gordo

A suplementação com o nutriente ajuda a diminuir os níveis de enzimas hepáticas no sangue, graças a sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Como resultado, o paciente se beneficia com a diminuição do acúmulo de gordura no fígado e a fibrose.

9- Trata e previne a doença de Alzheimer

Por ser um potente antioxidante natural, a vitamina reduz as chances do desenvolvimento do Alzheimer, doença causada principalmente pela ação dos radicais livres no organismo. Com isso, o consumo diário dessa vitamina se faz necessária principalmente em pacientes que apresentam quadros leves da doença, ou com histórico familiar.

10- Auxilia na prevenção da esclerose lateral amiotrófica

Caracterizada por enfraquecer os músculos e afetar as funções físicas, a esclerose lateral amiotrófica pode ser prevenida com a suplementação da vitamina. Ela também pode agir retardando a sua progressão quando consumida em níveis adequadas.

Quais são as fontes de vitamina E?

Amêndoas

As amêndoas são oleaginosas ricas em vitamina E, ajudando na prevenção de problemas cardiovasculares e no controle das taxas do colesterol ruim, LDL. Em uma porção média de 100g de amêndoas é possível encontrar até 24 mg do nutriente.

as amêndoas são excelentes fontes do nutriente
as amêndoas são excelentes fontes do nutriente

Amendoim

Além de ser rico em vitamina E, o amendoim ainda é rico em outras vitaminas como a biotina, sais minerais e lipídios. Você consegue encontrar aproximadamente 8 mg da vitamina em 100g de amendoim.

Avelã

A vitamina E encontrada nas avelãs neutralizam as células nocivas, e atua no bom funcionamento dos músculos do coração. Uma porção de 100g de avelãs secas fornecem aproximadamente 20 mg do nutriente para o organismo.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é importante para a saúde geral do organismo graças a sua ação antioxidante anti-inflamatória, que age no controle dos níveis de colesterol e no sistema cardiovascular.

Uma porção média de 100g de azeite de oliva equivale a APROXIMADAMENTE 12 mg de vitamina E.

Castanha-do-Pará

Outra oleaginosa rica em vitamina E, a castanha-do-Pará ainda é rica em selênio e ômega-9, auxiliando na memória e raciocínio rápido, além de proteger os neurônios. Em 100g de castanha-do-Pará é possível encontrar 7,5 mg da vitamina.

Pistache

O pistache é rico em fibras e ácidos graxos essenciais para a regulação intestinal e redução do colesterol. Ainda conta com minerais como o fósforo, magnésio, potássio e cobre, além das vitaminas do complexo B e vitamina E. Com isso, o pistache oferece características pré bióticas e ajuda na prevenção de problemas de pressão.

100g de pistache pode ter até 5mg do nutriente
100g de pistache pode ter até 5mg do nutriente

Uma porção média de 100g de pistache oferece cerca de 5 mg da vitamina.

Agora que você viu pra que serve a vitamina E e quais suas funções importantes em nosso organismo, não deixe de ingerir o nutriente por meio de alimentos ou suplementação, de acordo com a recomendação de um especialista.

Vitaminas na Farmadelivery

Sabia que na Farmadelivery você encontra um leque completo de vitaminas e minerais com ótimos preços? Aproveita e confira nossas ofertas de vitaminas e minerais!

- Advertisment -

Most Popular

O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar

O colesterol é conhecido especialmente por causar um acúmulo de gordura nas artérias e contribuir para que os pacientes sofram problemas sérios...

BCAA Black Skull: Para que serve, como tomar e onde achar

Muitas pessoas que buscam pelo BCAA Black Skull para, principalmente, alcançar o ganho de massa muscular. O problema, entretanto, é a grande...

Creatina Black Skull: Para que serve, como usar e qual o preço

A creatina Black Skull vem sendo muito procurada nos últimos tempos, bem como diversos outros suplementos. O motivo para isso é a...

Whey Black Skull: O que é, como funciona e onde comprar

Na hora de buscar por suplementos alimentares, o Whey Black Skull é o primeiro que vem à cabeça. Como arca respeitada que...