quinta-feira, fevereiro 25, 2021

10 formas de se prevenir de gripes e resfriados

Conforme o outono e inverno se aproximam as doenças do trato respiratório começam a ficar mais frequentes, já que durante essa  época do ano a tendência é que os ambientes fiquem mais fechados devido às baixas temperaturas. E apesar de parecerem inofensivas, algumas dessas doenças podem evoluir para quadros mais graves que podem até mesmo ser letais. Dessa forma, você deve estar sempre atento para as formas de se prevenir de gripes e resfriados.

Com sintomas comuns de tosse, espirros, dores na garganta, dor muscular e até febre, a gripe e resfriado podem ser facilmente prevenidos com as mudanças de alguns hábitos alimentares e de higiene. Apesar dos sintomas não serem graves na maior parte dos quadros, algumas gripes podem ser bastante perigosas quando não tratadas de forma adequada.

Leia também Qual é a gripe mais perigosa?

Para lhe auxiliar na prevenção das duas doenças, separamos uma lista com 10 dicas de hábitos que auxiliam a evitá-las. Veja logo abaixo!

10 maneiras de se prevenir de gripes e resfriados

1- Aumente a ingestão de líquidos

Beber pelo menos 2l de água por dia além de auxiliar a prevenir doenças infecciosas como gripes e resfriados, também ajuda na manutenção do organismo como um todo.

manter as mucosas da boca, olhos e nariz hidratado cria uma barreira contra vírus e bactérias
manter as mucosas da boca, olhos e nariz hidratado cria uma barreira contra vírus e bactérias

Esse hábito é benéfico pois, ao estarem totalmente hidratadas, as mucosas da boca, nariz e olhos atuam como uma espécie de barreira que evita com que vírus e bactérias entrem em nosso organismo e ataque o nosso sistema imunológico. 

2- Limpe o nariz diariamente

Limpar o nariz diariamente ajuda a prevenir que vírus e bactérias entre no organismo pelo nariz, além de contribuir para menos chances de obstruções e acúmulos de poeiras na mucosa, o que acaba dificultando os cílios nasais de protegerem o organismo de forma eficiente. Para isso, o ideal é usar soluções salinas 0,9% que estão disponíveis em jato contínuo e spray.

Durante os dias comuns, a limpeza deve ser feita de manhã e antes de se deitar, e pode reduzir até 40% da incidência de gripes e resfriados. Já em quadros de gripes, a limpeza pode ser feita até 3 vezes ao dia.

3- Hidrate as narinas

Um dos motivos que faz com que as gripes e resfriados seja mais frequente no inverno é o ar seco, que acaba interferindo no mecanismo de defesa do nariz. Afinal, a mucosa nasal é responsável por remover as impurezas que inalamos por meio de cílios microscópicos, que ao serem ressecados com o ar, acabam ficando menos eficientes. E muitas vezes, apenas aumentar a ingestão de líquidos não é o suficiente.

Para solucionar o problema, use géis hidratantes apropriados para as narinas nos dias mais secos.

4- Lave as mãos com mais frequência

O vírus influenza, agente causador da gripe, pode viver em uma superfície por até 8 horas, o que torna a doença ainda altamente transmissível principalmente em ambientes públicos. O mesmo acontece o vírus do resfriados, conhecido como rhinovírus.

Dessa forma, é essencial manter a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70º, e evitar colocar as mãos na boca, olhos e nariz quando estiver fora de casa.

5- Invista em alimentos ricos em nutrientes

Alimentos ricos em vitamina C e vitamina D, além de minerais como ferro, zinco e potássio, devem ser consumidos diariamente durante as refeições. Isso porque esses nutrientes são essenciais para aumentar a imunidade e radicais livres, agindo também como preventivos das gripes e resfriados.

alimentos ricos em vitamina C previnem e tratam gripes e resfriados
alimentos ricos em vitamina C previnem e tratam gripes e resfriados

Leia também O que melhora a imunidade?

6- Tome a vacina da gripe

A vacina contra a gripe é uma das formas mais eficazes de prevenção da doença podendo proteger em até 90% e tem duração de 1 ano. Isso porque o vírus influenza está em constante mutação, fazendo com que seja necessário uma nova vacina a cada 12 meses para conseguir combater as mudanças desenvolvidas pelos vírus.

Caso você faça parte do grupo de risco (idosos, gestantes, crianças menores de 5 anos, professores, profissionais da saúde etc), é fundamental que você compareça em todas as campanhas de vacinação.

7- Evite alimentos industrializados

Alimentos ricos em açúcares e gorduras trans são capazes de fragilizar a imunidade e deixar o organismo mais vulnerável para vírus e bactérias. Em conjunto, aumentam as chances do desenvolvimento de infecções e inflamações.

Evite consumir regularmente alimentos como:

  • refrigerantes;
  • sorvetes;
  • fast-foods;
  • biscoitos recheados;
  • sucos artificiais;
  • doces em geral.

8- Tome mais sol

O sol é a fonte mais rica em vitamina D existente da natureza, um nutriente essencial na hora de aumentar a imunidade. No entanto, esteja atento ao horário de exposição solar, que deve ser sempre antes das 10h da manhã e depois das 4h da tarde, sempre sem o uso de protetores solares. Afinal, esse tipo de produto diminui em até 95% a absorção de vitamina D pelo organismo, e só devem ser usados depois de no máximo 20 minutos de exposição ao sol.

o sol é uma fonte rica em vitamina D, e se expor aos raios solares diariamente ajuda na prevenção contra gripes e resfriados
o sol é uma fonte rica em vitamina D, e se expor aos raios solares diariamente ajuda na prevenção contra gripes e resfriados

Ficar uma média de 15 minutos no sol todos os dias é o suficiente para suprir as necessidades do organismo de vitamina D, não sendo necessário ficar sentado embaixo  do sol. A prática de atividades físicas e caminhadas já é o suficiente para conseguir a quantidade ideal de vitamina.

9- Deixe o ambiente mais ventilado

Ambientes fechados em que não há renovação de ar fresco e limpo tendem a proliferar mais vírus e bactérias, aumentando as chances de contágio de gripes e resfriados. É importante manter as janelas dos ambientes abertas durante todo o dia sempre que possível, e preferencialmente fechá-las somente quando escurecer, principalmente em dias mais frios.

10- Certifique-se de que o ar esteja sempre úmido

Evitar a baixa umidade do ar é outra forma de se prevenir de gripes e resfriados, já que o ar seco irrita as narinas e garganta. Para isso, você pode usar um umidificador de ambiente em dias muitos secos para manter a umidade do ar elevada e ainda para o tratamento de gripes e resfriados.

Para isso, basta colocar algumas gotas de óleos essenciais de ervas como eucalipto e hortelã.

Viu como se prevenir de gripes e resfriados é fácil? Usando nossas dicas você conseguirá evitar de uma maneira mais eficaz não somente essas doenças, mas a infecção por outros tipos de vírus e bactérias. Você ainda pode usar suplementos e polivitamínicos para fortalecer o sistema imune.

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